Ronda escolar

Guarda Municipal apreende cigarros eletrônicos em duas escolas de Feira de Santana

Os pais também devem estar atentos aos sinais de que o filho pode estar usando cigarros eletrônicos. Veja quais são:

16/10/2023 às 21h14, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Guarda Municipal apreende cigarros eletrônicos em duas escolas
Foto: Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Feira de Santana apreendeu quatro cigarros eletrônicos em duas escolas municipais da cidade, na última semana. A ação foi realizada pela Ronda Escolar, após denúncia de funcionários das instituições de ensino.

De acordo com a Guarda Municipal, os adolescentes foram encontrados usando os cigarros eletrônicos tanto na parte externa quanto nas dependências das escolas. Eles foram encaminhados à diretoria das instituições para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A entidade afirma que os dispositivos não são seguros e podem causar danos à saúde.

A Ronda Escolar tem realizado ações de conscientização sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos em escolas municipais. A Guarda Municipal orienta os pais e responsáveis a conversar com os filhos sobre os perigos do tabagismo.

Guarda Municipal apreende cigarros eletrônicos em duas escolas
Foto: Guarda Municipal

Riscos do cigarro eletrônico

Os cigarros eletrônicos são dispositivos que vaporizam um líquido que contém nicotina, aromatizantes e outras substâncias. A nicotina é uma substância altamente viciante e prejudicial à saúde. Ela pode causar câncer, doenças cardíacas e pulmonares.

Os cigarros eletrônicos também podem conter substâncias tóxicas, como metais pesados e solventes. Essas substâncias podem causar danos aos pulmões, ao coração e ao cérebro.

Orientações para pais e responsáveis

A Anvisa orienta os pais e responsáveis a conversar com os filhos sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos. Os pais devem explicar aos filhos que os cigarros eletrônicos não são seguros e que podem causar danos à saúde.

Os pais também devem estar atentos aos sinais de que o filho pode estar usando cigarros eletrônicos. Esses sinais incluem:

  • Mau hálito
    Alterações de humor
    Falta de concentração
    Problemas para dormir
    Redução do rendimento escolar

Se o pai ou responsável suspeitar que o filho está usando cigarros eletrônicos, deve conversar com ele sobre o assunto. É importante explicar os riscos do tabagismo e oferecer apoio para que o filho pare de usar cigarros eletrônicos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fiscaliza os vaper legal . E a escola vai fiscalizar quando ? Tem escolas que na folha estar como escola nova tudo novo ! Mas não estão ….

  2. Porta aberta para o uso de outra drogas. Se é que já não estão usando.
    Não é por falta de informação, que muitos têm iniciado o uso deste tipo de dispositivo. Nos dias de hoje, informação é o que não falta.
    “Sucesso” pra você, usuário.

  3. É preciso alertar aos adolescentes que esse cigarro prejudica os pulmões e o cérebro.
    Espere mais um pouquinho que a maconha já vai ser liberada.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade