Segurança Pública

Governo da Bahia anuncia convocação de policiais da reserva e entrega novas viaturas para a Polícia Militar

Jerônimo ainda anunciou que as câmeras corporais nos uniformes dos policiais já vão ser testadas dentro dos próximos dez dias.

09/08/2023 às 12h28, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Rafael Martins/GOV-BA

Foram entregues, em solenidade que aconteceu nesta quarta-feira (9), no Farol da Barra, em Salvador, 84 novas viaturas, que reforçam a frota dos 13 comandos regionais de Rondas Especiais (Rondesp) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) de todo o estado.

A entrega foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues e se junta à entrega de seis veículos já realizada ao comando Meio Oeste, em Bom Jesus da Lapa, totalizando 14 companhias e 90 viaturas, 60 do modelo GM S10 – locadas pelo Governo da Bahia – e 27 modelo GM Trailblazer, semiblindadas, compradas pelo executivo estadual, em um investimento de mais R$ 9 milhões, realizados através da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Foto: Rafael Martins/GOV-BA

Ao lado do vice-governador, Geraldo Júnior, Jerônimo anunciou que outras 17 viaturas serão entregues para a região extremo sul do estado.

“Aqui, hoje, nós estamos abrindo um novo ciclo de entregas. É um compromisso do nosso de programa de governo. Estamos entregando viaturas semiblindadas, as portas laterais, o capuz e vidro dianteiro [são blindados], uma estratégia em função dos últimos acontecimentos, da quantidade de viaturas atingidas nesses locais”, afirmou o governador, que também estava acompanhado do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e do comandante-geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho.

Foto: Rafael Martins/GOV-BA

Jerônimo ainda anunciou que as câmeras corporais nos uniformes dos policiais já vão ser testadas dentro dos próximos dez dias.

“Mais um ato importantíssimo para a segurança dos nossos policiais. São viaturas novas e semiblindadas que foram necessárias em função da dinâmica da criminalidade. Nos últimos dois anos, foram 130 viaturas alvejadas durante o policiamento ostensivo nas ruas da capital e interior do estado”, destacou Marcelo Werner, que lembrou também do investimento nas unidades físicas das polícias Militar e Civil, melhorando as condições de trabalho dos agentes e, consequentemente, a qualidade do serviço entregue à população.

Foto: Rafael Martins/GOV-BA

Para o comandante-geral da PMBA, as ações integradas de segurança realizadas pelo Governo do Estado têm refletido na redução de criminalidade nos primeiros seis meses desse ano. “Tivemos a redução de crimes letais e intencionais; tivemos redução na nossa capital de roubo a coletivos e a instituições financeiras. Esse processo integrativo é muito importante”, reiterou o Coronel Paulo Coutinho, que revelou que um total de 150 veículos blindados serão incorporados à frota, num investimento de R$ 36 milhões.

Convocação de PM’s da reserva

Foto: Manu Dias/GOV-BA

Também foi anunciada pelo governador a convocação de policiais militares da reserva remunerada para atuar em funções administrativas.

“No Diário Oficial de amanhã (10), nós vamos publicar um edital convidando policiais da reserva. São 550 homens e mulheres que poderão vir de volta para a Polícia Militar”, declarou Jerônimo. Os selecionados irão atuar em sete atividades específicas: Motorista Administrativo; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Apoio Logístico e Almoxarifado; Auxiliar de Informática; Músico/Instrumentista; Suporte Técnico de Aeronaves; Guarda de Quartéis da Polícia Militar e de prédios públicos. Os agentes irão atuar nos diversos Comandos de Policiamento, na capital e interior do estado, nos Comandos Especializados e nas unidades administrativas.

Foto: Manu Dias/GOV-BA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece piada do governo do estado. Troca de viatura não é aquisição de veículo novo, aqui em Feira não vemos esses carros . No lugar do concurso convoca o pessoal aposentado, os números mostram uma coisa mas essa segurança que o governador diz existir, só deve acontecer lá no palácio de Ondina.

  2. Precisamos de políticas emergenciais a curto, médio e longo prazo.
    Seria positivo se estás viaturas fossem somadas as q já estavam sendo utilizadas pelas Rondesp’s, porém serão apenas substituídas, n existindo um aumento de fato!
    Câmeras não irão resolver nada.
    Está verba utilizada com as câmeras era pra ser investida em educação, saúde, social. Só assim existiria mudanças de verdade!
    Segurança pública n é um caso só de polícia e sim de política. Ouvi esta frase de um amigo policial e professor.

    1. Só trocou as viaturas q estavam velhas, quebrando o tempo todo.
      Mas, política é isto: Joga nas redes q estão fazendo mt, quando na verdade nada mudou.
      Q dizer, a única coisa q mudou é a organização do crime organizado.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade