Feira de Santana
Família desabrigada devido a incêndio causado por parente precisa de ajuda
A mãe do incendiário ao perceber a ameaça que ele fez de atear fogo, ainda tentou intervir, mas não conseguiu evitar.
31/10/2023 às 09h03, Por Andrea Trindade

A dona de casa Marlene da Conceição Alves teve a residência incendiada pelo próprio filho, de 38 anos. O relato de angústia feito ao Acorda Cidade pela irmã do incendiário, Valdirene Alves da Rocha, retoma a importância de atuar sobre a necessidade de maior apoio para famílias que lidam com parentes que enfrentam transtornos mentais e vício em drogas.
O caso ocorreu no último sábado (30), na Rua Candeal, no bairro Galileia, após o irmão dela, que há meses vinha apresentando comportamento violento e surtos, ter ameaçado a mãe e a família com um incêndio.

“Já tem uns três meses que ele vem surtando. A última vez, a minha mãe deu queixa na delegacia, né, fez um boletim de ocorrência que ele surtou, sumiu. Mas agora dessa vez, ele ameaçou a minha mãe de morte, ameaçou as minhas irmãs, e ameaçou atear fogo na casa e no carro. Só que a minha mãe, quando foi lá na casa encontrar ele, ele já estava com um litro de gasolina em mãos, dizendo que ia tocar fogo na minha mãe, e minha mãe correu para dentro da casa de uma conhecida, aí ele foi dentro de casa e ateou o fogo na casa”, relatou Valdirene.
A mãe dela, ao perceber a ameaça, ainda tentou intervir, mas não conseguiu evitar o incêndio.
A família buscou ajuda com as autoridades policiais, mas não obteve êxito devido a situação em que se encontrava o rapaz.
“Quando a gente liga para a autoridade, a autoridade não vem, porque, como ele tem problemas mentais e surta, eles dizem que não tem o que fazer. É muito triste, porque aí é uma situação que a gente fica sem saber o que fazer, a quem recorrer, né? Porque não tem lugar para internar quando liga, não vem. Minha mãe viu ele com o litro de gasolina na mão e tentou tomar dele, só que aí ele ameaçou de queimar ela, ela correu. Aí quando ela correu ele foi em direção à casa e tocou fogo na casa. Eu peço às autoridades que dêem mais atenção a essas pessoas, a essas famílias que têm pessoas com problemas mentais em sua casa, porque é muito triste, muito triste a gente procurar ajuda e não ter a quem recorrer”, lamentou a dona de casa em entrevista ao Acorda Cidade.

Valdirene, sua mãe e outros irmãos agora se encontram desabrigados, enfrentando dificuldades ainda maiores. Além do pedido por internamento para aqueles que sofrem de problemas mentais e abuso de substâncias químicas, Valdirene faz um apelo às autoridades para que haja uma visão mais ampla do problema, especialmente para as famílias que estão passando por situações semelhantes. Eles precisam de apoio, tanto no aspecto de saúde mental quanto no combate ao vício em drogas.
QUER AJUDAR?
Durante a entrevista ao Acorda Cidade, ela pediu ajuda da comunidade para reconstruir sua casa, que foi totalmente destruída pelo incêndio. Qualquer contribuição, como blocos de cimento e outros materiais de construção, além de dinheiro, é bem-vinda. O contato pode ser feito através do número de WhatsApp (759-8301-5117).
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Polícia
Novas armas e viaturas são entregues a Feira de Santana e região de Saubara
O governo do estado investiu R$ 240 milhões que vai aperfeiçoar a comunicação no atendimento de urgência e emergência.
01/12/2023 às 17h59

Operação Damasculare
Operação da PF reprime crime de exploração sexual infantil em Jequié
Segundo a Polícia Federal, o investigado responderá pelos crimes tipificados, cujas penas somadas podem chegar a 27 anos de reclusão....
01/12/2023 às 08h55

Bahia
Sete envolvidos com tráfico e homicídios são presos pela Operação Aretusa
Os mandados estão sendo cumpridos no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.
01/12/2023 às 08h49

Polícia
Tatuagem de metralhadora pode ter relação com assassinato de jovem na Matinha, diz delegado
Segundo o delegado, o local onde o jovem foi executado é muito deserto e de difícil acesso.
01/12/2023 às 06h23

Polícia
Guarda municipal é morto com sete tiros na BR-324
O local seria perto da entrada do bairro de Valéria.
30/11/2023 às 19h22

Polícia
PF deflagra operação contra grupo que desviava objetos postais
Objetos postais extraviados eram destinados a diversas cidades doestado da Bahia
30/11/2023 às 08h41
A moça diz que está sozinha nisso aliás todo o estado está abandonado pela saúde pública. Salve de quem puder
A esquerda e suas bobagens de inclusão inventou de liberar os portadores de transtornos mentais do internamento e agora as famílias pagam um preço alto. Para manter essas pessoas em tratamento domiciliar a lei deveria prever um serviço de emergência psiquiátrica em cada cidade ou região, sem isso só fez destruir os familiares dos pacientes.
Com certeza! Vc só falou vdds.
Para de falar asneiras, as colônias de internamento era um crime contra a vida.
Tu fala isso pq nunca teve um parente com problema mental usuário de drogas, é muito fácil falar sem saber a realidade
Com a desosbitalizacao dos manicômios começou a existir os caps e em fsa existem vários caso vc não saiba possa ser que ela procurou errado para ajuda mas eu sei e provo que tem