Feira de Santana

Prefeito Colbert Martins critica suspensão de cirurgias no HDPA: "decisão insensível, Santa Casa é filantrópica, não paga impostos"

Segundo o gestor, a unidade hospitalar recebe emendas parlamenteares e não pode afastar nenhum tipo de tratamento contra o câncer.

30/11/2023 às 14h55, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Escola do Sítio Novo
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A suspensão de cirurgias para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço em Feira de Santana, ainda é um assunto que segue em discussão.

Após o vídeo do especialista em patologia oral, mestre e doutor, Márcio Campos viralizar nas redes sociais, chamando a atenção da sociedade feirense, sobre a suspensão dos procedimentos cirúrgicos, a direção da Santa Casa de Misericórdia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), se pronunciou informando que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), tem a possibilidade de atender mais especialidades, mas para isso, é necessário financiamento para acolher todos os pacientes.

Diante desta afirmação, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos afirmou que a Santa Casa não comunicou a prefeitura sobre a suspensão, e declarou que se o problema é questão financeira, é necessário que a direção demonstre os valores para que haja planejamento por parte do município.

O prefeito Colbert Martins participou do Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News FM 102.1, na manhã desta quinta-feira (30). Segundo ele, a unidade hospitalar não pode suspender esses tipos de procedimentos cirúrgicos, pois afeta a vida de homens e mulheres.

“O Dom Pedro não pode suspender uma cirurgia desse tipo, porque afeta a vida de homens e mulheres, famílias e crianças, não é uma atitude responsável tomada por um médico suspender cirurgias, o Dom Pedro recebe uma grande quantidade de emendas parlamentares públicas, não cabe ao Dom Pedro, afastar nenhuma possibilidade de tratamento neste momento. Eu acho que é uma decisão insensível, a Santa Casa não paga imposto para contratação de pessoas, exatamente para ser filantrópica, por que que o Emec não recebe nenhuma emenda parlamentar? Por que que a Santa Emília não recebe? Porque não é uma instituição filantrópica, e ela [Santa Casa] deve ser filantrópica, se não for, vira um hospital comum e aí vai ter que pagar os impostos”, declarou.

De acordo com o prefeito, todo recurso financeiro destinado para a Santa Casa de Misericórdia, é enviado diretamente do Ministério da Saúde.

“O dinheiro que a prefeitura recebe, são R$ 42.840.000 até agora, são recursos repassados de Brasília, é um trabalho direto do governo federal e nós repassamos para o Dom Pedro. Não há repasses de recursos para o município, nem recursos estaduais. Então esse dinheiro vem de Brasília, são em torno de 3, 4 milhões de reais por mês e nós fazemos o repasse para a Unacon, que é uma entidade vinculada ao Hospital Dom Pedro de Alcântara, portanto estes recursos que chegam, vão ser repassados para eles fazerem as atenções específicas que dizem respeito ao câncer, e repito, é um programa federal do Ministério da Saúde”, afirmou.

Ao Acorda Cidade, o prefeito informou que estava em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, fazendo parte da Frente Nacional dos Prefeitos. Segundo ele, a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), precisa ser atualizada.

“É preciso mudar a tabela do SUS, não é uma questão de recursos para tratamento de cirurgia de cabeça e pescoço, diagnosticado com câncer, se tem uma cirurgia de fígado para fazer, uma cirurgia de estômago, uma cirurgia de pele, próstata, o que seja, tem que ser tratado. Não é uma questão especificamente de tratamento de câncer de cabeça e pescoço, então o câncer em qualquer circunstância, nós vamos ter que fazer esse tipo de tratamento. A tabela está defasada no SUS, isso não é de agora e este atraso está provocando problemas graves e o que é que ela [ministra] está se comprometendo com todos os prefeitos que lá estavam, é ver a fórmula de se fazer correções na tabela, para poder permitir que todas as ações de tratamento do câncer prossigam”, explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, cerca de 72 municípios da Bahia, são compactuados com a Unacon.

“Nós estávamos discutindo em Brasília, a melhora da tabela, querer tirar recursos do município, mas não é apenas Feira não, são 72 municípios que são pactuados com a Unacon. Eu vou fazer uma reunião na próxima semana, vou chamar todos esses prefeitos para poder a gente mostrar o rosto de todo mundo, porque o problema que tem aqui, tem na cidade de Tanquinho, tem na cidade de Riachão do Jacuípe, Antônio Cardoso, tem em Serrinha, tem em Santa Bárbara, tem todos os lugares, não é somente em Feira de Santana porque esta responsabilidade é do governo federal, tratamento de câncer como outros tratamentos de alta complexidade, é de responsabilidade do governo federal, portanto, nós queremos é resolver, e a pergunta é: a questão é de cabeça e pescoço para fazer cirurgias, mas se for necessário uma cirurgia de rim, não vai ser resolvido? Cirurgia de estômago, não se resolve? Cirurgia de pele, não se resolve? Não é um tratamento específico de câncer de alta complexidade, é de todas as áreas, é uma questão que deve ser tratada como um todo no tratamento de câncer”, concluiu.

Leia também:

Secretária de saúde diz que Santa Casa suspendeu cirurgias de câncer cabeça e pescoço sem comunicar a prefeitura

Santa Casa diz que tem condições para atender cirurgias de cabeça e pescoço, mas é preciso financiamento público

Doutor em patologia oral chama atenção para suspensão de cirurgias para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço em Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. INCRÍVEL A INCAPACIDADE DESTE SENHOR EM TODAS AS ÁREAS DA PREFEITURA. IMPEACHMENT JÁ. MOTIVO TEM DE SOBRA. FEIRA NÃO AGUENTA MAIS UM ANO NÃO

  2. Esse DESPREFEITO deve estar dia brincadeira, falando em ( insensível ), qual a sensibilidade que Cobé tem, um DESPREFEITO que não tem empatia, arrogante, boçal, perseguidor . A pior administração que FEURA já teve, deveria se envergonhar de tanta incapacidade.

  3. Boa tarde Time do Acorda Cidade!
    Mas uma vez essa equipe TOP sai na frente e “provoca” a sonolenta secretaria de saúde do município, que alega ter recebido uma comunicação da Santa Casa que tratava-se de algo em relação a suspensão de cirurgias de cabeça e pescoço e foi incapaz de procurar entender (já que segundo ela não estava claro) o que de fato estava acontecendo precisou esta brilhante equipe levantar a discussão para que se tomasse providências… BINGO!!!!!

    Forte abraço!
    Albino Vasconcelos
    Cj João Paulo II

    1. Concordo plenamente com você e uma solução será encontrada porque através deste veículo de comunicação (sério) a sociedade tomou conhecimento e a prefeitura vai precisar sentar com a Santa Casa para resolver a questão. Muitos políticos agora vão entrar na briga visando obter palanque, mas o principal é resolver o impasse e o atendimento voltar a ocorrer.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade