Feira de Santana

Empresa do ramo de farmácia acusada de sonegar mais de R$ 35 milhões é alvo de operação

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas primeiras horas desta manhã, em Feira de Santana.

15/12/2022 às 07h18, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Empresários do ramo de remédios, acusados de sonegar mais de R$ 35 milhões em Feira de Santana, são alvos da Operação Bulário, deflagrada, na manhã desta quinta-feira (15), pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

A operação faz parte da força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia composta também pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal – (Gaesf), do Ministério Público do Estado da Bahia, Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria da Fazenda.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

“Identificamos diversas fraudes à fiscalização tributária praticadas pelas empresas, eles utilizavam-se de laranjas no quadro societário do empreendimento, cujas pessoas jurídicas utilizadas eram posteriormente abandonadas e imediatamente sucedidas por outras, no mesmo seguimento de mercado, deixando para trás valores expressivos em débitos tributários de ICMS”, explicou a delegada titular do Dececap, Márcia Pereira.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

A pedido da força-tarefa, a Justiça determinou o bloqueio dos bens de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados

“Durante a investigação, descobrimos que o grupo também se estende a outro Estado da Federação, como manobra adotada para embaraçar a fiscalização”, finalizou a delegada.

O esquema

Conforme as investigações, o esquema fraudulento utilizava laranjas no quadro societário dos empreendimentos comerciais, cujas pessoas jurídicas utilizadas eram posteriormente abandonadas e imediatamente sucedidas por outras, no mesmo seguimento de mercado, deixando valores expressivos em débitos tributários de ICMS, promovendo a blindagem patrimonial dos verdadeiros gestores do grupo.

Segundo a força-tarefa, as atividades do grupo se estendiam para fora do estado, como forma de dificultar a fiscalização e sonegar mais tributos. A investigação apontou indícios de sucessão empresarial voltada a uma continuidade delitiva.

A ‘Operação Bulário’ é uma iniciativa da Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Ministério Público do Estado da Bahia; Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria da Fazenda (Sefaz); pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), que integra a Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil da Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente uma carga tributária absurda, para pagar privilégios de políticos e judiciário. Não sei quem tem razão. O sonegador ou o governo

    1. pode ter certeza que tanto o sonegador quanto quem o está defendendo votaram no bozo kkkkk cambada de bolsominion kkkkkkkkkkk ACABOU A MAMATA

  2. Mais de 35 milhões sonegados? Motivo de raiva para o trabalhador sério e honesto contra esta “receita fazendária”. Por causa de “centavos” o trabalhador “caí na malha fina”. Alguma coisa coisa está muito errada ou alguém leva vantagem. Perseguição bruta em cima do pobre e, aos ricos trambiqueiros, só descobrem quando o rombo é incalculável. Aí só restam as migalhas de anos e anos de roubalheira. Brasil, paraíso do crime e da corrupção, principalmente política.

    1. José Reis, a notícia não é justamente sobre um caso de corrupção feito, não pelo Estado e pelos políticos, mas pela iniciativa privada e que foi descoberto pela polícia? A polícia foi atrás e descobriu. Por outro lado eu concordo contigo numa coisa, a política fiscal retira muito mais do pobre que dos ricos.

    1. Sonegação é uma forma justa e certa de se fazer, não podemos ser roubados! Como pode o governo nos obrigar a pagar algo que lutamos sozinho pra conseguir! O estado não tem esse direito infelizmente criam as leis que querem. Pra roubar quem trabalha. O empresário está sendo prejudicado e os empregados também tudo por que o governo quer comer parte dos lucros do empresário. Bloqueou todas as contas sem se preocupar com os funcionários e com o próprio sustento do empresário!. Absurdo! Somos roubados descaradamente pelo estado! Não temos saúde! Segurança nem retorno do governo sobre os tal impostos obrigatórios! Pagamos impostos de todas as formas e ainda assim não temos se quer uma assistência do Estado. Não temos direito a nada!. É revoltante como o Estado se apossa dos bens do povo de forma descarada!. Quando meteram a mão na Telexfree! O governo bloqueou bilhões diluindo os valores em impostos e muitas. No final comeu todo o valor e as pessoas que investiram não recebeu nada!. Deu pra entender? Eles comem o dinheiro e o resto que se lasque. O governo roubou descaradamente o dinheiro de milhares de pessoas. Não temos um país sério.o tráfico de drogas tem lucros anuais de bilhões! Além da sonegação! Por que o governo não vai cobrar dos traficantes? Por que não corre atrás dos verdadeiros bandidos?. Temos o direito de trabalhar, investir e ganhar! Sem dar nada pra o governo!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade