Feira de Santana

Projeto colabora com produção de 50 protetores faciais por dia em Feira de Santana

O suporte protege a face de gotículas contaminadas e aumenta o tempo de uso das máscaras.

06/04/2020 às 21h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o objetivo de controlar a disseminação e proteger os grupos de risco, como os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate e da área de segurança, forças armadas e auxiliares que dão suporte e apoio logístico, o Projeto Cidem (Congresso Internacional de Desastres em Massa) vem colaborando com ações contra a propagação do Novo Coronavírus.

No atual cenário da pandemia, foram criados dois laboratórios de Impressão 3D para construção de Protetores faciais feito com um suporte impresso em plástico ABS ou PLA com um acetato e elástico. O suporte protege a face de gotículas contaminadas e aumenta o tempo de uso das máscaras.

O Laboratório instalado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) conta com quatro impressoras produzindo cerca de 40 protetores por dia, outro na Faculdade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) produz 10 protetores por dia. Os dois laboratórios juntos já doaram mais de 60 protetores para diversos hospitais da região de Feira de Santana, além do Samu e DPT.

A previsão é doar mais de 3.000 protetores em três meses em diversas unidades.Outra ação desenvolvida é a confecção e distribuição de máscaras de tecido em impressoras 3D. Mais de 20 máscaras já foram confeccionadas e em breve serão distribuídas para pessoas colaboradoras no combate ao Covid-19 e para indivíduos de baixa renda.

Em fase de implantação está a aquisição de matéria prima com posterior confecção e doação de capas e macacões protetores para serem doados aos profissionais da frente de combate.De acordo o coordenador do Cidem, o professor doutor Jeidson Marques, vinculado ao Departamento de Saúde da Uefs, desde 2014 o projeto tem promovido cursos e eventos buscando a troca de experiências e exercícios práticos para atuação em desastres com produtos QBRN (químicos, biológicos, radioativos e nucleares).

Os voluntários envolvidos no projeto, entre estagiários e professores, também estão desenvolvendo uma campanha de doação de alimentos as pessoas necessitadas.

Interessados em colaborar com o projeto Cidem podem entrar em contato através do whatsapp (75) 99213-0088, e-mail – [email protected] e a rede social Instagram: @projeto_cidem.

Leia também: Uefs faz entrega de protetores faciais para Samu e DPT

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade