Polícia Federal

Operação é deflagrada para combater obtenção de benefícios fraudulentos do Bolsa Família

Benefícios estavam sendo solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados brasileiros.

06/03/2024 às 10h35, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Polícia federal
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a “Operação Códigos Ilícitos” que apura a obtenção fraudulenta de benefícios sociais do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal, atualmente chamado de Bolsa Família.

A investigação iniciou no final do ano de 2022 quando a Polícia Federal tomou conhecimento que funcionários de uma lotérica foram cooptados por agentes criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

No curso da investigação foi identificado que os benefícios estavam sendo solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, residentes na Bahia e em outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento da fraude.

Posteriormente, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo Caixa Tem e os benefícios eram sacados pelos grupo criminoso mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (token) de saques.

Visando coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo criminoso, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão, na cidade de Ilhéus, bem como outras medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal da cidade.

A investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com as oitivas dos envolvidos. O crime investigado é o de peculato furto, previsto no artigo 312, § 1º, do Código Penal, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade