Polícia

Mulher assassinada por ex-companheiro vinha sendo perseguida e foi estuprada

Segundo a delegada, o suspeito já tinha sido preso, mas foi posto em liberdade durante uma audiência de custódia.

23/04/2024 às 14h31, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Deam - Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O município de Feira de Santana registrou na madrugada desta terça-feira (23), o segundo caso de feminicídio neste ano. O primeiro crime aconteceu no dia 25 de fevereiro. A diarista Cláudia Alves da Silva, de 32 anos, foi assassinada a tiros na própria residência, após um desentendimento durante uma festa (relembre aqui).

Já nesta terça-feira, Rafaela Ramos dos Santos, 31 anos, foi assassinada com golpes de faca pelo ex-companheiro na frente do filho no bairro Campo do Gado Novo.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Clécia Vasconcelos, informou que a vítima já tinha uma medida protetiva contra o autor, por ter sido estuprada no mês de março.

Deam - Feira de Santana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“É um fato que abala todos nós que trabalhamos em rede para a proteção da mulher. Rafaela, em fevereiro deste ano, registrou um Boletim de Ocorrência por ameaça. Ela já estava separada, mas ela estava se sentindo perseguida também. Em março, exatamente em 23 de março, o ex-companheiro foi preso, autuado em flagrante delito por estupro. Ele havia estuprado Rafaela. Ele foi liberado para responder o processo em liberdade durante a audiência de custódia e o inquérito foi remitido à Justiça. E agora, esse evento lamentável, um mês após ele ter sido autuado em flagrante delito por ter estuprado essa mulher, que não o queria mais, ele comete esse bárbaro crime contra ela, na presença do filho. Esse menino, de 13 anos, que presenciou tudo, que saiu em defesa da mãe, foi lesionado também. É por isso que o feminicídio é tão grave, porque ele destrói a família, a família nuclear. Esse menino vai ter essa marca para o resto da vida. A Rafaela tem mãe, tem irmãos, tem sobrinhos. É uma família que fica. E a gente precisa muito bater nessa tecla. A mulher foi morta simplesmente porque não queria mais o cara”, explanou.

Segundo a delegada, Rafaela não estava em casa no momento que o autor adentrou na residência. Quando chegou, foi surpreendida. “Ele já estava com a faca, já estava nesse intuito de tirar a vida dela”, disse.

Ao Acorda Cidade, a delegada Clécia Vasconcelos informou que toda a investigação ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“Agora o inquérito de feminicídio fica com a DHPP, que também tem acesso aos procedimentos anteriores que vão mostrar a morte dessa mulher por conta da violência doméstica e da condição de gênero. Comigo, são as providências anteriores. A tentativa de feminicídio, a ameaça, o estupro, uma vez que haja o evento morte, já fica com a Delegacia de Proteção à Pessoa, a DH. Pode ter certeza que todas as forças policiais, todo sistema de justiça está atento a isso para que não se repita”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Mulher é encontrada morta a golpes de faca dentro de casa em Feira de Santana

Diarista é assassinada a tiros em residência no bairro Tomba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu mesmo já tive algumas medidas protetiva onde nunca foi respeitada pelo meu ex companheiro verdadeiramente já dei várias queixas tenho vários números de bo da da nunca tive nenhuma Ronda Maria da Penha a única coisa que eu faço é só orar e Pedir proteção a Deus porque verdadeiramente se for depender dessa Justiça muitas mulheres vão morrer Inclusive a mente uma prima minha que foi morta mesmo tendo uma medida protetiva que esse papel não vale de nada as mulheres estão morrendo do mesmo jeito eu vivo na minha casa trancada e com medo de qualquer hora eu sei a próxima vítima porque a gente vai da queixa fazem uma audiência com cara depois o cara chega lá fora com um sorriso na cara como se não tivesse acontecido nada como da última vez que eu fui lá da queixa Quando eu cheguei em casa o cara já tinha 5 minutos que tinha passado na minha porta Imagine se eu tivesse em casa o que ele poderia ter feito comigo ? só Deus na causa só Deus para nos guardar .

  2. Se não houvesse esse excremento jurídico da audiência de custódia, pode lê também, política esquerdistas do desencarceramento, uma vida seria poupada.

  3. A justiça do país está um c* de cachorro! O CNJ impôs essa audiência de custódia no intuito de facilitar para os bandidos. Isso não passou pela Câmara dos Deputados e nem pelo Senado. Foi simplesmente imposto a revelia.
    Mulheres mãe solo/solteiras/divorciadas, não aceitem conviver com qualquer lixo por receio de ficar só! Não coloquem estranhos para dentro de suas casas com tão pouco tempo de relacionamento! Não exponham seus filhos/filhas de outros relacionamentos. Senão nunca faltará matéria para o Cidade Alerta e o Brasil Urgente.

  4. O juiz ou juíza que liberou o assassino após o estupro deu uma carta branca para matar a vítima, completo absurdo! Estupro é crime grave e aqui foi cometido como vingança, qualquer pessoa seria capaz de prever o resultado morte, como se vê. Com esse judiciário baiano nunca teremos justiça, nem segurança.

  5. Polícia enxugando gelo, preso por estupro e a justiça solta após 24hs( audiência de custódia), kkkk essa justiça só falta uma lona para transformar em bem um picadeiro/ circo dos horrores

  6. Nós estamos vivendo sem justiça alguma está é a grande verdade a moda agora é soltar bandido de qualquer jeito ,estamos em feira oeste ,não me assusta quando a população cansada disso aí faz justiça com as próprias mãos ,estamos caminhado de volta aí tempo que não tinha lei cada um fazia a sua lei ,infelizmente vagabundo no Brasil tem é proteção do estado ,essa pobre mulher foi que virou estatística ,infelizmente mais uma que virou número para o governo e para a justiça.

  7. Isso acontece por causa da impunidade…ou seja, o sujeito cometeu estupro e mesmo assim o judiciário achou que o fato era insuficiente para manter o sujeito na cadeia. Provavelmente, a mulher era pobre, então é só mais um crime pra virar número…a esperança agora é o filho dela crescer e matar esse miserável.

  8. Ele estuprou, foi preso, depois passou por uma audiência de custódia, foi liberado pra responder o processo em liberdade… Estava escrito nas estrelas, que essa pessoa iria novamente fazer algum mal contra essa senhora.
    As leis precisam mudar. Perdeu-se uma vida, que poderia ter sido poupada, caso não estivesse em liberdade o autor de crimes tão bárbaros.

  9. E esse juiz que liberou ele na audiência de custódia, não vai receber nenhuma punição? Pq se ele tivesse mantido o cara preso a mulher estava viva agora

  10. O ERRO É DA LEI QUE SOLTA BANDIDO.
    O ESTADO DEVERIA PAGAR INDENIZAÇÃO A FAMÍLIA PARA APRENDER A MUDAR AS LEIS E MANTER BANDIDO PRESO.

    1. As leis são feitas pelos deputados, que apresentam os projetos de leis, para a aprovação.
      O Estado, só faz executar as leis. Nada fora da lei.
      Fale com o deputado federal para o qual você votou, pra apresentar um projeto que vise alterar a lei atual, “endurecendo” um pouco mais. Muitos e muitos já foram deputados federais, já passaram por lá, e nada fizeram.

      1. A lei atual é suficiente pra manter um acusado por estupro preso, foi leniência do juiz/juíza mesmo. Na Bahia parece que eles pensam que a audiência de custódia existe oara liberar os acusados, ou é estratégia para evitar julgar os pedidos de liberação posteriores dos advogados.

        1. Você fala sem conhecimento algum de causa, vá estudar o código de processo penal e entender o porque o juiz solta nestes casos. Se não sabe, quando o juiz não observa a legalidade para manter a prisão, quem responde é ele. Vote melhor, em vez de votar quando aparece um deputado fazendo calçamento.

  11. O cara estrupa a mulher é preso ,passa por audiência de custódia e é liberado um absurdo isso, depois de um mês mata a mulher, se ele tivesse sido preso enquadro na lei Maria da Penha , tava preso até hoje como tem audiência de custódia soltou, matou

      1. Para que inventaram audiência de custódia só pode ter sido o STF esses juízes não sabe a realidade do nosso povo , só ficam no ar condicionado e quando essas realezas passeiam em com vários seguranças armados e carros blindado.

  12. Mulheres, ao primeiro sinal de que o ” companheiro” lhes ameaçar, acabe logo com ele na primeira oportunidade pois, nesse país não há justiça. Só isso.

  13. É revoltante!! Porque raios da peste este homem não ficou preso? Quer dizer, já tinha um BO contra o individuo e nada acontece… abusa sexualmente da vitima, foi autuado **EM FLAGRANTE ** e sai para responder o processo **EM LIBERDADE**? Vida fácil para o estuprador. Uma mulher que era filha de alguém, mãe de alguém, amiga de alguém, talvez irmã de alguém MORREU POR NADA!! O BO foi um pedido de ajuda, a denuncia foi um pedido de ajuda e mesmo assim acabou dessa forma triste que dá até um nó na garganta quando tento imaginar o inferno que essa mulher passou, sem o amparo da justiça.
    Aí vem com projetos, com maria da penha que acolhe as vitimas e tudo mais… tudo muito lindo… NO PAPEL! Na prática as mulheres morrem buscando uma ajuda, uma justiça que deveria protegê-las mas, infelizmente, permite que seus agressores respondam em liberdade as atrocidade que cometem. Não sei ao certo de onde partiu tanta incompetência em proteger essa vida, mas falharam miseravelmente com essa mulher que não viveu para ver a justiça ser feita. Que Deus conforme a família.

    1. Infelismente estes tipos de acontecimentos não vai parar de acontecer enquanto o nosso sistema judicíario tomar uma medida mais eficaz em relaçâo a estas atitudes em relação á audiência de custodia os critérios precisa ser revistos pelo juizes que por lei tem obrigação de aplicar só acho que deve haver mais rigor na sua aplicação

  14. É revoltante!! Porque raios da peste este homem não ficou preso? Quer dizer, já tinha um BO contra o individuo e nada acontece… abusa sexualmente da vitima, foi autuado **EM FLAGRANTE ** e sai para responder o processo **EM LIBERDADE**? Vida fácil para o estuprador. Uma mulher que era filha de alguém, mãe de alguém, amiga de alguém, talvez irmã de alguém MORREU POR NADA!! O BO foi um pedido de ajuda, a denuncia foi um pedido de ajuda e mesmo assim acabou dessa forma triste que dá até um nó na garganta quando tento imaginar o inferno que essa mulher passou, sem o amparo da justiça.
    Aí vem com projetos, com maria da penha que acolhe as vitimas e tudo mais… tudo muito lindo… NO PAPEL! Na prática as mulheres morrem buscando uma ajuda, uma justiça que deveria protegê-las mas, infelizmente, permite que seus agressores respondam em liberdade as atrocidade que cometem. Não sei ao certo de onde partiu tanta incompetência em proteger essa vida, mas falharam miseravelmente com essa mulher que não viveu para ver a justiça ser feita. Que Deus conforme a família.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade