Política

Rui Costa diz que 'no passado, policiais empurravam sucatas e usavam 38 velho'

O governador Rui Costa voltou a afirmar sobre a realização de concursos públicos para a área da segurança pública e a educação no estado.

12/07/2022 às 18h57, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Em visita ao município de Anguera, na manhã desta terça-feira (12), onde assinou ordens de serviço para um pacote de obras em infraestrutura e educação, o governador Rui Costa rebateu críticas da oposição acerca da segurança pública no estado da Bahia.

“Tem gente falando por aí que o contingente de policiais é menor que o de 2006, no governo Paulo Souto. Mas, temos esse ano, somando Polícia Militar e Civil, 4 mil policiais a mais do que tínhamos em 2006, e só no meu governo são 10 mil aposentadorias de policiais militares. Então eu recomendo às pessoas que querem ser pré-candidatas a governador que não falem bobagem, estudem, e se quiserem venham tirar as dúvidas comigo que eu esclareço. Fica feio falar bobagem, mostra que você não conhece o estado que não quer governar”, disparou.

Apesar das críticas constantes envolvendo o aparato policial, o governador declarou que atualmente as viaturas da polícia são novas ou seminovas, e que no passado os policiais tinham que empurrar sucatas durante o serviço.

“Todos lembram como era no passado, e os prefeitos tinham que emprestar carro para a polícia utilizar. Os policiais tinham que treinar para empurrar os carros, pois eram velhos, sucatas. Usavam aquele 38 velho, e agora usam armamento moderno; aprovamos a compra de mais mil fuzis para reforçar a Polícia Civil e a Militar. Nunca a polícia teve equipamentos na quantidade e qualidade que tem hoje”, sustentou o governador.

Ele destacou ainda que a Bahia tem liderado os investimentos em tecnologia, possibilitando mais prisões de procurados pelas Justiça, através do reconhecimento facial.

“São investimentos em tecnologia, como estamos importando, que é o reconhecimento facial, de placas e a modernização de toda a comunicação da Polícia. Hoje todos os 22 centros de comunicação estão integrados, e nos últimos dias complementamos com mais algumas cidades a questão do videomonitoramento. Somente neste período do São João foram 300 prisões pelo reconhecimento facial, prendemos gente na Bahia que era fugitiva do estado de São Paulo. Então é o estado do Brasil que está liderando o investimento em tecnologia”, afirmou.

Concursos Públicos

Ainda durante o seu discurso em Anguera, o governador Rui Costa voltou a afirmar sobre a realização de concursos públicos para a área da segurança pública e a educação no estado.

“Agora em julho, quem quiser fazer concurso vai ter o concurso da Polícia Civil com 1 mil vagas. E nós autorizamos, vai ter agora no segundo semestre, pra quem quer estudar, para quem quer ser policial, 2 mil vagas para a Polícia Militar. Vai ter 500 vagas para o Corpo de Bombeiros e também 400 vagas para a Polícia Técnica. No total, serão 3.900 vagas para a área de segurança. E ainda 2.100 vagas para a área da educação, para os cargos de professor e coordenador pedagógico. Então quem quer entrar para o serviço público pode ir se preparando para fazer a prova e a seleção”, lembrou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Governador tem razão quando fala dos carros sucateados e do revolver 38; Mas é pertinente lembrar quê naquela época não existia o crime organizado, o tráfico não era tão intenso como é nos dias atuais, herança do desgoverno do PT, as armas dos bandidos não eram Fuzil nem Metralhadoras ou Pistolas com auto poder de fogo e destruição. só pra refrescar a memória do Governador, e dos que pensam igual a ele; A Bahia tornou-se um dos Estados com o pior índice segurança do Brasil, á partir da era petista.

  2. ESSE TIPO DE COMPARAÇÃO BEIRA O IDIOTISMO, É LÓGICO QUE OS ARMAMENTOS SENDO COMPRADOS HOJE, SÃO MODERNOS, É LÓGICO QUE ALGUMAS VIATURAS ( SÓ PARA O COMANDO) SÃO NOVAS, EXISTEM MUITAS VIATURAS QUE SÓ SERVE PARA O FERRO VELHO, COM PORTAS AMARRADAS COM ARAME PARA NAO CAIR. TEM MAIS, AS ARMAS E AS VIATURAS DA ÉPOCA DO GOVERNO PAULO SOUTO, NAO TERIA COMO SER DE PONTA , COMPARADA AS QUE ESTÃO DISPONÍVEL NO MERCADO, HAJA VISTA A GESTÃO TER SIDO NOS IDOS DE 2006 ( EM CADA ÉPOCA, SUCATAS DIFERENTES) TENHO FOTOS DE VIATURAS E DE ARMAS EMENDADAS COM FITA ISOLANTE, QUEREM VER ? FICA MENTINDO PARA O POVO, NINGUÉM SE ENGANA MAIS COM O PT NÃO.

  3. São boas oportunidades para quem deseja pleitear um cargo na segurança pública do Estado e também da educação w também lembrar da área da moradia pois o Estado precisa avançar neste quesito também.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade