Feira de Santana

Médico será indiciado por homicídio culposo devido a morte de paciente durante endoscopia

As investigações constataram que a vítima morreu por asfixia.

15/02/2023 às 19h31, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

complexo de delegacias do Sobradinho foto Aldo Matos Acorda Cidade
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

A Polícia Civil de Feira de Santana indiciou o médico responsável pela morte do industriário Edilberto Lopes Batista, de 51 anos, por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O caso ocorreu no dia 13 de fevereiro de 2019, quando o paciente passava por um procedimento de endoscopia digestiva alta, em uma clínica particular da cidade.

De acordo com o delegado Alisson Carvalho, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil, as investigações constataram que a vítima morreu por asfixia.

Delegado Alisson Carvalho_ Foto Ed Santos_Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Realizamos a ouvida de alguns parentes da vítima, ouvimos a equipe toda que trabalhou no exame de endoscopia dele, também a parte do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que foi lá prestar o socorro, e ao final com os elementos que foram juntados aos autos, eu entendi que ocorreu de fato um homicídio culposo, quando não há de fato a intenção de matar. Por esse motivo, houve o indiciamento do médico responsável por este exame”, afirmou o delegado, em entrevista ao Acorda Cidade.

De acordo com as investigações, antes de realizar o exame endoscópico, não foram solicitadas do paciente todas as informações necessárias sobre a sua situação de saúde.

“Ao que tudo indica, pelo que foi passado por familiares, não foi realizada a investigação prévia, para saber se o Edilberto tinha apneia, se ele roncava, se fazia uso de álcool, e esse é um tipo de exame simples. Entretanto, deve-se ter alguns cuidados, uma precaução um pouco maior para pessoas que têm esse tipo de problema. E como não foi realizado esse exame, ocorreu um trauma na parede do sistema gastrointestinal. Com isso vazou ar do aparelho intestinal, fazendo com que o abdômen dele ficasse distendido, o pulmão dele não conseguiu trabalhar dentro da sua normalidade, ficando restrita essa respiração e ele acabou falecendo por asfixia mecânica, que foi justamente o que o laudo concluiu no exame de necropsia”, revelou o delegado Alisson Carvalho.

O delegado afirmou ainda que o médico foi indiciado na esfera criminal, porém a clínica não. Entretanto, os familiares ainda poderão acionar a Justiça para responsabilizar a pessoa jurídica caso sintam necessidade.

“Aqui nós estamos falando da área criminal do profissional que acabou agindo, na nossa conclusão, por imperícia. Então estamos falando aqui da pessoa física. A pessoa jurídica da clínica não vislumbra a possibilidade de responsabilizá-la por crime, entretanto, outros ilícitos deverão ser buscados pela família, caso entendam que seja necessário por meio da Justiça, com acesso direto, por meio de advogados. Os médicos estão aí para cuidar e tratar das pessoas. Entretanto, como houve a imperícia e uma vida acabou sendo tirada, por este motivo, ele foi indiciado.”

O inquérito já foi relatado e remetido ao Ministério Público, que deverá se pronunciar sobre toda a investigação realizada pela Polícia Civil, destacou Alisson Carvalho.

“O que apuramos é que em um primeiro momento a equipe da clínica identificou que ele havia sofrido um mal súbito, de fato, a gente sabe que em algumas ocasiões, o organismo não responde da maneira que o médico imagina e de fato isso pode acontecer. A médica do Samu, também naquele local, entendeu que aconteceu essa morte por mal súbito, que seria uma morte natural. O que nós nos importamos em verificar é se essa constatação inicial teria sido para acobertar algum outro tipo de fato, entendemos que naquele momento a autonomia do médico prevaleceu e não houve nenhum tipo de ação para acobertar nada de errado. Por esse motivo que a Polícia Civil não foi acionada. Fomos acionados somente após a família ficar revoltada com a remoção do corpo para a residência familiar e então foi realizado o exame de necropsia e restou-se confirmado sem qualquer dúvida que ocorreu asfixia mecânica na morte do Edilberto”, relatou.

O médico terá direito de defesa, caso o MP efetue a denúncia, e cabe ao juiz determinar se ele será condenado ou não.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Saiba mais

Polícia Civil de Feira vai investigar morte de industriário após exame de endoscopia

Secretaria afasta equipe do Samu que levou corpo de industriário para casa da família após exame de endoscopia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde se monitora paciente pra endoscopia? Já fiz várias e só fiz uso de oxímetro de pulso no Hospital Português, o que se justifica porque na época a sedação foi feita com Propofol, enquanto em clínicas sempre foi Valium + Dolantina.

  2. Acho interessante é que a reportagem do acorda cidade não mostra o rosto do suposto criminoso, nem nome do dele nem nome da clínica. Ou seja, outro paciente vai para mesma clínica com a mesma equipe e vai ter o mesmo destino. O fato está claro ai ! Houve imperícia, morte por asfixia mecânica e ponto . A clínica tem pagar por isso e o medico também .

  3. A endoscopia digestiva alta é realizada com administração de sedação, em uso de oxigênioterapia e munitoramento cardíaco. É preciso saber o exame foi realizado nesse contexto

  4. Morreu dentro da clínica, eles tem sim que soltar o pacote. Porque o delegado tá com essa preocupação em defender a clínica? Não entendi. Se fosse um parente dele estaria com esse mesmo argumento?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade