Projeto da meia-entrada para pessoas doadoras de sangue será reapresentado
O vereador David Neto decidiu retirar de pauta um projeto de lei que proporcionaria, às pessoas que façam regularmente doação de sangue, em de Feira de Santana.
28/04/2010 às 16h43, Por Dilton e Feito
O vereador David Neto decidiu retirar de pauta um projeto de lei que proporcionaria, às pessoas que façam regularmente doação de sangue, no município de Feira de Santana, o direito de pagar metade do valor na compra de ingressos para eventos esportivos, culturais, de lazer e entretenimento. Diante do argumento de alguns colegas, que observaram possível inconstitucionalidade, por criar despesa para o Executivo, ele disse que retirava a proposição, para poder reapresentá-la com outra redação.
O projeto a ser reapresentado manterá a exigência de que os doadores de sangue, para contar com o benéfico, terão que ser devidamente registrados no Hemocentro ou instituição de saúde em Feira de Santana. Terão que comprovar, no mínimo, duas doações nos últimos 12 meses, o que deverá ser comprovado pela emissão de carteira, anualmente renovada, com base em comprovantes emitidos pela Secretaria de Saúde.
O autor do projeto diz que contemplar os doadores de sangue com o direito à meia-entrada em eventos de lazer e entretenimento é algo que, além de demonstrar um reconhecimento da sociedade a gesto tão nobre, também estimulará os cidadãos, em condições de se tornar doadores, de procurar os órgãos de saúde e se disponibilizar. “Todos sabem da importância da doação de sangue, na luta por salvar vidas nos hospitais”, disse ele.
O trecho polêmico do projeto é o artigo 2º, que diz que a Secretaria Municipal de Saúde adotará as providências necessárias à criação, emissão e controle da Carteira do Doador de Sangue, a ser apresentada por ocasião da compra do ingresso. A vereadora Eremita Mota de Araújo lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça emitiu parecer contrário a um projeto que contemplaria doadores de sangue com inscrição gratuita em concursos públicos municipais.
David Neto ainda contestou as observações, alegando que todo cidadão que busca um órgão de recepção de sangue e faz a doação recebe uma carteira que o identifica como tal. Mas decidiu, diante das sugestões, retirar a matéria de pauta para efetuar as devidas correções. As informações são da Ascom/CMFS.
Mais Notícias

Feira de Santana
Primeira escola com sistema de captação de água da chuva será entregue em Humildes
A obra chegou a 99% de concluída e passa apenas pelo processo de limpeza.
08/12/2023 às 09h27

Bahia
Salvador é a melhor cidade para fazer negócios em saúde no país, aponta pesquisa
O estudo é calculado a partir de um IQM, que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas.
08/12/2023 às 09h21

Feira de Santana
Nova dose de reforço contra Covid é liberada para grupos prioritários
A decisão é do Ministério da Saúde após a identificação de duas novas variantes da doença no país.
08/12/2023 às 09h19

Feira de Santana
Shows de artistas baianos marcam encerramento do segundo dia da VI Conferência de Cultura
Para encerrar o dia de debates e construção coletiva, shows de antigos e novos expoentes da música baiana conectaram as...
08/12/2023 às 09h09

Seca
Estiagem prolongada na zona rural de Brumado provoca mortes de animais
A estiagem prolongada na cidade de Brumado, na Bahia, tem provocado a morte de animais e pode, inclusive, comprometer a...
08/12/2023 às 08h50

Economia
Veja como se organizar para o fim de ano e planejar financeiramente para 2024
Com um bom planejamento financeiro é possível amenizar os impactos dos gastos e assegurar o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
08/12/2023 às 08h40