Brasil

Oposição protocola pedido de impeachment de Lula na Câmara

O pedido foi apresentado após declaração em que Lula comparou as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.

23/02/2024 às 22h38, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Presidente Lula - Reprodução: Youtube
Reprodução: Youtube

Agência Brasil – Deputados federais da oposição protocolaram nesta quinta-feira (22) pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a assessoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), autora da proposta, o pedido tem 139 assinaturas e mais quatro nomes serão acrescentados na próxima segunda-feira (26).

O pedido foi apresentado após declaração em que Lula comparou as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus na 2ª Guerra Mundial.

Os parlamentares argumentam que o presidente infringiu artigo da Constituição Federal que prevê como crime de responsabilidade “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”, conforme o Artigo 5° da Constituição Federal.

Nesta semana, ministros, deputados e senadores da base governista defenderam a declaração de Lula. Segundo eles, o presidente buscou chamar a atenção para as mortes de civis palestinos na Faixa de Gaza, e não ofender ou criticar o povo judeu.

A abertura do processo depende de decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Mas o partido do Lula, apoiado pelo Lula e presidido pelo Lula ingressou com pedido de impeachment contra Bolsonaro por falas também. Se duvidar usaram o mesmo texto pronto! Qual é o problema????!!!!!
      A diferença é que não houve votos, nem apoio popular para seguir em frente. Agora já que passou pelo crivo da primeira que ela a votação precisa do apoio popular e deve ser por isso que o STF anda prendendo tanta gente por crime de opinião que nem existe na legislação. Mas o Brasil é assim mesmo um dia você tá caçando o seu rival político e no outro você tá sendo caçado. Junte isso ao escândalo de Marajó que o atual presidente encerrou o projeto de proteção as crianças que estão sendo abusadas, traficadas e exploradas sexualmente, sendo mortas para venda de órgãos e até o momento o atual presidente não fez nada e não fala nada. Ele bem seletivo quanto a declarações sabe opinar sobre uma guerra que não é dele mas não sabe proteger as crianças no próprio território.
      Mas a culpa não é só do governo dele e dos órgãos públicos que receberam a denuncia e nunca investigaram. A culpa também é da mídia que por causa de falas a todo momento faz uma matéria diferente. Mas ninguém houve falar dessa barbaridade que está acontecendo no Marajó e a população também que fica calada enquanto ficam brigando por causa de política.

  1. Pessoal não tem noção. Querem fazer o Brasil de bagunça mesmo.
    Impeachment por causa de uma fala.
    Isso e dó de cotovelo, inveja, insatisfação com a derrota, não se curarm e nem vai se curar da perda das eleições e fica tornando tudo mais difícil. Fazendo perseguição.
    Brasileiros que não tem nada de patriotas e nem sabem ser.
    Só sabem ser mal e perversos, escandalizando e fazendo justiça por se mesmo a qualquer custo.
    Só querem na verdade assumir o poder, fingindo estar procurando fazer o certo.
    São insensatos,e nem sabem discernir o que é bom ou ruim.
    Então vão procurar o que fazer e parem de levar o Brasil ladeira a baixo!
    Sejam honesto com vocês mesmo em primeiro lugar.

    1. Meus vizinhos até 2022 faziam muitos churrascos, será que eles compraram alguma nova churrasqueira que não faz fumaça? Ou é a picanha que é distribuida gratis não tem cheiro?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade