Saúde

Política da Saúde do Homem é tema de encontro

Encontro sensibiliza profissionais de saúde para o atendimento ao público masculino

19/04/2011 às 15h57, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Kenna  Martins

Com o objetivo de sensibilizar gestores, colaboradores e profissionais de saúde para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o I Encontro Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. O evento foi realizado no Centro de Cultura Maestro Miro e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa; representante da 2ª Dires, Iracema de Melo; representante da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, enfermeira Jane Selma Simões e Selma Ribeiro, representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.


De acordo com a enfermeira Jane Selma Reis, referência municipal da Saúde do Homem, o Encontro é a primeira etapa do lançamento da Política Nacional da Saúde do Homem em Feira de Santana, que tem como propósito conscientizar o público masculino com idade entre 20 e 59 anos da necessidade de atenção e cuidados com a saúde.


“Sabemos que é muito grande a dificuldade de convencer o homem de que é essencial ele procurar o serviço de saúde para prevenção, normalmente eles só chegam às unidades através do serviço de emergência e primeiro socorros. Então, nosso propósito é que eles entrem no serviço de saúde através das unidades de atenção básica”, destaca a enfermeira informando que a capacitação dos profissionais envolvidos para atendimento aos pacientes na rede pública.


A campanha, que este ano tem como tema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, tem como foco a prevenção de doenças apontadas como principais causadoras de óbitos entre homens, com a hipertensão, doenças coronarianas e câncer de próstata. Segundo Gilberte Lucas, diretora da Rede Própria de Saúde do Município, os indicadores apontam baixo índice de homens que são atendidos na rede. “A realização de campanhas se configura em estimular a população a procurar determinado serviço. Então, essa mobilização serve para sensibilizar os homens a procuraram os serviços na rede e reverter esses índices”, afirma.


Gilbert Lucas informa, ainda, que a comunidade masculina residente nos distritos também serão atendidas durante a Campanha, para isso haverá capacitação dos agentes comunitários de saúde com o intuito de estimular os homens da zona rural a se submeterem a exames de prevenção. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade