Feira de Santana

População volta a reclamar de problemas com pagamento do auxílio emergencial e atendimento em agências da Caixa

Milhares de pessoas precisaram sair de casa em um momento de pico de pandemia de covid-19 para resolver problemas com pagamento e algumas até passaram mal.

04/07/2020 às 08h53, Por Andrea Trindade

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Andrea Trindade

Com a liberação de pagamentos de benefícios sociais como auxílio emergencial, pagamento do Abono Salarial do PIS Saque Emergencial do FGTS, milhares de pessoas voltaram às aglomerações das filas nas agências da Caixa Econômica Federal.

Em Feira de Santana o Acorda Cidade conversou com alguns beneficiários na agência da Rua Aristides Novis, que precisaram sair de casa em um momento de pico de pandemia de covid-19 para resolver problemas com pagamento na sexta-feira (3), e até flagrou pessoas passando mal na fila. Em um dos casos foi preciso acionar uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Além disso, o aplicativo Caixa Tem vem apresentando instabilidade dificultando as transações financeiras online.

A dona de casa Edilma Macedo disse que chegou às 8h30 e que além da falta de organização, é grande o tempo de espera para o atendimento.

“Muita gente, um por cima do outro, cheguei às 8h30 e já são quase 12h. Quero resolver meu auxílio emergencial porque fui consultar na quarta-feira e tinha o valor de R$ 600 reais, mas depois fui olhar de novo e tinha a informação de que esse valor todo foi debitado. O dinheiro sumiu da minha conta. Recebi a primeira e a segunda e agora na terceira clonaram meu CPF e está mostrando que eu passei o valor na maquineta. Um problemão”, lamentou.

Rose Mendes contou que no aplicativo consta que ela tem o saldo de R$ 600, mas não consegue utilizar o dinheiro. “E ainda por cima tem a dificuldade de usar o aplicativo, tem essa tal sala de espera. Recebi a primeira parcela porque caiu na minha conta e não recebi nem a segunda e nem a terceira. A empresa onde eu trabalhava fechou e esse auxílio de emergencial não tem nada,” reclamou a beneficiária após passar mais de três horas na fila.

A autônoma Rafaela Silva disse ao Acorda Cidade que recebeu a primeira também porque caiu diretamente na conta da Caixa, porém a segunda e a terceira que precisam do aplicativo para ter acesso, ela não conseguiu sacar. “Consta lá um e-mail que não é o meu e creio que hackearam a minha conta e vim aqui resolver isso”, disse. 

Em caso de fraude com o aplicativo a vítima deve registrar queixa da delegacia.

O que diz a Caixa

Sobre o aplicativo, a Caixa informou ao Acorda Cidade que o Caixa Tem pode não funcionar, automaticamente, em alguns modelos de celulares. Nessa situação, é necessário ir em “Configurações” do celular, opção “Aplicativos”, selecionar o app “Caixa Tem” e dar permissão (marcar) aos itens “Telefone” e “Armazenamento”. Após essa configuração o aplicativo deverá funcionar normalmente.

O banco disse ainda que o Caixa Tem foi concebido, projetado e desenvolvido para ser o menor app do mercado financeiro, justamente para ser leve e rodar em qualquer modelo de smartphone, visando atender assim a todos os brasileiros. Ele consome apenas 3Mb de memória do celular, sendo 15x menor do que a média dos aplicativos do mercado.

Sobre a questão das filas, já houve uma redução considerável do movimento nas agências, desde quando o crédito passou a ser feito no aplicativo, inicialmente, e que neste momento, estão controladas.
 

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Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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