Polícia
Clima seco faz com que incêndios provocados tomem grandes proporções; autores podem ser penalizados
O capitão Estrela, subcomandante do Batalhão de Bombeiros Militares de Feira de Santana, alertou sobre os riscos desta prática.
26/10/2023 às 11h11, Por Rachel Pinto

Atear fogo em matagal, lixões e em matas mesmo que seja em uma propriedade particular é crime ambiental e pode resultar em uma multa de R$ 10 mil e prevê detenção da pessoa que provocou o incêndio. A lei 9.605 de 1998 é quem define essas e outras punições.
Com este período de clima mais seco de temperaturas altas e mais calor a propagação destes incêndios aumenta. O capitão Estrela, subcomandante do Batalhão de Bombeiros Militares de Feira de Santana, alertou sobre os riscos desta prática.
De acordo com ele, neste período aumentam os chamados para o Corpo de Bombeiros para atender a esses tipos de incêndio e é necessário que a população se conscientize que os incêndios podem trazer graves danos.

“O Corpo de Bombeiros tem um papel fundamental no sentido de mitigar esse tipo de ação e estamos buscando orientar a população que não ponha fogo em mata, em lixo onde todas condições estão favoráveis para o fogo como a umidade baixa, temperatura alta os ventos incidem com mais força, as precipitações diminuem bastante neste período e qualquer incêndio provocado por menor que seja em terreno baldio, quintal, área rural pode se perder o controle e trazer situações que venham a causar prejuízo enorme para a população”, disse.
O capitão Estrela destacou que um incêndio que se inicia em uma pequena área em uma ação irresponsável pode tomar grandes proporções e até atingir áreas residenciais, de indústrias e postos de combustíveis.
Sobre a investigação desse crime, ele afirmou que a responsabilidade é da Polícia Civil a partir do flagrante.

“A investigação é feita pela Polícia Civil, dificilmente nunca aparece quem foi, o flagrante é difícil e quando chama a gente já está em uma proporção de descontrole. A legislação prevê pena de muita ou detenção de seis meses a dois anos a depender da intenção da pessoa se houve dolo ou não. Mas, isso cabe a Polícia Civil no sentido de encontrar o autor e buscar incriminá-lo, a orientação é que não provoquem incêndios devido as condições que estamos falando”, destacou.
O bombeiro militar informou que neste período o Corpo de Bombeiros atende cerca de cinco chamados por dia com deslocamento de viatura na região de Feira de Santana relacionados a incêndios de vegetação.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Leia também:
Incêndio atinge fachada de empresarial na Avenida Artêmia Pires
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Polícia
Novas armas e viaturas são entregues a Feira de Santana e região de Saubara
O governo do estado investiu R$ 240 milhões que vai aperfeiçoar a comunicação no atendimento de urgência e emergência.
01/12/2023 às 17h59

Operação Damasculare
Operação da PF reprime crime de exploração sexual infantil em Jequié
Segundo a Polícia Federal, o investigado responderá pelos crimes tipificados, cujas penas somadas podem chegar a 27 anos de reclusão....
01/12/2023 às 08h55

Bahia
Sete envolvidos com tráfico e homicídios são presos pela Operação Aretusa
Os mandados estão sendo cumpridos no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.
01/12/2023 às 08h49

Polícia
Tatuagem de metralhadora pode ter relação com assassinato de jovem na Matinha, diz delegado
Segundo o delegado, o local onde o jovem foi executado é muito deserto e de difícil acesso.
01/12/2023 às 06h23

Polícia
Guarda municipal é morto com sete tiros na BR-324
O local seria perto da entrada do bairro de Valéria.
30/11/2023 às 19h22

Polícia
PF deflagra operação contra grupo que desviava objetos postais
Objetos postais extraviados eram destinados a diversas cidades doestado da Bahia
30/11/2023 às 08h41
GENTE PELO AMOR DE DEUS , NA SANTA MONICA 2 , PARQUE LAGOA , A POPULAÇÃPO QUEIMA LIXO E PNEU O TEMPO TODO . TARDE DA DNOITE E POSSIVEL VER DE LONGE A FUMAÇA , IMAGINE VC EM UM APARTAMENTO MINUSCULO E A FUMAÇA E FEDOR TOMA CONTA. MINHA FILHA DE 2 ANOS É ASMATICA , SOFRE MUITO COM ISSO . PODEM IR 11 HORAS DA NOITE NO TERRENO QUE É DE OYAMA FIGEUREDO QUE DA PARA A RUA DA BUTANO E RUA VELHA QUE TODA NOITE E IISSO . *TOTALMENTE FALTA DE RESPEITO*