Bahia

Encontro regional de mulheres tem presença de Vilma Reis e Marta Rodrigues

Iniciativa da Cáritas Nordeste 3 reúne mulheres do regional e de entidades membro.

08/06/2022 20h38, Por Acorda Cidade

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Com o objetivo de contribuir para o debate sobre a participação das mulheres nos processos políticos e eleitorais, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 realiza nesta sexta-feira (10) e sábado (11), na Casa de Retiro Sagrada Família, em Salvador, o Encontro Regional de Mulheres.

Com o tema “Mulheres semeando direitos”, o evento conta com as presenças da Vereadora Marta Rodrigues e da socióloga e defensora dos direitos humanos, das mulheres, negros e LGBTQIA+, Vilma Reis, que farão uma roda de conversa no primeiro dia de atividades sobre conjuntura com foco na participação de mulheres no processos eleitorais.

Quem também participa é a jornalista e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e em Sociologia (UFS), atuante na Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria e MNU, Laila Oliveira.

Voltado para mulheres agentes Cáritas dos estados da Bahia e Sergipe que integram o regional e entidades membro previamente inscritas, o encontro tem metodologia integrada por rodas de conversas e oficinas com o intuito de aprofundar as temáticas sobre direito à cidade; diversidade sexual e de gênero; introdução aos conceitos feministas; e mulheres e as identidades étnico-racial. Uma cirandinha de saberes com crianças e adolescentes também será realizada.

No segundo dia de programação, as participantes terão um momento de cuidado em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA e participarão da palestra “Teologia feminista: desafios e contribuições para os tempos atuais” liderada pela pastora Bianca Daeb’s, representando a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). O curta-metragem “Do meu lado” será exibido em seguida com mediação e comentários da assessora regional da Cáritas Nordeste 3, Flávia Palha.

Lançamento de revistas

Sexta-feira (10), às 19h, haverá o lançamento de duas publicações da Cáritas Nordeste 3. A revista “Cura e Cuidado: do feminino ancestral ao saber popular” foi desenvolvida em parceria com a Cáritas Alemã, Misereor, KNH, Kinder e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Ufba. A publicação é resultado do curso “Saberes populares e tradicionais de cura e cuidado” que contou com participação de cerca de 30 mulheres abrangendo temas como saúde íntima feminina; cuidando das dores do corpo; e cuidando da mente e da espiritualidade.

Já a publicação “Marias que vão com as outras: fotos e histórias de mulheres das comunidades quilombolas – Bahia e Sergipe” traz relatos e registros de mulheres das comunidades tradicionais nos estados supracitados e foi elaborada em conjunto com a Cáritas Alemã.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

Boletim

Bahia registra 1.315 casos de Covid-19 e mais 1 óbito

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

08/06/2022 às 20h38

Entre Rios

Luan Santana não se apresentou em cidade do interior da Bahia por falta de estrutura, diz assessoria

Equipe de reportagem do g1 teve acesso ao relatório feito pela produção técnica do cantor; confira.

08/06/2022 às 20h38

Conceição do Jacuípe

Homens encapuzados invadem casa e roubam mais de 20 turistas em Conceição do Jacuípe

Caso ocorreu em Conceição do Jacuípe. Vítimas foram trancadas no banheiro e tiveram pertences levados.

08/06/2022 às 20h38

São João em Salvador

Abertura do São João no Pelourinho consolida um espaço de pluralidade, inclusão e diversão

A festa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, é a primeira manifestação pública de rua, na capital, depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

08/06/2022 às 20h38

Feira de Santana

PRF recupera veículos roubados e realiza prisão de foragido do Conjunto Penal de Lauro de Freitas

Três ocorrências distintas aconteceram durante o plantão de ontem (23) em trechos sob a circunscrição das Delegacias de Feira de Santana, Simões Filho e Paulo Afonso.

08/06/2022 às 20h38

Santo Antônio de Jesus

Médico do Hospital de Queimados de SAJ explica sobre plano de ação para atender pacientes no São João

De acordo com o diretor médico, novas estratégias estão sendo aplicadas para este período de São João.

08/06/2022 às 20h38

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade