Operação Cyber Shield

Feira de Santana: homem é preso em operação contra grupo suspeito de extorquir dinheiro de pessoas que acessavam pornografia na internet

Os investigadores constataram que o esquema operava a partir dos municípios baianos de Feira de Santana e Salvador, e, em São Paulo.

28/12/2023 às 22h18, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

operação Cyber Shield
Foto: Divulgação/PCDF

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagraram nesta quinta-feira (28) a Operação Cyber Shield, com o objetivo de combater os crimes de extorsão praticados por organizações criminosas na internet contra pessoas que acessavam conteúdo sexual em grupos de aplicativos de troca de mensagens.

Quatro pessoas foram presas em São Paulo e Bahia por crimes de extorsão na internet. A operação Cyber Shield cumpriu ainda mandados de busca e apreensão nesses estados.

Uma das prisões ocorreu em Feira de Santana e outra pessoa investigada é considerada foragida no estado.

A ação é uma parceria entre as Polícias Civis de São Paulo e do Distrito Federal e o Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública. De acordo com a Polícia Civil de Brasília, o foco do grupo era moradores do Distrito Federal, que atuavam em cargos públicos importantes, ou familiares de autoridades.

Após identificar vítimas, os criminosos aprofundavam as pesquisas acessando informações sigilosas da segurança pública do DF. Então, exigiam transferências de Pix para que não divulgar os dados.

Os investigadores constataram que o esquema operava a partir dos municípios baianos de Feira de Santana e Salvador, e, em São Paulo, nas cidades de Pirituba e na capital. Eles também possuem relação com facções criminosas nesses estados.

No total, foram 10 mandados cumpridos, sendo cinco de prisões temporárias e cinco de busca e apreensão, abrangendo as localidades de Pirituba (SP), São Paulo, Feira de Santana e Salvador. Além da detenção na Bahia, outras três pessoas foram presas durante a operação em São Paulo.

O MJ acrescenta que, confirmados os delitos, os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão com aumento de pena em decorrência da participação de duas ou mais pessoas e de invasão de dispositivo informático, com aumento de pena em decorrência de obtenção de informações sigilosas.

Com informações da Agência Brasil

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conheço o pai desse rapaz, adolescente dentro do quarto por muito tempo, coisa boa não deveria está fazendo. Só que agora ele vai sentir o gosto amargo de ficar em um quarto enjaulado porém acompanhado….

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade