Troca de comando

Corpo de Bombeiros: Major Luciano dos Santos é o novo comandante do 2º GBM em Feira de Santana

Com um currículo especializado na área de salvamento, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, comandava o 13º Grupamento em Salvador.

23/07/2022 às 22h20, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O 2º Grupamento de Bombeiro Militar (2º GBM/Feira de Santana) tem um novo comandante. O major Luciano dos Santos Alves, nomeado para o cargo na última quinta-feira (14), assumiu o comando durante evento na manhã de sexta-feira (22). O coronel Adriano Bertulino, que estava à frente do 2º GBM desde março de 2021, passa a comandar o 16º GBM, em Santo Antônio de Jesus.

Com um currículo especializado na área de salvamento e diversos cursos técnicos no segmento, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, comandava o 13º Grupamento em Salvador. Ao Acorda Cidade, ele disse que dará continuidade ao trabalho realizado pelo coronel Adriano.

Major Luciano dos Santos Alves | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Tive uma boa parte da minha carreira especializada nas atividades de salvamento aquático e de mergulho, com especializações em incêndio e salvamento veicular, e traremos esses conhecimentos para a tropa de Feira de Santana para que dessa forma, tenhamos o melhor serviço para a sociedade. Encontro um trabalho em bom andamento e com a obrigação de dar continuidade ou melhorar o que estava sendo feito pelo gestor anterior”, declarou.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o coronel Adriano recordou que ele é foi o oitavo comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana. Entre os trabalhos de maior complexidade, o mesmo destacou o apoio dado em outras cidades afetadas por desastres naturais, por conta das chuvas.

Coronel Adriano Bertulino | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Houve uma mobilização muito grande. O 2º GBM participou tanto no oeste do estado, quanto no sul, no baixo sul, Disponibilizamos nossos equipamentos, viaturas, e efetivo, e o estado como um todo se mobilizou. Coloco isso enquanto complexidade, mas a unidade como um todo está aqui funcionando 24 horas com suas equipes de plantão, para realizar os atendimentos das ocorrências e assim seguimos. O 2º GBM está na maior cidade depois da capital e a maior do interior da Bahia que é Feira de Santana, além de ter outros 41 municípios, são 42 municípios cobertos pela unidade. Sigo agora para comandar o 16º GBM que fica em Santo Antônio de Jesus, com o sentimento de missão cumprida“, disse.

Outros trabalhos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, além de combater incêndio, são o trabalho preventivo e de salvamento, como bem explica o tenente-coronel.

“A própria constituição federal estabelece no artigo 44, quando ele lista os órgãos que compõe a segurança pública, e dentre eles o Corpo de Bombeiros, estabelece suas competências, então, a competência do Corpo de Bombeiros está estabelecida assim: prevenção, combate ao incêndio, busca e salvamento e ações de defesa civil. Tudo começa na prevenção. Nós temos uma equipe na sessão de atividades técnicas, que tem feito um trabalho muito forte nesse sentido, palestras, e nós desenvolvemos um trabalho feito no banco de leite humano. As pessoas perguntam por que tem bombeiras trabalhando no banco de leite humano. O leite humano tem a ver com a vida, então há um processo de orientação para as mães quanto a ordenha, doação e recepção do leite. Além disso, quando elas fazem essas visitas nessas residências, elas verificam como está a situação do botijão de gás, da mangueira, olham se está ressecada, se está fora do prazo, realiza orientações diversas sobre acidentes domésticos, entre outros. Então o primeiro trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros, não digo o mais importante, é a prevenção, para que a ocorrência não aconteça, mas caso aconteça, estamos aqui em condições de atender”, explicou.

O evento de passagem de comando contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Adson Marchesini, além de outras autoridades.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade