Bahia
De acordo com o diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, no início de 2020 a plataforma tinha apenas 250 mil usuários cadastrados.
29/10/2021 10h11, Por Laiane Cruz
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
Mais de quatro milhões de cidadãos baianos já estão cadastrados no SAC Digital, a plataforma de serviços públicos eletrônicos do governo do Estado. Só este ano, cerca de 1,5 milhão de usuários passaram a utilizar a ferramenta para ter acesso facilitado à emissão de documentos e outros serviços, além de agendar atendimentos na Rede SAC. Os números confirmam o avanço da política de transformação digital que este ano rendeu à Bahia segundo lugar no ranking do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais, voltado para a avaliação de governos estaduais e distrital.
De acordo com o diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, no início de 2020 a plataforma tinha apenas 250 mil usuários cadastrados. O crescimento exponencial foi motivado pela pandemia que ajudou a impulsionar a estratégia deflagrada pelo Estado em 2018, com o lançamento do SAC Digital. “Com uma base grande de cidadãos e um processo de digitização em franca expansão, a tendência é haver um aumento progressivo no número de serviços prestados na plataforma”, acredita Takenami.
Entre as novidades que deverão ser oferecidas no futuro aos cidadãos – e atualmente encontram-se em fase de planejamento pela equipe do SAC Digital, em parceria com os órgão estaduais – há, por exemplo, o agendamento para Doação de Sangue no Hemoba e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em paralelo, estão previstas também melhorias nos serviços de emissão da 2ª e demais vias da carteira de identidade, com o objetivo de reduzir ao máximo a necessidade de deslocamento dos cidadãos até os postos da Rede SAC.
No total, desde o seu lançamento, o SAC Digital já viabilizou mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, são ofertados ao cidadão 598 serviços públicos, sendo que 51 eles estão disponíveis de forma inteiramente remota. No topo da lista de serviços mais procurados pelo público, estão a emissão de documentos como o CRLV- e, a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, e o RG Expresso, além da 2a via e da versão definitiva da CNH. Para completar, a plataforma possibilita uma série de facilidades aos cidadãos, como o agendamento on-line para veículos de passeio nas travessias do ferry-boat. Com a expectativa de receber grande procura no final de ano, o serviço tem a vantagem de não demandar pagamento antecipado nem cobrança de taxa de serviço: o motorista só paga pelo ticket ao se apresentar no guichê, momentos antes da viagem.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais Notícias
Bahia
Carreta cegonha tomba e pega fogo na BR-116 em Jequié
A PRF foi acionada para organizar o trânsito na rodovia, que ficou totalmente interditada para remoção dos carros.
14/08/2022 às 18h07Saúde
Mais 1.066 casos de covid-19 e 7 óbitos são registrados na Bahia
O boletim epidemiológico deste sábado (13) contabiliza ainda 1.979.285 casos descartados e 359.406 em investigação.
13/08/2022 às 18h57Bahia
Bahia mantém posição de terceiro maior produtor mineral do país
O setor mineral baiano encerrou o ano com 13.781 empregos.
13/08/2022 às 09h03Bahia
Filarmônicas da Bahia querem mais apoio a projetos sociais
Candidato à reeleição no parlamento baiano, Rosemberg Pinto é um entusiasta dessas autênticas representações culturais.
13/08/2022 às 08h57Economia
Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil
Texto foi publicado hoje no Diário Oficial da União.
12/08/2022 às 15h37Bahia
Osid e outras oito entidades filantrópicas assinam manifesto por revisão da tabela SUS
O objetivo da iniciativa, segundo as entidades, é sensibilizar os/as presidenciáveis para a demanda.
12/08/2022 às 14h20PUBLICIDADE
PUBLICIDADE