Bahia

Governo anuncia investimento para aceleração de regulação

As ações são voltadas para homecare e pacientes renais.

02/03/2023 às 09h49, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

gov-ba governador governo
Foto: Flávio Sande / Política Livre

O Governo do Estado anuncia nesta quarta (1), que passará a investir R$ 116 milhões por ano para acelerar o processo de regulação de pacientes. A principal ação que divulga é o Programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. Este foi lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença da secretária da Saúde, Roberta Santana.

Imagem ilustrativa | Foto: Jorge Magalhães | Secom/Fsa

O investimento vai ser direcionado, sobretudo, a parcerias com as clínicas de hemodiálise. Bem como, ao transporte de pacientes, à contratação de médicos para a regulação e na ampliação do serviço de oxigenoterapia domiciliar. Desse modo, o objetivo inicial é o atendimento domiciliar adequado para liberar novas vagas em unidades para outros pacientes.

“Naqueles lugares que nós não temos serviços de hemodiálise, localizar quais são as prestadoras, as clínicas, os hospitais que realizam isso, e credenciarmos. É claro que essa outra opção é de prestar o serviço em domicílio. A política da secretaria é de justamente garantir que esses serviços possam ser realizados. Mas nesse caso aí não é só na hemodiálise, é para outros serviços que nós temos que fazer de ‘homecare’. Para que, dentro de casa as pessoas possam ser tratadas com responsabilidade”, afirma Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.

Giro de leito

De acordo com o repórter Raul Rodrigues, o reflexo imediato é a liberação de 132 leitos para que a central de regulação possa utilizar.

“Fortaleceu a parte de transporte de terapia intensiva, que auxilia na parte do transporte dos pacientes, aumentando o giro de leito dentro das unidades hospitalares para que tenham maior oferta de leito. E também temos ações na linha de transporte, na linha de aumento dos médicos reguladores, onde a gente pode aumentar o número de médicos que estão avaliando o ingresso de pacientes que entram na tela da regulação”, explica a secretária de saúde.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você precisa investir em melhores profissionais nos hospitais e upas, jeronimo! Aqui em Feira de Santana o atendimento na UPA do Clériston é PÉSSIMO, até parece que os profissionais não recebem salário para trabalhar, médicos ficam dormindo enquanto as pessoas sofrem na tal “triagem” onde até os enfermeiros enrolam para atender. Algum deputado estadual deveria fazer uma visita surpresa disfarçado tanto no HGCA quanto na UPA de lá na madrugada para constatar o péssimo serviço que é prestado por alguns profissionais que, repito, parecem trabalhar de graça!

    1. Enquanto for cabide de empregos de deputados… eles não vão fazer nada contra seus pupilos. E… que nas eleições são seus votos garantidos!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade