Feira de Santana

Procura por serviços de regularização do título de eleitor gera longas filas no SAC I

Prazo para regularização do título eleitoral termina dia 4 de março.

30/04/2022 às 10h39, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Quem procurou o SAC I, na Rua Olímpio Vital em Feira de Santana, na manhã deste sábado (30), encontrou longas filas e confusão por conta da demora no atendimento.

O prazo para regularizar e fazer o primeiro título de eleitor termina na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, e não há possibilidade de prorrogação. Com a aproximação da data, muitas de pessoas que ainda não realizaram o procedimento, procuraram pelo serviço neste sábado e se juntaram, inclusive, com quem foi à unidade em busca de outros serviços, como o da segunda via da Carteira de Identidade, por exemplo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

No SAC I, o atendimento é por ordem de chegada e distribuição de senhas. Já no SAC II o atendimento é agendado e as vagas se esgotam rapidamente. O mesmo acontece para quem procura o agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O que a maioria das pessoas não sabia é que o antendimento no cartório eleitoral, no bairro Queimadinha, já pode ser feito sem o agendamento e, inclusive, funcionará neste sábado e domingo (1º). O movimento no local estava tranquilo, hoje pela manhã.

Tumulto

Houve um momento de tumulto com pessoas que estavam aguardando na fila após receberem a informação que apenas 25 fichas seriam distribuídas. Houve uma breve manifestação e em seguida foram informados que mais atendimentos seriam feitos e não apenas os 25. 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ana Célia chegou às 6h, e disse ao Acorda Cidade que a fila já estava grande. Ela foi tirar a segunda via da Carteira de Identidade para dar entrada no seguro desemprego.

“Quando a gente chegou a fila já estava rodeando aquele quarteirão todinho. Eu queria entender porque o portão está fechado e tem pessoas sendo atendidas lá dentro. Tem muita gente que não estava na fila e já está lá dentro. Eu preciso da minha identidade porque está vencida e já é a terceira vez que eu venho”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Ana Cláudia, moradora do povoado da Mantiba, chegou às 5h e reclamou da organização. Ela foi ao SAC regularizar o título e explicou que não conseguiu antes por causa do trabalho e porque não conseguia vaga no site de agendamento.

“Quem estava atrás da gente, passaram tudo pra frente e já estão lá dentro. Nós que chegamos mais cedo ficamos todos aqui atrás. É uma desorganização na fila, um funcionário diz uma coisa, depois outro diz outra coisa. Disseram que seriam 25 fichas aí chegaram na fila e contaram 80 e colocaram na frente. Quem foi regularizar o título colocaram pra frente e depois na mesma hora mandaram todo mundo voltar para a fila. Está uma desorganização muito grande”, reclamou.

O comerciante Jânio de Jesus disse que tentou por três meses o atendimento agendado, mas não conseguiu. Ao saber do atendimento hoje no SAC, se dirigiu ao local e não sabe se vai conseguir por causa da quantidade de pessoas.

Leia também: Cartórios eleitorais passam a atender eleitores sem necessidade de agendamento


Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade