Polícia

Ossos de idosa desaparecida e bilhetes que indicam extorsão são encontrados

Vera Lúcia Vaz Vieira, de 73 anos, desapareceu em 19 de junho, em Itabuna. Os ossos dela foram achados no dia 25 de junho e submetidos a exame.

22/07/2023 às 08h54, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil de Itabuna confirmou, na última sexta-feira (21), que encontrou os ossos da idosa que estava desaparecida na cidade desde o dia 19 de junho. O material humano foi achado em 25 de junho, na zona rural de Ilhéus, e submetido a exames pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Com base na análise da arcada dentária e na radiografia do crânio, foi possível confirmar que os ossos achados eram de Vera Lúcia Vaz Vieira, de 73 anos. Até esta sexta, ninguém foi preso.

Segundo o delegado Evy Paternostro, a suspeita é que o caso seja um crime de extorsão mediante sequestro. No local onde há vestígios da passagem dos criminosos, foram achados cheques e diversos bilhetes. Em um deles, foi pedido R$ 1 milhão. A polícia disse que o material foi achado na BR-101, mas não deu detalhes.

“Tirem a polícia do caso para o bem de Vera. Os parentes são os culpados de tudo. Serão três contatos, com esse. Queremos um milhão até amanhã”.

Ainda conforme disse o delegado, os sequestradores fizeram contato com os familiares e houve negociação, porém em determinado momento os contatos pararam de acontecer. Segundo a polícia, a idosa já havia sido morta durante o processo de negociação entre criminosos e familiares.

“Um homem não identificado fez contato com a família, indicou um local da BR-101 onde estariam os pertences dela. A polícia foi até o local e arrecadou esse material, que se trata de dois cartões bancários da vítima, talões de cheque com possivelmente com a assinatura dela e um bilhete dando instruções da extorsão mediante sequestro”, explicou o delegado.

Ainda de acordo com as investigações, a idosa foi tirada de casa e levada para a localidade de Japu, em Ilhéus. Lá, ela foi submetida a cárcere privado e depois, morta. Ainda não se sabe a causa da morte.

Relembre o caso

O desaparecimento de Vera foi constatado após a casa em que ela mora ser encontrada aberta, mas sem sinais de arrombamento. Os familiares informaram que ela foi vista a última vez na manhã do dia 19 de junho, quando saiu para caminhar com a irmã.

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O imóvel da idosa estava bagunçado, com pedaços de cabelo, marcas semelhantes a sangue e dois copos com restos de café. O computador dela também foi encontrado ligado.

A Polícia Civil já trabalhava com a hipótese de sequestro, pois houve indícios de uma ação violenta com a retirada da vítima do imóvel para um lugar desconhecido.

A perícia coletou impressões digitais no interior do imóvel. A bolsa da idosa foi encontrada no apartamento, no entanto, os cartões de crédito e o celular não foram achados.

Desesperados com o desaparecimento de Vera, os familiares espalharam outdoors com fotos da idosa em sete cidades. Ao todo, 11 outdoors foram espalhados nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Itajuípe, Uruçuca, Una e Itapé.

Depois disso, os familiares alegaram que recebem diversas denúncias falsas, além de extorsões em troca de informações.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A mulher sumiu dia 19. Dia 26 é achado uma ossada e a poliafirma ser dela. Ou tá havendo um engano ou foi feita uma decomposição química da parte carnea desse corpo. Só sei que há muitas perguntas sem resposta.

    1. Os ossos da mulher foi encontrado 06 dias após o desaparecimento?
      Perdão, mas ou a mulher foi cruelmente desossada ou esses CSI da Bahia não trabalham direito.
      Tem certeza que foi feito exame de DNA e deu positivo pra essa senhora??
      Algo não esta certo.

    2. Também fiquei intrigada com essa afirmação! Como em apenas uma semana um corpo pode ter se decomposto totalmente a ponto de só restar a ossada?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade