Procon alerta consumidores sobre endividamento com cartões de crédito
As compras feitas para o Dia das Mães e Dia dos Namorados influenciaram no aumento de 3,9% da inadimplência, no mês passado.
17/08/2010 às 08h59, Por Dilton e Feito
As compras feitas para o Dia das Mães e Dia dos Namorados influenciaram no aumento de 3,9% da inadimplência no mês de julho, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Serasa Experian. Os gastos com cartão de crédito são apontados como os principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, (SJCDH) preparou algumas orientações para os consumidores evitarem o endividamento com cartões de crédito. Para a coordenadora de estudos e pesquisas do Procon-BA, Flávia Marimpietri, os cartões de crédito são muito utilizados pelos consumidores porque como o dinheiro não sai imediatamente da conta, cria a ilusão para o consumidor de que ele não está gastando. É preciso lembrar que no final do mês ele terá que pagar a conta.
A melhor forma de evitar as dívidas é programar as compras e pagar à vista. O consumidor deve sempre preferir juntar o dinheiro antes de adquirir qualquer bem. Caso seja inevitável recorrer ao cartão, o Procon alerta para, no vencimento da conta, nunca pagar o valor mínimo, pagar sempre a fatura integral porque os juros são altos.
É importante lembrar também que as compras parceladas com juros só trazem vantagem ao consumidor se forem divididas em até quatro vezes, pois a partir do quarto mês os fornecedores costumam aumentar o valor dos juros. Quando um consumidor não paga a conta em dia e é inscrito no Serasa, depois da quitação integral do débito, o fornecedor deve limpar o nome do consumidor no prazo máximo de cinco dias. Passado o prazo e mantida a negativação, o consumidor pode entrar na justiça com ação exigindo a baixa da negativação e danos morais. Flávia lembra que o entendimento recente dos Tribunais Superiores aponta que o prazo máximo para a permanência na negativação é de três anos. As informações são da Agecom.
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