Política

Rui Costa diz que Bahia era governada com autoritarismo e instituições eram usadas para coagir prefeitos

Na avaliação dele, o governador Jaques Wagner deu início uma nova forma de governar o estado, por meio de um modelo mais democrático.

24/03/2022 às 14h49, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O governador Rui Costa declarou, na manhã desta quinta-feira (24), na cidade de Tanquinho, onde anunciou diversas obras de infraestrutura para o município, que em governos anteriores ao do Partido dos Trabalhadores (PT) a Bahia era governada com autoritarismo, e que instituições eram utilizadas pelo governo para coagir e intimidar prefeitos.

Na avaliação dele, o governador Jaques Wagner deu início uma nova forma de governar o estado, por meio de um modelo mais democrático.

“Nós introduzimos um jeito diferente de governar, que não começou comigo, começou com o ex-governador e atual senador Jaques Wagner. O Wagner substituiu, iniciou um novo jeito, um novo modelo de governar. Antes se governava esse estado de forma vertical, de forma autoritária, onde alguns da oligarquia se consideravam donos deste estado, e intimidavam, ameaçavam os prefeitos e prefeitas. Ouço relatos do passado do uso inclusive de instituições que deveriam agir de forma imparcial, mas no passado da Bahia agiam por ordem e por mando de quem se achava dono, utilizando-se, segundo os relatos, a Justiça para intimidar prefeitos, coagir”, declarou Rui Costa.

Ainda nas palavras do governador, antes da urna eletrônica, as eleições na Bahia eram fraudadas para garantir a permanência do poder vigente.

“Todos se lembram e relatam que antes da urna eletrônica, como muitas vezes a vontade do povo não era respeitada, pela manipulação daquelas cédulas e da, eventual, vontade dos juízes eleitorais locais, que  interviam. Ou até mesmo a perseguição que alguns sofriam. Isso tudo ficou no passado da Bahia, e eu agradeço, porque nós substituímos isso por um outro jeito de governar, o jeito de cativar, cooperar, de mãos dadas aos municípios, e nós, em nosso governo consolidamos esse jeito”, afirmou Rui.

O governador ainda sugeriu que em modelos anteriores ao do PT, as unidades de saúde eram utilizadas como cabides de empregos e controladas com mão de ferro.

“Em que época da Bahia um governador construiria 26 policlínicas, e entregaria? Cada uma custando 24 milhões de reais, com recursos do governo do estado, e entregaria para a gestão dos consórcios? No passado, uma ferramenta dessas era controlada com mão de ferro, onde o governador provavelmente controlaria, porque quantos empregos têm ali na policlínica? Que isso seria uma ferramenta política, de captação política, os empregos da policlínica. Quantos atendimentos fazem a policlínica? Quantas vezes nessa Bahia já se persuadiu, constrangeu o povo, dizendo, ou vota comigo ou não tem atendimento médico? Então, esse jeito foi substituído por um jeito novo, onde o governo entende que a melhor forma de governar não é constranger, não é coagir, não é chantagear pessoas negando os serviços de saúde”, discursou.

Ainda conforme o governador, a melhor forma de governar é descentralizando a gestão e apostando nas pessoas.

“Por isso você coloca consórcio de infraestrutura, que o nosso prefeito de Santo Estêvão, Rogério, é o presidente, com máquinas e equipamentos. Só esse ano nós compramos mais de 150 milhões em máquinas grandes, usinas e asfalto, e colocamos nas mãos dos prefeitos. Em que momento isso seria feito no passado na Bahia? Eu tenho certeza que a esmagadora maioria dos prefeitos e prefeitas não querem voltar ao passado desta relação autoritária vigente de quem nasceu para ser dono da Bahia”, argumentou Rui Costa.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

Política

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

De acordo com o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, a indicação de Ana...

27/04/2024 às 11h20

Leo Prates minimiza ausência de ACM Neto em evento do PDT e confia na manutenção de aliança com União Brasil

Política

Leo Prates minimiza ausência de ACM Neto em evento do PDT e confia na manutenção de aliança com União Brasil

Cotado como candidato à prefeitura de Salvador em 2028, o deputado federal também está otimista na manutenção da aliança com...

27/04/2024 às 11h14

Projeto Música no Casarão

Feira de Santana

Música no Casarão: Projeto resgata partituras históricas da Filarmônica 25 de Março

O Música no Casarão terá três edições e a primeira noite de apresentações já está marcada para o próximo dia...

27/04/2024 às 11h10

Equipe da FIR

Feira de Santana

Com stands, oficinas e experiências tecnológicas, Feira de Inovação e Robótica é realizada em Feira de Santana

O evento, que reuniu estudantes, profissionais e entusiastas da tecnologia, aconteceu no Centro Universitário Nobre de Feira de Santana (Unifan)....

27/04/2024 às 11h01

Trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues é interditado para passagem de cabos de energia

Bahia

Trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues é interditado para passagem de cabos de energia

Estima-se que cerca de 60 mil veículos transitam diariamente por esse trecho da BR-324.

27/04/2024 às 09h09

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

image

Rádio acorda cidade