Feira de Santana
Secretário critica demora da Câmara em aprovar cessão de terreno para o Senar: "Cessão do Centro de Convenções foi feita em 15 dias"
Segundo o gestor, esta é uma grande oportunidade para o investimento na área rural da cidade.
16/05/2023 às 12h43, Por Gabriel Gonçalves

Foi realizada na manhã desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Feira de Santana, uma Audiência Pública sobre a cessão de área para o Centro de Equideocultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Parque de Exposições João Martins da Silva.
O Projeto de Lei Nº 005/2022 do poder Executivo completou 1 ano no último dia 10 de maio e ainda não foi aprovado pelos vereadores.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Pedro Américo criticou a forma como o projeto está sendo tratado pelos vereadores e comparou com a cessão do Centro de Convenções para o governo do estado.
“A gente entende que o parlamento tem a autonomia de colocar os projetos em pauta, de fazer as obstruções que são necessárias, mas eu fui muito claro no meu questionamento no sentido de que por que, que uma escola que vai ser construída 100% com recursos da Confederação Nacional de Agricultura, onde todos os cursos são 100% gratuitos, onde a infraestrutura, os custos com professores, os custos de manutenção são todos da Confederação Nacional de Agricultura para montar uma escola de excelência, que já tem em vários lugares do país, e demora um ano para ser votado e a cessão do terreno do Centro de Convenções para o governo do estado foi encaminhada e votada em menos de 15 dias”, afirmou.
De acordo com o secretário, muitas pessoas são beneficiadas com os cursos profissionalizantes.
“A gente inclusive tem uma parceria com o Senar, temos aí mais de 200 pessoas qualificadas só do começo do ano para cá em vários cursos de panificação, vários cursos com relação à produção de alimentos, inclusive planificação que é uma turma que está acontecendo agora nesta semana com 15 pessoas que funciona no Brasil, que já funciona em Feira de Santana e vai ter uma mega estrutura para ter o foco do desenvolvimento rural. O nosso foco na secretaria de Agricultura é desenvolver a zona rural através da qualificação profissional e investimentos na qualidade produtiva”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Prestação de contas
Zé Neto está entre os dois deputados federais baianos que mais destinaram emendas para Secretaria de Saúde
Somente para o Hospital Dom Pedro de Alcântara, ele designou aportes de R$ 8 milhões para custeio, aquisição de equipamentos...
02/12/2023 às 11h03

Justiça
Doença grave não pode impedir posse de aprovados em concurso
A questão foi decidida a partir do recurso de uma candidata que passou em um concurso para cargo de oficial...
01/12/2023 às 08h44

Política
Supremo retoma nesta quinta julgamento sobre precatórios
O julgamento começou na segunda-feira (27), mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro André Mendonça.
30/11/2023 às 08h16

Política
"É equivocado chamar de PL do veneno", diz João Roma sobre PL dos agrotóxicos
Para ex-ministro, a aprovação do PL é um motivo de comemoração, inclusive do ponto de vista ambiental e de saúde....
29/11/2023 às 18h08

Política
Senado aprova mudanças no registro de agrotóxicos
O texto já tinha sido aprovado pelos senadores, que voltaram a analisar o texto depois de alterações feitas pela Câmara...
29/11/2023 às 09h04

Política Internacional
Lula se reúne com empresários sauditas, no 2º dia da agenda internacional pelo Oriente Médio
Presidente está em Riade, na capital da Arábia Saudita, onde também participará de seminário da Embraer.
29/11/2023 às 08h55
A câmara de vereadores parece trabalhar contra o crescimento da cidade. Só aprova propostas que venham do Governo do PT e contra tudo que o prefeito proponha
Para mais transparência e legitimidade, será proveitoso mostrar à comunidade do que se trata. O que é o Senar? Tem fins lucrativos? Quem lucra? Não tem fins lucrativos? É público ou 365755? Ou ambos? Vai beneficiar a quem? Como? Quais serviços serão prestados? Mudou para melhor a realidade de alguma região? Qual região? Como foi a experiência? Tem depoimentos?
Ficar só na tabelinha Prefeitura/Câmara, sem informar à população, é empurrae goela abaixo a cessão de um patrimônio público sem um debate com os donos, ou seja, a comunidade. Feito isso, a população poderá, quem sabe, até pressionar a Câmara, caso compreenda que será proveitoso a todos. Caso contrário, as classes produtoras que levantem fundos para comprar uma área.
Escola técnicas e com vagas gratuitas serão sempre bem vindas em qualquer município onde os vereadores e o prefeito tenha o mínimo de respeito a população.
Só mesmo aqui em Feira de Santana que os vereadores não estão preocupados com a população, **********