Bahia

Prefeitura de Serra Preta esclarece sobre cobrança de iluminação pública

Moradores realizarão um protesto neste sábado (29) contra a Lei nº 590/2021.

28/01/2022 às 11h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

A Prefeitura Municipal de Serra Preta, município a 54,3 km de Feira de Santana divulgou, na manhã desta sexta-feira (28), uma nota de esclarecimento sobre a Lei nº 590/2021 que institui a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) na cidade, após moradores da sede e distritos apresentarem insatisfações.

No município, o projeto da Contribuição de Iluminação Pública foi encaminhado pelo prefeito atual, Franklin Leite (DEM), e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 2021, causando muita polêmica.

Em nota, a prefeitura esclareceu que a CIP tem o objetivo de melhorar a qualidade da iluminação pública, trazendo benefícios para o município a exemplo da regulamentação do serviço. Confira:

Como forma de melhorar a iluminação pública no município, a Prefeitura de Serra Preta, através da Lei nº 590/2021, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, institui a cobrança da (CIP) Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública, e isenta os contribuintes residenciais e os não residenciais que gastam até 50 KWh.

O objetivo da Lei é melhorar a qualidade da iluminação pública municipal e regulamentar a relação entre a Coelba e o município. “Existe um convênio entre a empresa e a prefeitura, porém sem transparência, e, após a Lei nº 590/2021, isso trará mais transparência nas cobranças desses valores”, disse o advogado Wagner Toledo.

A fim de sanar as distorções existentes na legislação municipal em vigor, a readequação dos valores foi alcançada, depois de um criterioso estudo elaborado pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores.

O novo projeto trará uma série de benefícios para o município, como por exemplo: a regulamentação do serviço, instalação dos medidores com real situação do valor que é cobrado pela empresa, além de mais investimentos em iluminação de qualidade para Serra Preta.

O equívoco por parte da Coelba, foi de que a Lei, aprovada no ano passado, passaria a vigorar este ano e com a cobrança a partir da conta do mês de janeiro de 2022, porém a empresa se antecipou e aplicou a cobrança na conta de dezembro com vencimento em janeiro. De acordo com o advogado Wagner Toledo, o projeto aprovado pela Câmara trata de isenção para contribuintes que consomem até 50kwts.

Uma outra falha por parte da empresa, foi ter cobrado a taxa rural como se fosse área urbana. A equipe jurídica da prefeitura, já enviou ofício para Coelba solicitando todas as correções e pedindo a compensação dos valores para a próxima fatura.

Moradores realizarão um protesto neste sábado (29) contra a Lei nº 590/2021 que institui a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) na cidade. A concentração para o ato começa às 8h, na Feira do Bravo, em Serra Preta.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Sessão da câmara no Centro de Cultura Amélio Amorim

Feira de Santana

Secretária de Saúde será convocada pela Câmara para explicar descumprimento do piso salarial e situação precária do Samu

O requerimento, de autoria da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (16).

16/04/2024 às 16h36

Sergio Moro

Política

Relatório aponta indícios de que Moro abriu processo para permitir repasses de valores de acordos a Petrobras

Segundo documento obtido pelo blog, processo sigiloso teria permitido o direcionamento, por integrantes da Lava Jato, de parte de multas...

16/04/2024 às 12h41

Presidente Lula

Política

Em jantar com ministros do STF, Lula discute nova onda de ataques à corte e ofensiva internacional

Encontro, na casa do ministro Gilmar Mendes, teve participação de Dino, Zanin e Alexandre de Moraes.

16/04/2024 às 12h32

José Ronaldo participa de reunião com pré-candidatos a vereador pelo PDT e PMN

Política

José Ronaldo participa de reunião com pré-candidatos a vereador pelo PDT e PMN

Os pedetistas têm a liderança Silvano Alves na presidência local, enquanto o PMN é dirigido por Carlos Almeida.

16/04/2024 às 07h30

Colbert X Ronaldo

Eleições 2024

Mesmo sem confirmar presença no lançamento de pré-candidatura de José Ronaldo, Colbert deseja "todo sucesso"

Colbert também informou que poderá apoiar o pré-candidato, caso seja solicitado.

15/04/2024 às 16h15

reunião embasa moradores de Fazenda Boa Vista no Distrito de Maria Quitéria e para a Fazenda Floreto e Lizibia no 1 Distrito de Jaguara

Feira de Santana

Cerca de 170 famílias serão contempladas com a extensão da rede de água no Distrito de Maria Quitéria e Jaguara

Conforme o ex-vereador Lulinha, esta é uma conquista de quase vinte anos e a previsão é de que as obras...

15/04/2024 às 15h45

image

Rádio acorda cidade