Bahia

SAC Digital ultrapassa marca de 4 milhões de usuários

De acordo com o diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, no início de 2020 a plataforma tinha apenas 250 mil usuários cadastrados.

29/10/2021 10h11, Por Laiane Cruz

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

Mais de quatro milhões de cidadãos baianos já estão cadastrados no SAC Digital, a plataforma de serviços públicos eletrônicos do governo do Estado. Só este ano, cerca de 1,5 milhão de usuários passaram a utilizar a ferramenta para ter acesso facilitado à emissão de documentos e outros serviços, além de agendar atendimentos na Rede SAC. Os números confirmam o avanço da política de transformação digital que este ano rendeu à Bahia segundo lugar no ranking do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais, voltado para a avaliação de governos estaduais e distrital.

De acordo com o diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, no início de 2020 a plataforma tinha apenas 250 mil usuários cadastrados. O crescimento exponencial foi motivado pela pandemia que ajudou a impulsionar a estratégia deflagrada pelo Estado em 2018, com o lançamento do SAC Digital. “Com uma base grande de cidadãos e um processo de digitização em franca expansão, a tendência é haver um aumento progressivo no número de serviços prestados na plataforma”, acredita Takenami.

Entre as novidades que deverão ser oferecidas no futuro aos cidadãos – e atualmente encontram-se em fase de planejamento pela equipe do SAC Digital, em parceria com os órgão estaduais – há, por exemplo, o agendamento para Doação de Sangue no Hemoba e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em paralelo, estão previstas também melhorias nos serviços de emissão da 2ª e demais vias da carteira de identidade, com o objetivo de reduzir ao máximo a necessidade de deslocamento dos cidadãos até os postos da Rede SAC.

No total, desde o seu lançamento, o SAC Digital já viabilizou mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, são ofertados ao cidadão 598 serviços públicos, sendo que 51 eles estão disponíveis de forma inteiramente remota. No topo da lista de serviços mais procurados pelo público, estão a emissão de documentos como o CRLV- e, a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, e o RG Expresso, além da 2a via e da versão definitiva da CNH. Para completar, a plataforma possibilita uma série de facilidades aos cidadãos, como o agendamento on-line para veículos de passeio nas travessias do ferry-boat. Com a expectativa de receber grande procura no final de ano, o serviço tem a vantagem de não demandar pagamento antecipado nem cobrança de taxa de serviço: o motorista só paga pelo ticket ao se apresentar no guichê, momentos antes da viagem.

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade