Bahia
Prefeita de Conceição do Jacuípe se depara com diagnóstico financeiro desafiador
Em um pronunciamento, nesta semana, a prefeita Tânia Yoshida (PSD) revelou que muitas medidas precisarão ser adotadas.
24/04/2023 às 15h57, Por Acorda Cidade

Por não haver a correta transição de governo, a atual gestão municipal iniciou o mandato enfrentando verdadeiros obstáculos no tocante ao diagnóstico das diversas áreas da Prefeitura, sobretudo na parte fiscal do Município.
Em um pronunciamento, nesta semana, a prefeita Tânia Yoshida (PSD) revelou que muitas medidas precisarão ser adotadas, mas com validade apenas para o próximo ano, o que traz preocupação.
“Achei que estava tudo ok, mas me deparei com situações em que eu não acreditei. O código tributário está totalmente desatualizado. Vamos atualizar, mas sabemos que a atualização só vai valer para o próximo ano, pois vai passar pela Câmara”, explicou.
O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), por exemplo, é uma das principais ferramentas de política urbana, haja visto que norteia a ação dos agentes públicos e privados. Para surpresa da administração municipal, não há sequer a informação sobre a quantidade de ruas, o que impacta no desenvolvimento de ações.
“Sobre o plano diretor, nós não sabemos nem a quantidade de ruas que têm no município. Nada. Porque não tem um plano diretor. A lei de ocupação do solo a gente só pode fazer após o plano diretor. Então estamos começando do zero”, revelou Tânia Yoshida.
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que se configura como uma das principais fontes de arrecadação financeira do Município, também revela graves problemas, sobretudo no que diz respeito à quantidade de habitantes que pagam o imposto.
“Estamos trabalhando com um tributarista, porque a cidade, na verdade, está um caos. Para vocês terem ideia, são 12 mil imóveis. Sabe quantas pessoas pagam IPTU? Só 3000. E tenho certeza que são as pessoas mais simples. Temos em média 1700 empresas, uma boa parte nem tirava o alvará”, concluiu a prefeita.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Educação
Senai apresenta projeto de cessão de terreno para ampliar unidade em Feira de Santana
A vereadora Eremita Mota afirmou que o projeto é viável e assegurou que o encaminhará para votação, na Câmara.
05/12/2023 às 20h52

Prestação de contas
Zé Neto está entre os dois deputados federais baianos que mais destinaram emendas para Secretaria de Saúde
Somente para o Hospital Dom Pedro de Alcântara, ele designou aportes de R$ 8 milhões para custeio, aquisição de equipamentos...
02/12/2023 às 11h03

Justiça
Doença grave não pode impedir posse de aprovados em concurso
A questão foi decidida a partir do recurso de uma candidata que passou em um concurso para cargo de oficial...
01/12/2023 às 08h44

Política
Supremo retoma nesta quinta julgamento sobre precatórios
O julgamento começou na segunda-feira (27), mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro André Mendonça.
30/11/2023 às 08h16

Política
"É equivocado chamar de PL do veneno", diz João Roma sobre PL dos agrotóxicos
Para ex-ministro, a aprovação do PL é um motivo de comemoração, inclusive do ponto de vista ambiental e de saúde....
29/11/2023 às 18h08

Política
Senado aprova mudanças no registro de agrotóxicos
O texto já tinha sido aprovado pelos senadores, que voltaram a analisar o texto depois de alterações feitas pela Câmara...
29/11/2023 às 09h04
Não entendo o porque dessa preocupação, acho que este é o seu terceiro mandato como prefeita, não podia ter resolvido nos mandatos anteriores?
Salvo engano, os prefeitos municipais foram empossados em 2021. 2 anos e meio depois a prefeita esta fazendo esse diagnóstico só agora?
Não deu tempo de contratar uma empresa especializada para confecção do plano diretor e esse ser apresentado a câmara?
Eu sou morador deste município há 58 anos , muito me admiro Sra.Prefeita eu fiz um mapa do município com todos os logradores nome de rua colocamos placas voluntariamente pra melhor identificação dos namorados e o correio foi colocado na praça esse mapa será que a senhora esqueceu? Não custou nada aos cofres públicos se ainda existisse só era ampliar anexar as novas ruas.Mas como não nome de rua não dá voto tá explicado.