Eleições 2018
Reforma eleitoral gera prejuízos a profissionais que trabalham com divulgação de campanha
Um exemplo é quem trabalha com carro de som, que nesta eleição só são permitidos rodar com a presença do candidato no veículo.
06/10/2018 às 06h15, Por Kaio Vinícius
Daniela Cardoso
As mudanças na legislação eleitoral refletiram na oportunidade que empresas e prestadores de serviços individuais tinham para ganhar dinheiro nesta época. Um exemplo é quem trabalha com carro de som, que nesta eleição só são permitidos rodar com a presença do candidato no veículo.
O publicitário Mário Roberto Sales, conhecido como Mário do Som, afirma que a mudança na lei eleitoral gerou muito prejuízo. Ele explica o que era permitido antes e o que é permitido agora para os carros de som durante o período eleitoral.
“Pra gente que trabalha com carro de som ficou muito ruim. Estou com seis carros parados, preparei tudo para a campanha, mas hoje o carro de som só pode rodar com o candidato no local, ele não pode fazer uma chamada no bairro hoje, por exemplo, para avisar que o candidato vai estar em tal lugar amanhã. Então hoje a gente perdeu muito. Antes a gente alugava um carro por 10 mil reais, hoje no máximo o que pagam é 5 mil reais”, afirmou.
Além do preço do aluguel, que diminuiu, Mário afirma que a procura pelo carro de som também caiu muito. Ele disse que nesta campanha política só está com um carro de som rodando. O publicitário considera também que a ascensão das redes sociais prejudicou outras mídias. Ele lembra que nestas eleições também está proibido o uso de cavaletes, pintar muro e plotagem do carro completo.
Iram Lima, que também trabalha com carro de som, disse que tem quatro carros grandes e outros pequenos, mas que nesta campanha eleitoral o valor do aluguel caiu muito, gerando prejuízos.
“Pra mim as mudanças foram ruins e me deu muito prejuízo. Já ganhei muito dinheiro trabalhando nesse ramo. Na outra eleição, por exemplo, cobrava cerca de 50 mil reais para alugar um minitrio, hoje eles querem pagar 15 mil reais”, afirmou.
Elioney Santana, conhecido como Nau Santana, dono da produtora Oficina de Música, afirma que as produtoras também sentiram o impacto das mudanças na lei eleitoral. Ele também cita as redes sociais como outro fator que impactou nos trabalhos neste período e o fato das eleições serem gerais.
“As eleições municipais são diferentes das eleições deste momento. No pleito municipal tem muitos vereadores, prefeitos, então o quantitativo de candidatos é diferente. Devido à demanda ser menor nessa eleição os estúdios perderam muito. Houve também algumas mudanças na lei eleitoral e as demandas diminuíram. Hoje carro de som só é permitido em carreata, passeata e com o candidato e tem a medição de decibéis, e isso afetou os produtores de estúdio. Além disso, a gente vive uma era digital, então as pessoas estão investindo mais nas redes sociais com a imagem do político e o jingle vai ficando de lado”, analisou.
Segundo Nau Santana, o valor de um jingle varia entre 500 e 10 mil reais. Ele lembra que essa é uma das peças publicitárias de maior impacto durante uma campanha política, mas ainda assim, tem perdido muito espaço.
“O jingle fala um pouco do candidato de forma musical. Um jingle bem elaborado eleva o nome do candidato, mas essa peça também mudou, já que não pode ser usado em carro de som na rua como acontecia antes. As pessoas estão usando agora apenas nas redes sociais e nos clipes do candidato”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Mais Notícias
Brasil
Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro
TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança.
18/05/2024 às 06h16
Feira de Santana
Faltando três dias para regularizar pendências eleitorais, longa fila se forma em frente ao TRE
Dia 8 de maio, encerra o prazo para regularizar qualquer pendência de quem pretende votar nas eleições municipais deste ano. ...
05/05/2024 às 14h54
Eleições
Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8 de maio
Os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
03/05/2024 às 13h42
Eleições 2024
Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia; em Feira são mais de 40 mil
O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma...
26/04/2024 às 06h47
Brasil
Google proíbe publicidade política para as eleições municipais deste ano
Prevista para entrar em vigor em maio, nova regra foi tomada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
24/04/2024 às 18h23
Eleições 2024
“Zé Neto deu uma boa arrancada e eu acredito nisso”, comenta governador sobre pesquisa eleitoral do A Tarde
A pesquisa está registrada no TSE sob o número BA 00586/2024.
22/04/2024 às 08h19