Política

À PF, enfermeira afirma ter emprestado senha para secretário de Duque de Caxias apagar registros de vacinação de Bolsonaro contra a Covid

13/05/2023 às 17h41, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/G1

Em depoimento à Polícia Federal (PF), a enfermeira Cláudia Helena Acosta Rodrigues da Silva disse que emprestou sua senha para o então secretário municipal de governo de Duque de Caxias, João Carlos de Sousa Brecha, excluir registros de vacinação contra a Covid-19 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A PF investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Os fatos são apurados na Operação Venire. O conteúdo do depoimento foi divulgado incialmente pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmado pela TV Globo.

De acordo com as investigações, os sistemas do Ministério da Saúde indicam que duas doses de vacinas contra Covid teriam sido aplicadas em Jair Bolsonaro.

Os dados, segundo os investigadores, foram inseridos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações em 21 de dezembro de 2022 por Brecha.

Uma semana depois, no dia 27 de dezembro, as informações foram excluídas do sistema por Claudia, sob alegação de “erro”. Ela foi um dos alvos da operação.

À PF, a servidora afirmou que foi procurada pelo secretário municipal de governo, mas não recebeu informações sobre quais registros seriam excluídos sob a justificativa de não “envolvê-la em problemas, uma vez que se tratavam de pessoas relevantes e conhecidas”.

Cláudia afirmou que emprestou a senha, porque acreditava que a exclusão dos registros seria “idônea” e disse não ter visto “qualquer má fé” no pedido. A enfermeira disse ainda que só começou a ajudar Brecha após solicitação de sua chefe, a secretária de Saúde, Célia Serrano.

A servidora declarou à PF que não conhece pessoalmente Brecha e que os dois apenas trocaram mensagens de whatsapp.

Operação Venire


Conforme as investigações, teriam sido forjados dados nos cartões do hoje ex-presidente Jair Bolsonaro, da filha de Bolsonaro, hoje com 12 anos, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, da esposa e da filha dele.

Essa suposta falsificação teria o objetivo de garantir a entrada de Bolsonaro, familiares e auxiliares próximos nos Estados Unidos, burlando a regra de vacinação obrigatória.

Após a operação, Bolsonaro afirmou que “não houve adulteração” da sua parte. Na operação, batizada de Venire, seis pessoas foram presas pela PF:

  • Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro;
  • o sargento Luis Marcos dos Reis, que era da equipe de Mauro Cid;
  • o ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros;
  • o policial militar Max Guilherme, que atuou na segurança presidencial;
  • o militar do Exército Sérgio Cordeiro, que também atuava na proteção pessoal de Bolsonaro;
  • o secretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já acabei de crê que a população ainda fica bajulando,os políticos um porque não vacinou a família tem gente que não enxerga mesmo Ruy costa não vacinou os filhos e não deu em nada agora porque é Bolsonaro ficam dizendo que está errado, esse país nosso é uma piada mesmo.kkkkkkkkkk

  2. Por falta de casos de corrupção em outras acusações investigadas e não comprovadas, agora em mais uma, um governo é acusado por uma suposta fraude em um cartão de vacinação. Ao contrário dos grandes e maiores escândalos de corrupção dos governos petistas como o petrolão, o mensalão e as pedaladas.

  3. Negou a ciência, fez e faz campanha contra a vacinação e cometeu fraude nos cartões de vacinação dele e da família ( inclusive uma menor), esse verme tem que ser preso, imagine quantas pessoas morreram indo na conversa desse idiota.
    Agora que a PF bateu na casa dele e já já vai buscá-lo, ele vem com MIMIMI, SEJA HOMEM PORA, DEIXA DE MIMIMI, PARECE MARICAS. A PAPUDA LHE ESPERA, VICE A MICHEQUE E RODA MILÍCIA BOLZONARIA.

    1. Feio vai ser quando a PF bater na casa do nove dedo dessa vez não solta mais não, e hora de vcs do PT comer abóbora 🎃 porque ele se esqueceu da picanha prometida.

      1. O pior do gado bolzomita, é achar que todos que não são alienados igualmente a eles
        , Tem que se PT, existem vários outros partidos e políticos, mas para o gado não pensa assim.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade