Quase 50% das escolas privadas ainda não responderam o Censo Escolar

O prazo para as escolas das redes pública e privada responderem ao Censo Escolar acaba nesta segunda-feira (31).

27/08/2009 às 16h59, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

O prazo para as escolas das redes pública e privada responderem ao Censo Escolar acaba nesta segunda-feira (31) e o último balanço do Ministério da Educação (MEC) aponta que, até o final da semana passada, apenas 52% das escolas municipais da Bahia tinham enviado os dados. Na rede privada, a situação é parecida; apenas 54% responderam. Já na rede estadual, 1.050 das 1.640 escolas já enviaram os dados, o que representa 70% da rede.

Os dados devem ser enviados pelo sistema educacional informatizado (Educacenso) e são considerados fundamentais, tanto para o diagnóstico da educação brasileira quanto para a formação de políticas educacionais.

As informações servem de subsídio para todos os programas do Ministério da Educação e do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todas as unidades de educação básica são obrigadas a enviar on line os dados. O Educacenso traz informações como o endereço do estudante, quem são seus pais e o rendimento escolar, além de uma radiografia dos professores.

Este é o terceiro ano em que as informações são preenchidas via internet. No ano passado, todas as 1.681 escolas da rede estadual baiana enviaram os dados. Até o fim de novembro, os dados finais do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 devem ser publicados. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos, a exemplo do transporte escolar, merenda, Faed, entre outros.

O coordenador de Acompanhamento, Avaliação e Informações Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (SEC), Marcos Pinho, chama a atenção dos gestores para a importância de dedicar muita atenção no preenchimento, no sentido de não haver equívocos na transmissão das informações.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade