Polícia

Número de homicídios cai 40% na primeira quinzena de janeiro em Feira de Santana

Delegada destaca trabalho da Delegacia de Homicídios nas elucidações de homicídios e as ações conjuntas com a Polícia Militar.

18/01/2024 às 06h31, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Adolescente de 17 anos assassinado a tiros
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A primeira quinzena de janeiro apresentou uma redução de 40% no número de homicídios em Feira de Santana, comparado ao mesmo período do ano passado. Somente no ano de 2023, do dia 1º ao dia 15, 21 homicídios foram registrados. Já em 2024 e neste mesmo período, foram registrados 15.

Os dados de redução são significativos, já que envolvem o combate à criminalidade no município. O Acorda Cidade conversou com a delegada Klaudine Passos, Coordenadora Regional interina, que destacou o trabalho da Delegacia de Homicídios (DH) na de elucidações e redução de homicídios.

“É com grande satisfação que a gente apresenta esses dados de 40% de redução de homicídios aqui na cidade de Feira de Santana, haja vista que no mesmo período do ano passado, nós tivemos mais de 20 homicídios, sendo que agora nessa quinzena, tivemos apenas 15 homicídios, sendo importante elucidar o que só nesta primeira quinzena, agora em 2024, a gestão do Dr. Yves já conseguiu cumprir 30 mandados de prisões, dentre prisões temporárias e preventivas. E esse é um modelo de gestão que vem combatendo tanto a questão do tráfico de drogas, quanto a questão dos homicídios da cidade, promovendo um ciclo de operações que começou desde agosto do ano passado, mantendo já o que o Dr. Roberto Leal vinha fazendo na cidade, e o Dr. Yves, então, vem intensificando essas ações e o resultado disso é uma redução de homicídios que a gente pretende estar reduzindo cada dia mais”, frisou.

Delegada Klaudine Passos
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em média, também nesta primeira quinzena, dois mandados de prisões foram feitos por dia em Feira de Santana. A delegada pontuou ainda o trabalho da parceria entre as Polícias Militar e Civil no combate ao crime.

“A gente pontua isso também como positivo dentro da gestão, porque, na verdade, são 15 dias e 30 mandados de prisões cumpridos. Isso nós tivemos agora na sexta-feira uma outra Operação na qual foram cumpridos 12 mandados de prisão também e isso pontua positivamente, porque a Polícia Militar juntamente com a Polícia Civil, essa foi uma operação conjunta das duas polícias dando cumprimento aos mandados de prisão, que foram representações aqui nossas da Polícia Civil, e com apoio também de toda a comunidade, haja vista que você só consegue fazer as representações devidas com as oitivas que são colhidas, com as investigações, com o serviço de inteligência, enfim. Todo um conjunto, Polícia Militar, Polícia Civil juntos nesse enfrentamento aqui do tráfico de drogas e homicídios na cidade de Feira de Santana”.

Ainda sobre a redução dos homicídios nesta primeira quinzena, a Coordenadora Regional finalizou dizendo que o planejamento da Polícia Civil e da DH, no comando do delegado Yves Correia, é realizar um trabalho efetivo na gestão operacional e no combate ao tráfico e homicídio.

“Na verdade, o Dr. Yves vem com o ciclo de operações aqui na cidade de Feira de Santana, a gestão também sendo pautada nessa questão operacional. A gente pretende, Dr. Yves vem pretendendo a todo mês estar deflagrando operações na cidade, mapeando essa questão do tráfico de drogas, vendo o impacto do tráfico no homicídio, na questão dos homicídios, para que a gente possa estar cada dia combatendo de maneira mais ingente e cumprindo os mandados, como vem sendo feito até agora. A gente conclama a população que faça as denúncias para que a gente possa o mais rápido possível estar colocando, estar fazendo as apresentações e prendendo as pessoas que insistem em tangenciar a legislação”, concluiu.

Informações do repórter Aldo Matos

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todo o Brasil sabe que depois que a PF e não a PC de feira veio e trabalhou em cima do maior grupo criminoso de milicianos,tráfico de drogas e escritório que recebia dinheiro para colocar o grupo deles de extermínio , a violência em feira caiu 90% . Parabéns a todos envolvidos no trabalho do Ell Patron

    1. E foi tudo isso o que aconteceu no mês passado mesmo , logo que a PF prendeu a cúpula da central criminosa de feira e região tudo se reduziu

  2. Essas pesquisas deveriam se chamar ENGANA TROUXA, porque a realidade é que morre gente todo dia em nossa cidade e não se faz nada pra combater esses crimes, aliás fazem blitz e chamam isso de combate a violência.

  3. Os líderes estão de férias. Até parece que a polícia dita o ritmo dos homicídios em Feira. As facções é que determinam quem fica e que vai.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade