Feira de Santana

Prefeito diz que se for preciso vai ao STF para resolver problema sobre limite territorial de Feira

José Ronaldo disse que é necessário resolver a questão do limite territorial para evitar problemas administrativos futuros.

04/10/2013 às 12h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho deixou claro durante entrevista ao programa Acorda Cidade, na manhã desta sexta-feira (3), que não disputa o Centro de Distribuição da O Boticário com a cidade de São Gonçalo dos Campos, mas sim os limites territoriais de Feira de Santana.
 
Ele questionou o estudo feito pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) sobre os limites da cidade e enfatizou que nunca houve problemas com isso, mas que tomará as providências cabíveis se necessário.
 
“Se continuarem com essa proposta, nós entraremos na justiça e iremos com esse problema, se preciso, até o Supremo Tribunal Federal”, ressaltou.
 
Ronaldo contou que ao chegar à prefeitura foi informado de que havia uma empresa se instalando no limite da cidade sem pedir a licença. A prefeitura, segundo ele, enviou uma correspondência à O Boticário, solicitando a documentação, e a empresa informou que tinha a licença da cidade de São Gonçalo dos Campos.
 
“Essa notificação foi feita há cerca de cinco ou seis meses, quando a obra ainda estava saindo do chão e, portanto, ela não teria prejuízo nenhum. O terreno continua sendo um patrimônio dela. A O Boticário só afastaria um pouco para trás e ficaria no município de São Gonçalo, que é a cidade escolhida por ela para se instalar”, disse o prefeito de Feira destacando que é a favor da instalação da empresa em São Gonçalo.
 
“Quando eu era deputado e estava na oposição, tentaram acabar com a autarquia de Feira de Santana, o Centro  Industrial do Subaé, e fui eu quem lutou na Assembleia Legislativa, fiz emenda em projeto do executivo e não permiti que acabasse a autarquia do CIS. Estendi com minha emenda o CIS para São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira e Conceição do Jacuípe. Tudo isso está arquivado na Assembleia Legislativa. Quem procede assim não é contra município nenhum”, declarou.
 
José Ronaldo disse que é necessário resolver a questão do limite territorial para evitar problemas administrativos futuros.
“Eu não posso ser irresponsável. Se eu não tomar uma atitude, amanhã qualquer pessoa pode entrar com uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Feira de Santana por não lutar pelo limite territorial da cidade. Não lutamos por empresa nenhuma, a questão é o território”.
 
Ainda durante a entrevista, o prefeito recordou que na Caruara, uma comunidade do distrito de Humildes, está localizada a Frifeira, e logo em frente está a comunidade do Rosário, que pertence à cidade. As escolas e a assistência de saúde são de responsabilidade de Feira de Santana, e é neste local onde a O Boticário está se instalando – em frente à Frifeira.
 
“Eu quero crer que o governador não tem conhecimento disso, e que isso é ação de funcionários da SEI. O que não podemos permitir é que tirem 35km² do município de Feira  de Santana como a superintendência quer. Quem é de Feira é de Feira. Sabemos onde é nosso limite e nunca brigamos por isso. A SEI não tem poder de tomar uma decisão. Deve-se apresentar uma sugestão que é levada ao governador, que encaminha a uma comissão na Assembleia. Quem muda limite territorial é a Assembleia Legislativa”.
 
-“Fizeram esse estudo com tanta pressa e agonia que eles apresentaram uma proposta de limite que corta ao meio o prédio da Frifeira, que está instalado há mais de 25 anos, ou seja, uma metade para Feira e outra para São Gonçalo. Anguera é filha de Feira e ontem (3),  apresentaram uma proposta a SEI dizendo que a fazenda de Zé Mendonça, onde tem escolas de Feira  pertence a Anguera. Não posso permitir que tire o território da cidade”, concluiu.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Auto de Natal “Centenário Luz” acontece neste fim de semana

Feira de Santana

Auto de Natal “Centenário Luz” acontece neste fim de semana

O evento também contará com apresentações musicais e uma feira gastronômica

10/12/2023 às 17h53

Praça esportiva da matinha5

Feira de Santana

Campo esportivo da Matinha precisa de iluminação e reparos; atividades eram realizadas diariamente no espaço 

Na área, o projeto ADT promove a ação social ‘Funcional Motiva’, que oferece aulas de atividade física gratuita para os...

10/12/2023 às 09h45

vila dos venezuelanos em Feira de Santana

Bahia

Defensoria instaura procedimento para apurar violações de direitos de indígenas venezuelanos em Feira de Santana

O Padac visa a resolução extrajudicial do conflito e também possibilitará à instituição avaliar e mensurar o total de violações...

09/12/2023 às 17h57

dia da bíblia

Feira de Santana

Evangélicos comemoram o Dia da Bíblia com atos de evangelismo e ação social

Programação teve momentos de orações, ação social, atos proféticos, evangelismo e principalmente, leitura da Palavra de Deus.

09/12/2023 às 12h14

Jairo Carneiro - ft Paulo José acorda cidade

Cultura

Recursos da Lei Paulo Gustavo em Feira de Santana devem ser repassados ainda este mês, diz secretário

Na oportunidade, o secretário respondeu sobre a falta de transparência e diálogo com agentes culturais da cidade. 

09/12/2023 às 07h26

centro de controle e operações - ft ney silva acorda cidade3

Polícia

Centro de Controle Operacional prevê novos investimentos para o monitoramento de Feira de Santana 

Todos os equipamentos disponíveis colaboram com o reconhecimento facial de infratores e a leitura de placas de veículos, através da...

09/12/2023 às 06h41

image

Rádio acorda cidade