ADAB

Proibida venda de bananas em cacho

Segundo o diretor do Centro de Abastecimento, antes da proibição, a diretoria do Centrose reuniu com os vendedores para informá-los sobre a medida e determinar o prazo para adequação.

16/09/2010 às 16h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

 

Acorda Cidade
 
Desde o dia 1º de junho deste ano a entrada de bananas em cacho no Centro de Abastecimento de Feira de Santana está proibida. A medida atende a determinação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), baseada na Instrução Normativa nº 17 de 31 de maio de 2005, do Ministério da Agricultura.
 
A exigência visa evitar o transporte da praga Sigatoka Negra que se aloja no caule ou folhas da bananeira e prejudica o desenvolvimento e qualidade da fruta. “Os comerciantes de banana tem conhecimento da praga e sabem o risco que ela representa para a sociedade”, destaca o diretor do Centro de Abastecimento, Cláudio Soares.
 
Segundo o diretor, antes da proibição, a diretoria do Centrose reuniu com os vendedores para informá-los sobre a medida e determinar o prazo para adequação. “A venda da banana, inclusive, é muito mais comum na penca”, acrescenta.
  
Surgida em 1973, no continente asiático, a Sigatoka Negra é uma doença fúngica registrada no Brasil pela primeira vez em 1998. Ela se propaga por meio de dois tipos de esporos, conhecidos como conídios e ascósporos que se formam na folha da bananeira. A duração do ciclo de vida do fungo é influenciada principalmente pelas condições climáticas, tipo de hospedeiro e manejo da cultura.As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade