Operação Astreia

PF, PM e MP deflagram operação contra tráfico de drogas na Bahia e Pernambuco

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro.

20/06/2023 às 06h40, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Operação astreia
Foto: Polícia Federal

Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Astreia, com o objetivo de desarticular facção criminosa especializada em tráfico de drogas para os estados da Bahia e Pernambuco. A ação conjunta é realizada pela Polícia Federal, com o apoio do Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do MPBA e das Polícias Militares dos dois estados.

Desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 Policiais Federais, com a participação dos Grupos de Pronta Intervenção-GPI das Superintendências Regionais da PF na Bahia e Sergipe, cumprem nove mandados de prisão temporária e 12 Mandados de Busca e Apreensão, nos Estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. Foi deferido, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de oito investigados.

Operação astreia
Foto: Polícia Federal

As investigações revelaram conexão do grupo criminoso investigado com uma série de delitos, dentre eles, tráfico de drogas, armas e homicídios, aumentando significativamente a violência local. Constatou-se, ainda, que o líder da facção, apesar de ser Juazeirense, estaria residindo em Aracaju, de onde comandava a atuação do referido grupo criminoso.

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro, cujas as penas somadas pode chegar a 33 anos de reclusão. Caso seja comprovado homicídio, a pena é de 12 a 30 anos.

Astreia, na mitologia grega, é considerada a Deusa da Pureza, o que se correlaciona à suposta qualidade da droga comercializada pela facção. Além disso, a Deusa Astreia traz a imagem da balança, símbolo da justiça, para lembrar aos homens que tudo tem seu contraponto.

Operação astreia
Foto: Polícia Federal
Operação astreia
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude da organização criminosa, bem como identificar outros integrantes.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade