Política

“Não existe a possibilidade de ser vice de quem quer que seja”, declara Pablo Roberto sobre pré-candidatura à prefeitura

O deputado falou também sobre os bastidores da política feirense, como também, as alianças partidárias.

01/04/2024 às 15h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

deputado Pablo Roberto_ Foto Acorda Cidade
Foto: Arquivo | Maylla Nunes/Acorda Cidade

Com o cenário político aquecido com o lançamento de nomes que concorrerão às eleições deste ano e também as filiações aos partidos, a pré-candidatura do deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), está mais que confirmada como uma das opções ao eleitorado local, competindo com os possíveis nomes de Zé Neto (PT) e José Ronaldo (União Brasil).

Ao Programa Acorda Cidade, através de um bate-papo esclarecedor na Rádio Sociedade News, na manhã desta segunda-feira (1º), o político fez declarações sobre as propostas junto à federação ao qual faz parte, além de tirar dúvidas sobre os rumores de possíveis relações partidárias e fake news.

Questionado a princípio sobre a permeância como pré-candidato, Pablo Roberto destacou que o projeto está mais que de pé.

“Fizemos o lançamento da pré-candidatura ainda no ano passado, estamos caminhando muito na cidade, abriremos na Avenida Getúlio Vargas, na próxima semana o comitê de pré-campanha já que a legislação permite, estamos com o nosso plano de governo, conversando com a sociedade, as pessoas de modo geral. É um movimento para valer, embora temos a necessidade diária de combater a onda das fakes news, informações que dizem que Pablo vai apoiar A, que vai apoiar B, que vai ser candidato de C e nós estamos tendo esse exercício diário de dizer às pessoas que esse movimento de pré-candidatura é pra valer”, disse.

Deputado Pablo Roberto
Foto: Christiane Castro/Ascom Pablo Roberto

Federação partidária

Carregando a sigla do Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB), o deputado estadual é o atual presidente da federação em Feira de Santana, que une o PSDB junto ao Cidadania.

Sobre o processo da união de partidos que envolvem outras presidências na cidade, Pablo Roberto também explicou sobre decisões partidárias durante quatro anos.

“A federação surgiu antes um pouco da última eleição nacional que serviu para uma organização dos partidos que tiveram suas bancadas reduzidas pudessem se associar para terem seus espaços de bancadas no parlamento nacional e isso se estendeu por todo o país. Aqui em Feira de Santana, nós temos a do PSDB e do Cidadania que é uma federação nacional, juntou os dois partidos e assinaram um contrato de um período de 4 anos onde assumem o compromisso com o país de que todas as eleições eles irão disputar juntos. Essa federação na Bahia é liderada pelo deputado Adolfo Viana e aqui em Feira de Santana eu sou presidente da federação. Se Wilson Falcão é o presidente do Cidadania, é uma posição à parte. Estamos falando de federação. Quem decide as questões é a federação, principalmente Feira de Santana porque as cidades acima de 200 mil eleitores têm uma posição diferente, então seguem unidas para a candidatura”.

Vice-prefeito?

Diante dos rumores que percorrem a política, principalmente sobre a possibilidade de disputar à prefeitura de Feira de Santana na posição de vice, Pablo Roberto descartou a chance concorrer à vaga. Ainda segundo ele, a decisão de se tornar pré-candidato como prefeito foi também planejada com antecedência com a coligação partidária.

“De forma muito clara, direta e objetiva, não existe a possibilidade de eu ser vice de quem quer que seja. Com todo respeito ao posto de vice, ser vice em uma cidade do tamanho de Feira, com a importância que Feira tem não é nenhum demérito, mas não vou disputar a eleição deste ano nesta posição. Eu comecei a falar sobre as eleições de 2024 antes das eleições de 2022, quando eu já fazia um alerta no grupo para organizar se houvesse um indicativo de ter uma unidade na eleição. Como isso não aconteceu, aconteceu esse modelo em que todo mundo fica calado, parado, com os braços cruzados em casa e quando chega perto diz que o candidato é tal porque é apenas aquele nome que se criou uma visibilidade. Então, isso passou, eu decidi junto com o nosso grupo apresentar a nossa pré-candidatura de Feira de Santana”, frisou.

José Neto X José Ronaldo

Não há segredos de que os possíveis pré-candidatos à prefeitura de Feira de Santana, José Ronaldo e Zé Neto Neto estiveram em diálogo com o deputado estadual para garantir a aliança na campanha partidária. Porém, por mais que haja conversas, Pablo Roberto reforçou que permanece independente da corrida eleitoral.

“Não há possibilidade de voltar atrás, as conversas sim existiram, tanto com Zé Neto quanto com José Ronaldo, não sou inimigo de nenhum dos dois, conversei um pouco mais com José Ronaldo e na conversa eu deixei claro a minha posição e vida que segue”.

Relações

Outro ponto mencionado pelo pré-candidato Pablo Roberto são as relações políticas e pessoais que mantém com autoridades do município, à exemplo da presidente da Câmara de Vereadores, Eremita Mota, filiada ao PSDB. Para o político, mesmo mantendo uma relação de respeito com a vereadora, e mesmo que o partido aconselhe a apoiar um candidato da mesma coligação partidária, cada filiado é ‘livre’ para decidir em quem apoiar.

“Na Câmara atualmente temos uma vereadora do partido que é Eremita. Fui vereador em duas oportunidades com Eremita, temos uma relação harmoniosa mas a política é assim, nem sempre ela caminha com as pessoas que necessariamente fazem parte do seu partido. Não sei ainda, não ouvi a declaração do seu futuro político mas sempre que temos a oportunidade conversamos sobre o futuro de Feira. O partido também não a obriga a me apoiar, estamos em uma janela partidária, onde os detentores de mandato estão livres para escolher o partido. Mas, se ela permanecer, a orientação do partido é que apoie o seu pré-candidato a prefeito. Mas, quem está na política também sabe que a pessoa pode ser filiada a um partido e se identificar com um candidato de outro, é muito comum e ninguém morre por isso”, contou.

Já com o prefeito Colbert Martins, conforme Pablo, há também um vínculo político, principalmente na resolução de problemas da cidade. Para ele, há uma relação “de muito respeito”com o gestor municipal.

“Nasci sem cargo, a relação é institucional é normal, conversei com o prefeito semana passada sobre as questões da cidade, tenho colocado o meu mandato sempre à disposição, sobre emendas impositivas tenho conversado, mas temos uma relação de muito respeito e não existe a história de que estamos rompidos. Claro que a vida pública nem sempre coloca as pessoas no mesmo campo, mas não significa que somos inimigos”.

Avaliação

Eleito deputado estadual em 2022 com 55 mil votos no estado, sendo 42 mil em Feira de Santana, Pablo Roberto finalizou ainda enfatizando a decisão de disputar a vaga da prefeitura. Ele também falou sobre o processo de gestão de campanha, aliada à experiência na política local.

“A minha eleição enquanto deputado eu vejo como um chamamento, um reconhecimento de que a população está vendo o nosso trabalho, fui vereador em duas oportunidade, secretário em três, então esse acúmulo do trabalho que desenvolvemos tem nos credenciado a isso. Tenho andado muito na cidade e a gente ouve muito esse sentimento de ter a oportunidade de ter outros candidatos na cidade, viemos de uma polarização de 25 anos, nada contra CPF de quem quer que seja, mas acredito que essa polarização trouxe também malefícios a Feira de Santana, a cidade poderia estar em um patamar muito maior com geração de emprego, renda, mobilidade urbana que suprisse com os interesses da população. Independente do resultado lá na frente, quero que Feira tenha escolhas, então quanto mais candidatos, o eleitorado vai ter a oportunidade de conseguir e debater outras propostas”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aí já sabe, né? Ele vai dizer como ACM Neto: No segundo turno ,”Para mim tanto faz.” Pablo ,deixo um bom conselho.Melor tentar a reeleição!

  2. Pablo,Pablo,Pablo….Não vá com tanta arrogância assim,não vá com tanta sede a esse cálice, você só tem a área de saúde a seu favor,mantenha a boca fechada para não pagar pelas palavras ditas agora. Para concorrer contra a turma de JN,só o PT de Zé Neto, os demais são apenas pra elencar a lista de candidatos. Mas vou aguardar Outubro chegar,está muito cedo ainda pra pra vc estar afirmando uma coisa assim tão séria, boca fechada é tesouro guardado. E em terra de sapo,mosca não dá rasante meu amigo. Abraços e boa sorte.

  3. Pablo tem muitos votos da turma da área de saúde, para prefeito ele não se elege,mas seria um braço forte como vice,e é isso que vão fazer, levar Pablo para vice prefeito e ganharem as eleições. E ele não diga dessa água não beberei. Pois está muito cedo para isso,. Até um peixe se livra de problemas,se mantiver a boca fechada Pablo. Fica ligado.

  4. Colega Pablo Roberto. Saia fora de problema,ainda não é sua hora,seria muito bom mudar o cenário dessa cidade. Mas enquanto JN viver,vai ser isso aí, infelizmente a maioria dos eleitores vivem dos favores e não da mudança. Sabemos que o micareta ajuda em uma certa porcentagem os pobres,mas são a minoria,pois os lucros mesmo,vão para os grandes. Torço muito por vc Pablo, e pela mudança de FSA. Mas está difícil de olhar pra nossa cidade do jeito que está, e sinceramente são muitos os descasos. Que DEUS nos abençoe.

  5. Isso aí é conversa, todo mundo que primeiro, se manter relevante politicamente, segundo, todo partido vai lançar algum candidato com zero chance, só para o fundo eleitoral, terceiro, isso daí é para barganhar um espaço na próxima gestão.

  6. Boa noite, o engraçado é saber que esse “PAVÃO CANDIDATO” elegeu o atual gestor com técnicas pouco louváveis, a exemplo de em plena PANDEMIA, TRAZER O EX DEPUTADO PÁSSARO PARA GERAR AGLOMERAÇÃO QUANDO NÃO DEVIA. ALIADO DO ATUAL GESTOR, CRIA FO EX PREFEITO, E AGORA SE DIZ “NOVO”. O POVO DE FEIRA TEM QUE ANALISAR TODAS ESSAS QUESTÕES

  7. Nada contra a candidatura do deputado estadual Pablo Roberto. Quero apenas lembrar a ele que eleição para deputado é vim coisa e para prefeito, é outra. É só se lembrar da ex deputada federal Dayanne Pimentel que teve um avalanche de votos se elegendo com grande votação para deputada federal e dois anos depois, UMA VOTAÇÃO PÍFIA PARA PREFEITA DE FEIRA DE SANTANA. Ademais tá provado que o eleitor cansou de eleger alguém para deputado por exemplo e depois vem querer a ser candidato ao cargo de prefeito. Conheço muitos casos assim

  8. Exato,caro deputado,que outros Pablos se levantem na política de feira, não é ele o salvador da pátria,mais a idéia de ser uma opção a mais e pelo trabalho já mostrado na política local encoraja o eleitor a apostar em novas idéias!

    1. Pablo Roberto tu é o que mesmo ressuscitou agora, para feira de Santana seguir no caminho certo com Jerônimo governador então meu prefeito será Zé Neto em nome de Jesus feira de Santana já sofre demais com esse atraso que aí está

  9. O Povo quer mudanças e não quer Zé Neto e o PT , e nem Zé Ronaldo .
    Mas a pergunta , quem é Pablo Roberto , na fila do Pão ❓ , Jodilton Souza , dono do Nobre , que poderia ser melhor nome para representar uma Mudança , viu que não vale a pena ,
    Fica Difícil , com as opções que estão aí na Praça .

  10. Isso, já é o grupo de Zé Ronaldo brigando entre si.
    Todas as brigas da câmara com executivo municipal, também é o outrora grupo de Zé Ronaldo, brigando internamente.
    Nem mesmo eles estão suportando mais o chefe.

  11. Acredito que ele sendo vice lhe daria experiência para gerir a segunda maior cidade do Estado da Bahia pois os dois candidatos a prefeito que vão disputar as eleições José Ronaldo de Carvalho e Zé Neto já tem uma vasta experiência em disputa pela prefeitura da cidade destacando que José Ronaldo é o diferencial de todos na minha opinião ele senso vice pra ele seria um grande negócio

    1. Se for comparar Feira de Santana, com outras cidades, verão que a nossa cidade está deveras atrasada. Isso, por conta desta continuidade de um mesmo grupo gerindo a cidade há vinte e cinco anos. Não tem ideia nova.
      Petrolina-PE, cidade menor do que Feira de Santana, com muito menos recursos, muito melhor organizada do que a nossa cidade.
      Dizer que José Ronaldo, cansado, com o seu grupo igualmente cansado, é a melhor opção para Feira de Santana, é não olhar o estado em que se encontra a cidade.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade