Brasília
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é preso em operação da PF
Ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e RJ.
03/05/2023 às 08h48, Por Acorda Cidade

Agência Brasil – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Venire, que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.
Entre os seis detidos na manhã de hoje está o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada pela defesa do ex-assessor.
Por meio de nota, a corporação informou que também está sendo feita análise do material apreendido durante as buscas e a realização de oitivas de pessoas que detenham informações sobre o caso.
“As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários”, destacou a PF.
“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa”, completou.
Ainda conforme a corporação, o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19”.
As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das chamadas milícias digitais, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Os fatos investigados configuram crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Polícia
Líder de grupo criminoso no Recôncavo da Bahia é localizado durante operação
A ação foi realizada no âmbito da Operação Paz, na terça-feira (28), e cumpriu mandados de prisão e de busca...
29/11/2023 às 16h19

Polícia
Acusado de estuprar homem com transtornos mentais é preso em Mairi
Ele era vizinho da vítima e se aproveitou da confiança para praticar o abuso, ocorrido em um açude localizado num...
29/11/2023 às 15h52

Polícia
Terceiro homicídio do dia é registrado no bairro Caseb
Com os crimes registrados hoje, Feira de Santana já contabiliza este mês, uma média de um homicídio por dia, totalizando...
29/11/2023 às 14h41

Feira de Santana
Violência contra a mulher, especialmente em ambientes noturnos, é alvo de blitz educativa
Durante a blitz, foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre como identificar sinais de violência e como proceder em casos...
29/11/2023 às 14h16

Polícia
Homem é assassinado no distrito da Matinha
O homem foi encontrado com diversas perfurações, na nuca, pescoço, perna e braço; trajando um blusão cinza.
29/11/2023 às 14h02

Feira de Santana
Jovem de 22 anos é assassinado a tiros enquanto aguardava carona para trabalhar
Segundo o delegado, a vítima estava em Feira de Santana, fugindo de organizações criminosas da cidade de Tucano.
29/11/2023 às 13h40
Um tenente Coronel das forças armadas falsificando cartão vacinal, E o fim
Ué, mas o mito não é honesto? kkkkkkkkk
QUAL A DESONESTIDADE QUE O BOSONARO COMETEU SUSPEITA DE ALTERAÇÃO DO CARTÃO DE VACINA QUE ELE NÃO TOMOU KKKK ISSO É PERCEGUIÇÃO POLITICA PORQUE ELES ESTÃO COM INVEJA DA POPURALIZAÇÃO DO JAIR MESSIAS BOSONARO
KD A TURMA QUE MANDA O POVO FAZER O L??
ACHO QUE AGORA É HORA DE VOCES FAZEREM O B… DE B3STA KKKKKK
QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL ESTÃO FAZENDO IGUAL NA VENEZUELA VÃO ACABAR COM O CONGRESSO E SÓ VAI EXISTIR JUDICIARIO PL DAS FAKE SE O CONGRESSO E SENADO NÃO APROVAR O JUDICIARIO VAI REGULAR ASSIM MESMO VIVA A DEMOCRACIA O AMOR VENCEU DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL ESTAMOS FERRADOS FAZ O L
Se tu estudar um pouco, quem sabe aprende alguma coisa e deixa de falar abobrinhas… kkkkkkkkkkkk
Quem queria dar um golpe e acabar com o CN foi Bolsonaro. Quer que as pessoas acreditem na análise de uma pessoa que escreve como você?
haaaaa, graças a mim esta dando tudo certo no brasil…
Nada disso é graças a Bolsonaro. Tú é besta é? Kkkkkkkkkkkkkkkk
Os mais de 700 mil mortos, quase metade disso pelo atraso intencional da vacina, estão na lista de atrocidades deste ser desprezível. Que a justiça seja feita, que os Yanomami, as vítimas de covid, a alta de feminicidios pela deliberada promoção da violência não fiquem impunes. Que seja tudo investigado e que as fartas e numerosas provas conduzam esse ser asqueroso ao que ele merece.