Feira de Santana

Audiência pública vai discutir sobre veículos de tração animal das ruas de Feira

O autor do projeto de lei é o vereador licenciado e atual secretário de Agricultura, Pedro Américo Lopes.

25/09/2023 às 17h48, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

carroças feira de Santana
Foto: Abnner Kaique

Uma audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (28), às 8h30, no plenário da Câmara Municipal, para discutir sobre locais permitidos para a circulação de veículos de tração animal nas ruas de Feira de Santana. Existe projeto de lei em tramitação no Legislativo, que trata sobre o tema.

O objetivo de abrir o debate é disciplinar o tráfego  de carroças nas vias centrais da cidade e, aos poucos, substituindo a cultura deste tipo de transporte de diversos produtos por atividades que comprometam menos a segurança dos animais e também dos carroceiros, além do trânsito em geral.

A proposta é vista como um meio de pôr fim aos maus tratos de animais e, ao mesmo tempo, criar alternativas de trabalho formal para quem opera esta modalidade, através da capacitação dos carroceiros para outras atividades, que possam gerar direitos trabalhistas.

O autor do projeto de lei é o vereador licenciado e atual secretário de Agricultura, Pedro Américo Lopes. Voltou a tramitar na Casa subscrito pelo vereador Jurandy Carvalho (PL).

A audiência pretende reunir vereadores, representantes de entidades de proteção animal e da OAB Subseção Feira de Santana, além de secretarias municipais.

Dentre os convidados que confirmaram presença na audiência pública está a advogada Ticiana Lima Ferreira Sampaio, vice-presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Feira.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NÃO tem mais o quê se discutir. Feira, a maior cidade do interior do Estado e uma da maiores do Brasil, com um trânsito caótico e suas ruas esburacadas, fiscalização deficiente e motoristas irresponsáveis, principalmente motociclistas, em grande parte, NÃO cabe mais o trânsito de carroças no centro da cidade. Façam algo mais útil e tragam soluções de verdade.

  2. Essa questão precisa ser tratada pelo poder público de forma justa e madura. Os animais são vítimas de um processo socioeconômico, reproduzindo práticas que eram comuns no século passado.
    É necessário que o poder público municipal assuma o protagonismo de sua obrigação social e política, gerando oportunidades para essas pessoas que estão a margem desse processo, oportunizando geração de emprego e qualificação para inserção no mercado de trabalho.
    Uma cidade com porte de metrópole e com dimensão populacional acima de várias capitais precisa de uma gestão responsável com está parcela sofrida da população.
    Os animais se tornam vítimas de pessoas vitimizados socialmente.

  3. Já passou da hora de regulamentar essa atividade.
    Vemos com frequência maus tratos com os animais, na região do Feira 7 tem um indivíduo que não tem critério com o manejo dos animais, bate com muita frequência e intensidade nos animais, além de colocar carga em excesso.
    Outro problema é que a maioria deixa o animal solto para pastar em locais inapropriados, muitas vezes causando acidentes fatais como vemos com frequência.
    Faça-se a lei e cumpra-se.

  4. Finalmente, espero q realmente seja tomada alguma atitude quanto a este absurdo q perdura até hoje,em pleno 2023, uma cidade com quase milhão de habitantes, a 2° da Bah ia, permitir tamanha atrocidades, maus-tratos, com esses animais. Tem q ser proibido não apenas no centro e sim em toda cidade. Pessoas q sugam esses animais e depois abandonam, adoecidos, velhos, famintos. Chega, tem q ser dado um basta nesse absurdo.

  5. A PERGUNTA É VÃO MATAR OS ANIMAIS É ? QUEM VAI CUIDAR DESSES ANIMAIS DEPOIS QUE OS CARROCEIROS FICAREM PROIBIDOS DE USA-LOS, EU APOIO O FIM DOS MAUS TRATOS DESSES ANIMAIS PELOS CARROCEIROS, MAS QUEM CUIDARÁ DOS ANIMAIS ?

    1. Morrendo eles estão nas mãos destes ditos carroceiros, que sugam a vida destes animais e depois abandonam pelos canteiros da cidade. Até um cego tem visto isso diariamente

  6. Concordo que tem de existir um projeto de lei para a regularização do trânsito deste meio de trabalho de algumas pessoas na nossa cidade mas é preciso também junto com o projeto de lei a alternativa para estes trabalhadores que tiram o sustento da sua família por meio deste trabalho em relação ao maus tratos dos animais já existe lei que os defende tem pensar também nas pessoas

  7. Feira e maior que várias capitais ainda tem esse tipo de transporte agora o piores animais são os gestores públicos cidade suja cheia de buracos nada fuciona.

    1. Demorou até demais pra tomar essa atitude, feira de Santana é uma cidade que não comporta esse tipo de transporte animal fica parecendo coisa de cidade pequena!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade