CIDEM

Audiência Pública discute prevenção de desastres e integração de instituições em Feira de Santana

O evento foi uma iniciativa da Comissão de Saúde e Assistência Social do Poder Legislativo.

03/08/2023 às 09h50, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Audiência Pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Câmara Municipal de Feira de Santana, através da Comissão de Saúde e Assistência Social, promoveu na tarde de quarta-feira (2), uma audiência pública sobre a prevenção de desastres e a integração das instituições que atuam em eventuais ocorrências desta natureza.

Agentes governamentais, representantes de instituições civis e militares que atuam na área foram os convidados. Dentre os palestrantes estavam os professores Jeidson Antônio Morais Marques, que destacou sobre a “Contribuição do Projeto Cidem na prevenção e resposta a desastres”, e Antônio Carlos Estrela, cujo assunto foi o “Treinamento das equipes de Saúde para atendimento de vítimas de desastres”. Abordando a questão preventiva em instituições de ensino, o coronel BM Antônio Júlio Nascimento tratou sobre “Percepção de Risco, controle de pânico e evacuação em escolas”.

Audiência Pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador Silvio Dias (PT) informou que discutir prevenção de acidentes deve ser algo a ser feito no dia a dia.

“Discutir a prevenção de acidentes é algo que a gente tem que fazer no dia a dia e nós temos aqui em Feira de Santana, o congresso que acontece anualmente e que tem uma projeção internacional de desastres em massas, é o Cidem. Este projeto ele tem a ideia de chamar a todas as instituições de Feira de Santana que trabalham com a Segurança Pública, com a segurança da população, para que de forma integrada, possam trabalhar e fazer treinamentos para em casos de um acidente em grande proporções e que todos tenham esta integração. É importante que cada pessoa envolvida na segurança, no socorro, saiba o que fazer. Feira de Santana tem uma característica de ser uma cidade com maior entroncamento do Norte Nordeste, porque passam cargas das mais perigosas, nós temos a ampliação do nosso aeroporto, e isso tudo precisa que a gente esteja preparado para em caso de algum acidente”, disse.

Audiência Pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Silvio Dias, neste ano de 2023, o foco do treinamento será direcionado para acidentes com inundações.

“O objetivo neste ano de 2023 será treinamento para prevenção em casos de acidentes com barragens, inundações, e é algo que a gente tem aqui em nossa região. Uma das maiores barragens do Nordeste, é a Pedra do Cavalo, então a Câmara de Vereadores está aqui não apenas para discutir projetos, mas também discutir o que o poder público deve fazer para se precaver em casos de acidentes que possam acontecer”, destacou.

Audiência Pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), Dart Clair Cerqueira, também esteve presente na audiência pública.

Na opinião dela, o enfrentamento para evitar acidentes com desastres não é tratado como deveria no município de Feira de Santana.

Audiência Pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Feira de Santana é um polo que recebe caminhões e vem agora recebendo também o aeroporto com viagens aéreas. Então este tema que é o de desastres, é algo que a gente vivencia no mundo, nós já tivemos aí recentemente muitos desastres, e para o profissional de saúde, é importante que ele tenha uma qualificação profissional para que ele possa atuar de uma forma efetiva em um resgate às vítimas e nos cuidados para que estes pacientes não venham a ter sequelas no futuro ou que não venham a óbito. É um momento de extrema importância que irá acontecer no nosso município e que precisa ter um olhar do poder público, inclusive de investimento para este projeto”, afirmou.

Audiência Pública
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ainda de acordo com a diretora, as unidades de saúde do município estão precárias.

“Hoje nós temos aqui em nosso município, unidades de saúde muito precárias com péssimas condições de trabalho, profissionais com vínculos precários que a gente vê aí os atrasos de salários através das empresas que gerenciam estes contratos, e infelizmente os profissionais não têm condições inclusive de participar de um evento como este, que é não é totalmente gratuito, ele tem um custo. Então se houvesse um investimento do nosso município, ele seria disponibilizado de forma gratuita para os profissionais e isso se reflete em assistência e qualidade à população”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade