Rio é sede da Olimpíada e Lula chora
Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para sediar uma Olimpíada.
02/10/2009 às 14h24, Por Dilton e Feito
Foto:BBC
Da BBC Brasil
A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para de sediar uma Olimpíada.
A decisão foi anunciada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, após a votação dos delegados do organismo em Copenhague, Dinamarca, nesta sexta-feira. O Rio era considerado uma das cidades favoritas para ser a sede dos Jogos.
Surpreendentemente, Chicago, que também era uma das favoritas, foi eliminada na primeira rodada de votações. Uma comissão formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, o governador do Rio, Sergio Cabral, o prefeito, Eduardo Paes, atletas, e outras personalidades brasileiras, foi a Copenhague para fazer lobby pela candidatura.
Segundo uma fonte do governo ouvida pela BBC Brasil, Lula e as outras autoridades presentes comemoraram bastante a eliminação de Chicago e Tóquio.
Apresentação
Durante a apresentação da candidatura do Rio nesta sexta-feira, o presidente Lula afirmou que o Rio une continentes e tem paixão por Olimpíadas. "Essa candidatura não é só nossa. É também da América do Sul. Está na hora de a pira olímpica ser acesa num país tropical", afirmou Lula, que encerrou seu discurso ressaltando a "paixão do povo brasileiro" pelos esportes.
Foi este também o tema do filme do cineasta Fernando Meirelles apresentado em seguida, com muitas imagens de cariocas recebendo delegações estrangeiras vestindo roupas em cinco cores diferentes pelas ruas da cidade. A imagem final, das delegações formando os cinco anéis olímpicos na praia de Copacabana, cercadas por milhares de cariocas, foi muito elogiada pelos jornalistas que assistiam à apresentação em Copenhague.
Surpresa
Antes do anúncio da cidade vencedora na disputa, os delegados do COI surpreenderam ao eliminar Chicago já na primeira fase da votação. A cidade americana foi a que recebeu menos votos para ser a sede dos Jogos de 2016, seguida pela capital do Japão, Tóquio, que ficou na terceira colocação.
Chicago era considerada, junto com o Rio, uma das favoritas para receber a Olimpíada, principalmente após o anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iria a Copenhague para participar pessoalmente da última fase da campanha. De acordo com o repórter da BBC Adam Brookes, que está em Chicago, a eliminação da cidade americana poderá ser vista como uma derrota para o próprio presidente Obama e seu poder de persuasão.
Obama, que antes de ser presidente morava em Chicago e era senador por Illinois, se envolveu, junto com a primeira-dama Michelle, de modo muito pessoal na campanha. Para Brookes, oposicionistas americanos podem usar a derrota olímpica para argumentar que o prestígio do presidente está diminuindo e levantar questões sobre a qualidade dos conselheiros políticos de Obama.
Lula chora de emoção
foto : Tv Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou muito durante a coletiva dos representantes do comitê da Rio2016, em Copenhague, na Dinamarca, após a vitória brasileira. Com os olhos vermelhos, o presidente ouviu o discurso de Carlos Arthur Nuzman sempre com um lenço na mão para secar as lágrimas.
– Eu chorei agora porque não tive coragem de chorar na hora da apresentação – afirmou o presidente. – Como presidente, pensava que não tinha mais motivos para me emocionar e de repente era o mais emocionado e chorão de todos. Do fundo do meu coração, hoje é o dia mais emocionante da minha vida. Senti mais orgulho de ser brasileiro do que já sentia.
Um pouco antes da coletiva, o presidente disse que a conquista quebrava a última barreira de preconceito contra o Brasil e que se, para muitos era difícil imaginar um país de terceiro mundo realizando os Jogos, porque tem favela, o Rio vai mudar essa imagem.
– A alma generosa do brasileiro vai fazer a mais extraordinária Olimpíada que o mundo já viu – disse o presidente, ao vivo, em Copenhague.
Lula atribuiu a vitória ao trabalho intenso dos governos durante dois anos.
– Quem estava aqui para votar viu que estávamos presentes com a alma e com o coração. Chicago e Tóquio vieram para cumprir tabela. Nós realmente queríamos sediar uma Olimpíada.
O presidente do Brasil disse que em 2016 irá assistir aos Jogos como cidadão brasileiro, já que não estará mais na presidência, mas enfatizou o orgulho de estar representando o país neste momento:
– Sinto um orgulho imenso de estar aqui. Se eu morresse agora, já teria valido a pena viver.
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e presidente do Comitê Organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que foi "a maior vitória da política do esporte brasileiro. Não só do Brasil, mas de todo o continente sul-americano em toda a sua história". Na entrevista coletiva, Nuzman agradeceu à sua mulher, Marcia Peltier, pela compreensão por sua ausência durante meses e meses e enfatizou que já neste sábado vai começar a trabalhar nas Olimpíadas.
Informações da TV Globo
Mais Notícias

Brasil
Em Maceió, afundamento do solo diminui para 0,3 cm por hora
Local onde fica a mina da 18 da Braskem já cedeu quase 2 metros.
04/12/2023 às 10h08

Brasil
O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?
O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?
03/12/2023 às 18h27

Brasil
Defesa Civil indica avanço na movimentação do solo em Maceió
Apesar de ritmo menor, afundamento chega a 0,7 cm por hora.
03/12/2023 às 18h17

Brasil
Região de mina em Maceió registra abalo sísmico mais intenso
O tremor se deu no bairro Mutange, onde está localizada a mina número 18 de exploração de sal-gema pela empresa...
02/12/2023 às 18h39

Brasil
Aluno atingido por aparelho com 150 kg em academia dá os primeiros passos após acidente
Regilânio da Silva Inácio está em reabilitação na unidade hospitalar da Rede Sarah, em Salvador.
02/12/2023 às 07h53

Brasil
Maceió registra abalo sísmico na região ameaçada de desabamento
Evento de magnitude 0,39Ml ocorreu a 330m de profundidade.
02/12/2023 às 07h44