Feira de Santana

Representantes do Comitê Paralímpico visitam Feira de Santana e firmam parceria de cursos para pessoas com deficiência

O projeto tem como expectativa conectar profissionais que atendam pessoas com deficiência e a sociedade em geral com o movimento paralímpico e paradesportivo brasileiro.

05/10/2021 às 16h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), estiveram na manhã desta terça-feira (5), visitando o Ginásio de Esportes Péricles Valadares (antigo Fetecê) e foram acompanhados pelo secretário Jairo Carneiro Filho e do vice-prefeito, Fernando de Fabinho.

A visita da equipe teve como objetivo fechar uma parceria com o município de Feira de Santana, no intuito de ofertar cursos gratuitos para pessoas com deficiência.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador do Programa de Educação Paralímpica, David Farias, explicou que o projeto tem como expectativa conectar profissionais que atendam pessoas com deficiência e a sociedade em geral com o movimento paralímpico e paradesportivo brasileiro.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Nosso objetivo é trazer aqui para Feira e ofertar para o município, seja através da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cursos gratuitos para a formação de profissionais para atuarem com a atividade física e esportiva com pessoas com deficiência, além de propormos também, um Centro de Referência no atendimento às crianças, jovens e adultos com deficiência. São duas propostas que a gente vem aqui e traz para o município. O primeiro curso é 'Movimento Paralímpico', com os fundamentos básicos do esporte, um curso de 46h no formato Educação à Distância (EAD). Tratando da história, da estrutura e das modalidades paralímpicas que o Comitê apresenta e para que a gente possa conectar profissionais que atendam as pessoas com deficiência e a sociedade em geral com o movimento paralímpico e paradesportivo brasileiro", afirmou.

De acordo com o coordenador, todos os cursos ofertados pelo CPB, são certificados pela Universidade Federal de Uberlândia.

"Em contrapartida, o município precisa operacionalizar a disponibilização para os servidores, validando os nossos certificados, sempre observando as questões regimentais e todos os nossos cursos são certificados pela Universidade Federal de Uberlândia. O que a gente precisa nesse primeiro momento, a gente já tem aqui sacramentado, que é essa vontade da gestão municipal, diga-se de passagem muito boa e os próximos passos, nós já estamos efetivando que é a disponibilização do espaço. No caso do Centro de Referência, acredito que já esteja bem encaminhado, estamos nesse espaço maravilhoso, esse ginásio é exemplar, então toda comunidade de Feira de Santana pode se orgulhar, porque aqui tem infraestrutura e teremos a oportunidade de aprender aqui e conhecer ainda mais", destacou.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho, este encontro foi um momento importante para a gestão pública municipal.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Nós estamos hoje aqui recebendo o David e o Felipe, que representam o Comitê Paralímpico Brasileiro em um momento muito importante porque e a gestão pública do nosso prefeito, vem cada vez mais, fomentando a questão do esporte e de maneira inclusiva. O esporte adaptado também está sendo uma grande realidade em nosso município, tivemos recentemente aqui a presença do medalhista de bronze, Renê Pereira, e hoje recebendo o Comitê Paralímpico Brasileiro, justamente para buscarmos parcerias. Esse é um trabalho social que estamos desenvolvendo para cada vez mais, colocarmos Feira de Santana como grande referência e buscando também, com que a Bahia, Feira possa vir a sediar essas competições", comentou.

Para o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, os representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro, identificaram que Feira de Santana apresenta uma ótima estrutura para ginásios adaptados, o que é pouco visto em outras cidades do Brasil.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Feira de Santana através do seu ginásio já começa a extrapolar as informações, chegando exatamente ao Comitê Paralímpico e que buscou exatamente essa iniciativa em visitar Feira de Santana. Chegando aqui, eles sentiram que realmente a estrutura do ginásio, que poucas cidade do Brasil têm. Então, temos que parabenizar a iniciativa do prefeito Colbert Martins e dizer que a cada dia, nós iremos divulgar a nossa Feira de Santana para as pessoas, empresários, iniciativas públicas, para que possam buscar parcerias com a nossa cidade, principalmente uma iniciativa como esta, que vai ajudar as pessoas com deficiência de Feira de Santana, também praticando o esporte e trazer o nível nacional das disputas importantes aqui para nossa região", concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade