Brasil
Profissionais do Mais Médicos contam dificuldades que enfrentam na Baixada Fluminense
Quando chegou o dia da apresentação, seis brasileiros compareceram, e, desses, quatro completaram um mês de atuação.
06/10/2013 às 07h52, Por Andrea Trindade
Ao aderir à primeira etapa do programa Mais Médicos, o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que tem cerca de 855 mil habitantes, ofereceu 32 vagas. Após as inscrições, 11 brasileiros e dois estrangeiros foram selecionados para atuar na cidade. Quando chegou o dia da apresentação, seis brasileiros compareceram, e, desses, quatro completaram na última quarta-feira (2) um mês de atuação, já que dois desistiram do programa.
Um deles é Wendel José, de 26 anos, formado há nove meses e entusiasmado com o contato com os pacientes do bairro de Parada Angélica, onde preencheu uma vaga na Unidade do Programa de Saúde da Família. Ele já morava em Duque de Caxias, mas nasceu em Guaíra, no interior de São Paulo. "O pessoal tem sido bem receptivo. Aqui tinha uma carência muito grande mesmo de médico. A gente vê pessoas com problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, que estavam sem acompanhamento, algumas já até com complicações dessas doenças", diz o médico, que focou a formação na emergência, mas migrou para a saúde da família com o programa.
"A gente vê tanto paciente que chega mal na emergência, com complicações que poderiam ter sido evitadas. Com a prevenção, a pessoa hipertensa não chega a ter pico hipertensivo ou AVC (acidente cardiovascular). Tudo começa na atenção básica", disse. No estado do Rio, em que todos os médicos da primeira etapa foram alocados na região metropolitana, a Baixada Fluminense aguardava receber 37 profissionais formados no Brasil, enquanto Itaboraí e São Gonçalo, no Leste Fluminense, sete, e a capital, 16. Em Belford Roxo, no entanto, nenhum dos sete previstos se apresentou.
O mesmo ocorreu em São João de Meriti, onde um médico deveria ter comparecido. Na capital, 11 médicos desistiram, e, em São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do estado, dos três médicos aguardados, dois se apresentaram e um abandonou o programa. As informações são da Agência Brasil.
Mais Notícias

Feira de Santana
Dispensário Santana inicia vendas de panetones em Feira de Santana
Cerca de 60 mil unidades deverão ser produzidos neste ano.
01/12/2023 às 11h00

Política
Mulheres apontam necessidade de suporte psicológico para enfrentar violência pela participação na vida política
Até as eleições municipais do ano que vem, serão abordadas questões que impactam a vida das mulheres que participam da...
01/12/2023 às 10h36

Política
Líder do governo na Câmara Municipal explica ausência de vereadores em sessão
De acordo com Eremita Mota, presidente da Casa Legislativa, só estavam presentes além dela, os vereadores Silvio Dias, Luiz da...
01/12/2023 às 09h55

Agenda Cultural
Elísio Medrado realiza Jegada 2023 no próximo dia 9
Iguinho e Lulinha, Pablo, Kart Love, Heitor Costa, Toque Dez, Oh Polêmico e Klessinha são algumas atrações. Confira!
01/12/2023 às 09h13

Brasil
Regulamentação de cigarro eletrônico é discutida pela Anvisa nesta sexta-feira (1º)
O debate será transmitido por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube. Interessados podem enviar manifestações orais.
01/12/2023 às 08h58

Operação Damasculare
Operação da PF reprime crime de exploração sexual infantil em Jequié
Segundo a Polícia Federal, o investigado responderá pelos crimes tipificados, cujas penas somadas podem chegar a 27 anos de reclusão....
01/12/2023 às 08h55