Educação

Professores de Feira se reúnem e fazem revisão gratuita para o Enem através de plataforma digital

Segundo Erika Teles, o projeto já teve mais de 400 alunos inscritos de Feira de Santana e de diversas cidades da Bahia, como também de outros estados.

11/01/2021 às 16h41, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os alunos da rede pública que estão se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, de forma presencial, e na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, podem contar com uma ferramenta a mais para fixar os conteúdos. É que a partir de hoje (11) até o dia 22 de janeiro, professores de várias instituições de ensino públicas e privadas de Feira de Santana estão unidos para ministrar de forma gratuita uma mega revisão online encabeçada pelo projeto Calangos em Ação.

De acordo com a Professora Érika Teles, Coordenadora Social do Projeto, as aulas serão ministradas das 14h às 17h. Os interessados em acompanhar a revisão podem se inscrever através do site www.calangosdosertão.com.br ou apenas acessar o canal do projeto no Youtube.

“Nessa primeira semana a gente concentrou os professores da área de humanas e de linguagem, em virtude da prova do dia 17 ser voltada pra essa área, e na segunda semana, do dia 18 ao dia 22, ministrando as aulas de exatas e ciências da natureza. Qualquer aluno pode se inscrever, as aulas são gratuitas e os professores são voluntários”, informou a professora.

Segundo Erika Teles, o projeto já teve mais de 400 alunos inscritos de Feira de Santana e de diversas cidades da Bahia, como também de outros estados.

“Esses alunos tiveram uma grande perda por causa da pandemia em relação às suas aulas. Os alunos das escolas públicas tiveram poucas aulas e o acompanhamento para o Enem ficou prejudicado. Apesar das inscrições estarem sendo feitas, qualquer pessoa pode acompanhar através do nosso canal do Youtube”, informou.

A coordenadora falou ainda sobre como surgiu o Calangos em Ação. “É um projeto da Associação Desportiva Calangos do Sertão, que possui sede em Feira e atua em outros municípios. Nossa associação teve início em 2017, mas as ações a gente já desenvolvia desde 2014, dentro do Centro Integrado Assis Chateaubriand. Dentro da nossa escola a gente tinha uma professora que já trabalhava com o projeto com ações esportivas, a professora de educação física Denise Mendonça. Em 2014 ela começou a fazer algumas atividades que envolvia o esporte de orientação. Em 2015 a gente participou de uma atividade para apresentação do projeto e revolvemos montar uma associação que pudesse levar os estudantes para as atividades de competição, a princípio foi o esporte de orientação, mas outros professores começaram a se envolver, e hoje é um projeto interdisciplinar, que toda a escola participa”, explicou.

O projeto Calangos em Ação faz parte do currículo da escola. Por meio da Associação é desenvolvido um torneio, que começou interclasse e atualmente já é considerado intercolegial.

“A gente começou a pensar como beneficiar os estudantes em outras áreas, surgiu então uma aula na sede, só que em virtude da pandemia ficou inviável fazer alguma aula presencial. Então a gente convidou alguns amigos pra ministrarem essas aulas através de uma plataforma digital, foi quando contatamos com alguns professores de cursinhos, alguns professores do próprio colégio, e a gente conseguiu montar uma equipe muito boa com os melhores nomes que nós temos na cidade”, destacou Erika Teles.

A professora de inglês do Assis Chateaubriand Dagmar Santana acredita que os principais beneficiados pela revisão online serão os alunos da rede pública, que tiveram seu ano letivo e os estudos prejudicados. Ela pediu que mesmo diante das dificuldades os alunos não desistam de fazer o Enem e participem dos aulões. “Espero que participem não só dos nossos aulões, mas de várias faculdades e instituições”.

Para o professor de Biologia Paulo Rossy, ministrar essas aulas é possibilitar a realização de sonhos. “Sou professor que ama minha categoria e minha carreira e ser professor é ajudar sonhos a serem realizados. E essa revisão vai permitir que muitos alunos realizem seus sonhos”, disse. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade