Cidade Florida

Primavera movimenta hortos e deixa cidade mais colorida com a beleza das flores

Os clientes procuram plantas diversas para enfeitar e alegrar a casa

26/10/2021 às 09h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Iniciada no dia 22 de setembro e com final marcado no calendário para o dia 22 de dezembro, a primavera é a estação do ano caracterizada pelo aumento das temperaturas, mas também pancadas de chuvas em grande parte das regiões do país, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Mas, para além do calor e das possíveis chuvas de trovoadas, a primavera traz também consigo a beleza das flores, que enchem os jardins das residências, das praças e as árvores dos canteiros públicos de vida e cores diferenciadas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Apaixonada por essa época do ano, a florista Angelina Freire considera que os meses primaveris são envolvidos pelo clima perfeito e romântico da floração, fazendo com que as pessoas tenham um olhar mais atento à natureza.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A primavera é a estação mais linda do ano, que enche as ruas de cores. É romântica e o clima fica perfeito, tanto para as flores quanto para o olhar da gente com relação à natureza”, afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

É nesse período, que aumenta também a procura por plantas floridas nos hortos e floriculturas. Ela explica que na nossa região há enorme variedade de plantas, que é resistente ao sol e também florescem.

“Entre os principais tipos de flores mais comuns da nossa região estão a rosa do deserto, as equisórias, azaleias, petúnias, cravos, cravíneas, entre outras. No nosso sertão, pelo sol quente que vem pela frente, temos aqui como a principal a rosa do deserto e também os cactos, que também florescem nesse período.”

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para ela, as flores dão um colorido especial à estação e também alegram o dia a dia de quem deseja decorar a casa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Para quem deseja decorar a casa, pode-se usar as orquídeas, e para o jardim, as equisórias, os cactos floridos, violetas, azaleias, que são muitas plantas lindas. Já em apartamento a gente pode utilizar o cacto em uma janela com bastante luminosidade. Violetas, azaleias, hortênsias e orquídeas também podem ser utilizadas.”

Administrador e proprietário do Horto Contorno, Gustavo Soledade, comemora o aumento das vendas neste período.

De acordo com ele, a primavera é uma época de florescimento, com as plantas aproveitando os benefícios de toda a luminosidade e calor que a estação oferece.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A primavera faz com que as plantas fiquem mais floridas. Várias plantas de sol pleno vão produzir mais flores nessa época, como bougueviles, 11 horas, equisórias, leucófitos, san pantiens, uma variedade de plantas que vão ficar mais bonitas”, destacou.

Apesar de muitos tipos de plantas serem bastante resistentes ao sol, Gustavo Soledade lembra a importância de uma molhação adequada, atendendo à necessidade de casa espécie.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Determinadas plantas que são resistentes ao sol vão florir, mas agregado a isso precisam de água. A maioria das espécies que ficam expostas em sol pleno precisa de uma molhação diária, com uma frequência correta. Algumas plantas vão precisar de molhação apenas uma vez ao dia, como bouguevilles, equisórias, leucófitas, éricas, e algumas, que têm concentração de líquido, vão precisar de água duas vezes ao dia, pois caso não tenham vão precisar utilizar o líquido do caule para se hidratar e às vezes ela murcha. Quando você molha, ela repõe essa falta e volta ao ser estado normal.”

O administrador reconhece que plantas e flores trazem muito mais alegria ao cotidiano, e reforçam atitudes valiosas, como cuidado e apreciação da beleza.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Uma casa florida, com jardim, é sempre mais bonita, e lembrando que a planta é um ser vivo que precisa de cuidados, como molhação, limpeza e manutenção, umas um pouco mais outras um pouco menos.”

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ele não esquece das dicas também para quem mora em apartamento. “Quem mora em apartamento virado para o poente terá um índice de calor maior e precisará ter plantas com resistência maior ao calor. Nos apartamentos virados para o nascente está se usando muito hoje plantas que preferem luminosidade, como jiboias, suculentas, cactos e espadas, que são super resistentes, bonitas e com um alto poder de decoração, além de serem modernas”, frisou.

Neste mês de outubro, o Horto Contorno está com uma promoção  imperdível. Começou no dia 22 e vai até o próximo domingo (31).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Há uma grande variedade de rosas do deserto, orquídeas, suculentas e grama tapete com parcelamento em até três vezes sem juros no cartão. Para mais informações: (75) 3614-8888

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade