Aniversário da cidade

Professor de História dá dicas de como aproveitar o que há de melhor da cultura e do lazer em Feira de Santana

O município é rico em artistas, opções de arte, cultura, esporte e lazer.

18/09/2020 às 06h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Contradizendo a opinião de muitas pessoas que relatam que em Feira de Santana não há nada de cultural nem relacionado ao lazer e entretenimento para se fazer, o professor de História da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Clóvis Ramaiana, como forma de celebrar o aniversário da cidade, que nesta sexta-feira, 18 de setembro, completa 187 anos, deu dicas para que as pessoas possam aproveitar o que há de melhor na Princesa do Sertão.

Para ele, o município é rico em artistas, opções de arte, cultura, esporte e lazer e basta apenas ter um olhar mais atento, pois embora respire comércio, aqui também existem muitos ares da história e tradição sertaneja, baiana e nordestina.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Dona Chica do Pandeiro, matriarca do grupo de samba Quixabeira da Matinha

Sobre a música, Clóvis Ramaiana destacou em sua lista o movimento cultural do samba que está presente na sede e nos distritos. Quem gosta de um bom samba de roda pode dar um pulo no distrito de Matinha e curtir o som da Quixabeira, por exemplo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade| A influência do reggae e da percussão do bairro Rua Nova

Se o estilo musical for reggae ou percussão, a Rua Nova é referência para o assunto. Grandes músicos e bandas surgiram no bairro.

“Se a pessoa gosta de música, vai encontrar uma série de atividades que articulam música e o corpo. Temos capoeira, sanfoneiros, cordelistas e músicos como Cescé que encontra-se tocando em bares”, disse.

O professor frisou também sobre a existência dos teatros e museus como o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Museu Casa do Sertão na Uefs e o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Se a preferência for para o lado esportivo, ou de aventura, existem as opções de trilha a pé ou de bike, como a trilha da Serra da Agulha no distrito de Jaguara. Segundo ele, este local tem uma vista fantástica, é um lugar isolado e os visitantes podem garantir um bom passeio, além de ótimas fotos. Tem também o Morro de Pé de Serra prática do voo livre, e as várias arenas esportivas em diversos lugares da cidade.

Clóvis Ramaiana incluiu ainda na sua lista de dicas as várias opções de bares, restaurante e a culinária variada que existe em Feira de Santana. Em homenagem ao saudoso Zequinha ele comentou sobre o bar Ponto do Zequinha que é conhecido por ter uma das melhores picanhas da cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Lagoa Grande

Fotos: Divulgação | Observatório Antares

Foto: Gabriel Gonçalves/Acord Cidade | Clube Euterpe Feirense (Arena Jacaré)

Foto: Secom |  Museu Parque do Saber

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade | Mercardo de Arte Popular

Foto: Secom | Mercado de Arte Popular (Mercado Municipal)

O Acorda Cidade completa esta lista citando o Observatório Astronômico Antares, onde além de diversas atividades relacionadas a astronomia, há também o Museu de Ciência e Tecnologia e o Jardim dos Dinossauros com réplicas em tamanho real. O Museu Parque do Saber, os parques da Lagoa, Lagoa Grande, o Parque da Cidade, o Clube Euterpe Feirense (Arena Jacaré) no Anel de Contorno, e não podemos deixar de falar também do Mercado de Arte Popular, que reúne música, culinária e artesanato em um só lugar.

Veja também:

Sete lugares para fazer atividades físicas ao ar livre em Feira de Santana

Moda, culinária e cultura: conheça o Mercado de Arte Popular de Feira de Santana

Maniçoba: um dos sabores marcantes de Feira de Santana

História de Feira: como 18 de Setembro foi instituído o Dia da Cidade

O mistério e o folclore sobre a história da 'má fama' de Feira de Santana

Saiba por que Feira de Santana vai comemorar mais um aniversário sem feriado  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade