Política

TSE: entidade não encontra falhas em código-fonte da urna eletrônica

Procedimentos de fiscalização serão encerrados em setembro.

31/01/2024 às 07h17, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Urna eletrônica
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Agência Brasil- A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) finalizou nesta terça-feira (30) a inspeção do código-fonte do sistema das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro. A entidade não encontrou falhas ou fragilidade no sistema dos equipamentos.

A inspeção do código-fonte é um procedimento de praxe realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos meses que antecedem as eleições.

De acordo com o representante da entidade, Roberto Samarone, o sistema eletrônico de votação possui recursos avançados de segurança. “Sempre buscamos falhas ou fragilidades, mas, até o momento, nós não encontramos nenhum tipo, nem falha, nem fragilidade”, afirmou.

Desde outubro do ano passado, está aberto o ciclo de transparência do pleito de 2024, ato que permite o início dos procedimentos de fiscalização.

Em dezembro do ano passado, representantes do União Brasil também estiveram no TSE para realizar a auditoria.

Os procedimentos de fiscalização serão encerrados em setembro deste ano, quando o TSE realizará a lacração dos sistemas que serão inseridos nas urnas eletrônicas. No dia 20 de fevereiro, será a vez de representantes do Senado analisarem o código-fonte.

O primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 6 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para elegerem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês e deverá ser realizado em municípios com mais 200 mil eleitores para a escolha de prefeitos que não obtiveram votos suficientes para vencer a disputa no primeiro turno.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fui mesário, presidente de seção eleitoral em muitas eleições, que até perdi as contas..
    Disseram que houveram muitas situações de eleitores, que digitavam o número de um candidato, porém, aparecia a foto de outro diferente daquele que foi escolhido.
    Incrível, que nunca aconteceu nas seções em que trabalhei.
    Esses candidatos agora derrotados, esquecem que foram eleitos anteriormente, dentro do mesmíssimo sistema, e não reclamaram de nada…
    Vai chorar lá no Campo Grande…

  2. O difícil é uma mãe reconhecer que seu filho seja feio e tenha vícios. O certo é perguntar a alguém sem vínculo afetivo SE é ou não.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade