Política

Regina Duarte aceita conhecer Secretaria de Cultura e diz que está 'noivando com o governo'

Ela foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o órgão.

20/01/2020 às 15h38, Por Brenda Filho

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Palácio do Planalto afirmou nesta segunda-feira (20) que a atriz Regina Duarte vai a Brasília na quarta (22) para conhecer a Secretaria Especial da Cultura. Ela foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o órgão. Os dois tiveram uma reunião no Rio de Janeiro para tratar do tema. Depois da conversa, ela escreveu que está "noivando" com o governo.

"Após conversa produtiva com o presidente Jair Bolsonaro, Regina Duarte estará em Brasília na próxima quarta-feira, 22, para conhecer a Secretaria Especial da Cultura do governo federal. 'Estamos noivando', disse a artista após o encontro ocorrido nesta tarde no Rio de Janeiro", disse o Planalto na nota.

O ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, foi demitido pelo presidente na sexta-feira (17). Alvim caiu após a repercussão negativa de um discurso em que usou frases semelhantes às de um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do governo de Adolph Hitler, na Alemanha nazista.

O nome de Regina Duarte surgiu no mesmo dia, como favorito para a vaga. De acordo com o blog da Natuza Nery, a atriz afirmou que queria uma conversa "olho no olho" do presidente antes de se decidir sobre a vaga.

A reunião foi marcada para esta segunda. Depois de compromissos da agenda oficial no Rio de Janeiro, Bolsonaro conversou com a atriz no aeroporto, antes de embarcar de volta para Brasília.

Histórico na política

Desde os anos 1970, a trajetória artística de Regina Duarte é marcada por uma forte atuação na política. Naquela década, Regina interpretou uma mulher divorciada na série "Malu Mulher", da TV Globo, quando o tema ainda era tabu.

Em 1985, quando vivia a Viúva Porcina da novela "Roque Santeiro", Regina participou da campanha de Fernando Henrique Cardoso à presidência de São Paulo – a primeira após o fim da ditadura militar. O apoio se repetiu em 1998, quando FHC tentava a reeleição como presidente.

Já no segundo turno presidencial em 2002, Regina Duarte ficou famosa ao dizer, no horário eleitoral do PSDB, que "tinha medo" da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela pedia que os eleitores votassem no ex-ministro da Saúde José Serra, definido por ela como "homem dos genéricos, do combate à Aids."

"Eu tô com medo, faz tempo que eu tinha esse sentimento. Porque eu sinto que o Brasil nessa eleição corre o risco de perder toda a estabilidade que já foi conquistada. Eu sei que muita coisa tem que ser feita, mas também tem muita coisa boa sendo realizada. Não dá para ir tudo para a lata do lixo", dizia o texto.

"O outro, eu achava que conhecia, mas hoje não reconheço mais. Tudo que ele dizia mudou muito, isso dá medo na gente. Outra coisa que dá medo é a volta da inflação desenfreada, lembra?", seguia Regina, fazendo referência a Lula.

Em 2016, o então candidato a prefeito e hoje governador de São Paulo, João Doria, publicou foto com Regina Duarte em uma rede social. Na postagem, classificou a atriz como "amiga de uma vida inteira".

Já em 2018, na campanha de Jair Bolsonaro, Regina participou de um ato a favor do então candidato do PSL na Avenida Paulista.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", no período eleitoral, disse que Bolsonaro é "um cara doce, um homem dos anos 1950, como meu pai, e que faz brincadeiras homofóbicas, mas é da boca pra fora."

As informações são do G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras-

Bahia

Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras

A pista estava molhada e uma das rodas traseiras do micro-ônibus teria travado, causando o acidente.

27/04/2024 às 11h52

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

Política

Ana Paula Matos sai carregada por apoiadores na sede do PDT em Salvador após reafirmação de apoio a Bruno Reis

De acordo com o ministro da Previdência Social e presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, a indicação de Ana...

27/04/2024 às 11h20

Leo Prates minimiza ausência de ACM Neto em evento do PDT e confia na manutenção de aliança com União Brasil

Política

Leo Prates minimiza ausência de ACM Neto em evento do PDT e confia na manutenção de aliança com União Brasil

Cotado como candidato à prefeitura de Salvador em 2028, o deputado federal também está otimista na manutenção da aliança com...

27/04/2024 às 11h14

Projeto Música no Casarão

Feira de Santana

Música no Casarão: Projeto resgata partituras históricas da Filarmônica 25 de Março

O Música no Casarão terá três edições e a primeira noite de apresentações já está marcada para o próximo dia...

27/04/2024 às 11h10

Equipe da FIR

Feira de Santana

Com stands, oficinas e experiências tecnológicas, Feira de Inovação e Robótica é realizada em Feira de Santana

O evento, que reuniu estudantes, profissionais e entusiastas da tecnologia, aconteceu no Centro Universitário Nobre de Feira de Santana (Unifan)....

27/04/2024 às 11h01

Trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues é interditado para passagem de cabos de energia

Bahia

Trecho da BR-324 em Amélia Rodrigues é interditado para passagem de cabos de energia

Estima-se que cerca de 60 mil veículos transitam diariamente por esse trecho da BR-324.

27/04/2024 às 09h09

image

Rádio acorda cidade