Jequié
Chacina: corpos de criança, grávida e idoso são enterrados; outras 3 vítimas tiveram corpos liberados pelo IML
06/10/2023 às 21h11, Por Acorda Cidade

Três corpos das vítimas que foram mortas na chacina em Jequié, cidade mais violenta do Brasil e que fica no sudoeste da Bahia, foram enterrados na manhã desta sexta-feira (6), no Cemitério São Sebastião. Todas as vítimas do crime, que ocorreu na quinta (5), eram da mesma família. [Veja a relação de parentesco das vítimas abaixo]
- Natiele Andrade de Cabral, de 22 anos (grávida de nove meses): mãe de Laiane
- Laiane Andrade Barreto, 5 anos: filha de Natiele
- Sulivan Cabral Barreto, de 35 anos: mãe de Elismar
- Elismar Cabral Barreto, de 23 anos: filho de Sulivan
- Lindinoval de Almeida Cabral, de 66 anos: avô de Natiele e bisavô de Laiane
- Maiane Cabral Gomes, de 45 anos: ainda não se sabe ao certo a relação de Maiane com as outras vítimas, mas a polícia acredita que ela era irmã de Sulivan.
Laiane, Natiele e Lindinoval foram enterradas nesta sexta-feira. As outras três pessoas mortas já tiveram os corpos liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) e foram levadas para Presidente Tancredo Neves, cidade que fica a 142 km de Jequié, onde ocorreu o crime.
Elas foram identificadas como Sulivan Cabral Barreto, Elismar Cabral Barreto e Maiane Cabral Gomes e serão enterrados nesta sexta-feira pela tarde.
Apenas dois dias antes da chacina, Iomar Barreto Cabral, que era pai da criança de 5 anos e esposo da gestante, foi encontrado morto com marcas de tiros, dentro de um carro, em uma rodovia na Bahia.
Para o delegado Roberto Leal, que investiga a chacina, ainda não é possível dizer se os crimes têm alguma relação.
“Ainda é muito cedo para afirmar que os dois casos tinham relação, até porque Lindoval, que morreu na chacina, também estava no carro com Iomar”, afirmou.
Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre crime
Ainda de acordo com o delegado, a polícia ainda investiga se a chacina de Jequié tem alguma relação com a morte de quatro ciganos em feira de Santana, a 100 km de Salvador, durante o mês de agosto.
Até então, a polícia da cidade não descarta nenhuma linha de investigação, e latrocínio, disputas por terras e vingança são algumas das possibilidades apontadas.
As imagens das câmeras de segurança do local já foram recolhidas e testemunhas foram ouvidas em Jequié e também em outras cidades do estado.
Cidade mais violenta do Brasil
Considerada a cidade mais violenta do Brasil, Jequié não registrava nenhum homicídio desde o dia 27 de agosto. Foram exatos 39 dias sem esse tipo de crime no município, até que as seis pessoas da mesma família foram mortas a tiros.
O título de cidade mais violenta do Brasil é baseado nos dados divulgados em julho deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O ranking leva em consideração os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes.
De acordo com o levantamento do Fórum, Jequié tem taxa de 88,8 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes.
O dado leva em conta homicídios dolosos (incluindo feminicídios, que são homicídios qualificados); lesões corporais que terminam com a morte da vítima; latrocínios, que é quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído; mortes de policiais e assassinatos cometidos por policiais.
Por coincidência, Jequié é a cidade onde morava atualmente o médico ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, morto a tiros em um quiosque no Rio de Janeiro, também na quinta-feira.
Ainda de acordo com o fórum, a Bahia registrou 6.659 mortes violentas intencionais em 2022. Os dados colocam o estado como líder no ranking nacional.
Fonte: G1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Polícia
Operação Aeroleste intensifica o policiamento em Feira de Santana
A Operação busca garantir o combate à criminalidade, como também aumentar a ostensividade do policiamento em toda a cidade com...
02/12/2023 às 21h32

Polícia
Líder de facção e suspeito de mandar matar homem que teve corpo deixado em caixa de isopor é preso
O homem foi apresentado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi cumprido mandado de prisão.
02/12/2023 às 20h23

Polícia
Grupo invade concessionária de veículos, faz seguranças reféns e 6 são mortos em confronto com a PM em MT
De acordo com informações preliminares da Polícia Militar, 14 criminosos estão envolvidos no assalto. O objetivo era roubar 40 veículos...
02/12/2023 às 16h30

Feira de Santana
Policiais de Feira de Santana socorrem recém-nascido encontrado em saco plástico
Segundo a polícia, o resgate foi feito nesta sexta-feira (1º). A informação chegou aos PMs através de uma denúncia.
01/12/2023 às 21h55

Polícia
Férias e praia: Saubara recebe nova unidade móvel para reforçar a Operação Verão
Os equipamentos vão assistir à região neste período que entra em vigor a Operação Verão e o policiamento será reforçado...
01/12/2023 às 19h20

Polícia
Novas armas e viaturas são entregues a Feira de Santana e região de Saubara
O governo do estado investiu R$ 240 milhões que vai aperfeiçoar a comunicação no atendimento de urgência e emergência.
01/12/2023 às 17h59
Faz o L. É o PT governando e a violência explodindo. Os baianos não escolheram assim ? Então toma o L aí. Kkkk
Deixa de ser ignorante rapaz quem fez o derrame de armas na mão do povo foi Lula ou bolsonaro? E outra as policias não são onipresntes que possam esta em todos os lugares ao mesmo tempo ai um grupo resolve cometer uma chacina e a culpa é do governo? Seu ignorante para de passar vergonha
Como vc rir dessa monstruosidade, é ainda atribui política com uma monstruosidade desta, por este motivo que a sociedade anda perdendo sua moral, valores e humanidade. Não se justifica o que aconteceu com política!
Hoje vc pode rir, porém é o dia de amanhã! Não se justifica essa monstruosidade com política!
Esses gados derrotado perdedores.
Só. Sabe. Conversar. Bosta. No. Momento. Desse se. Fosse. Alguém. Da. Família. Dele. Não. Estaria. Assim. Idiota
A culpa não é de Lula e nem de Bolsonaro é falta de amor com o próximo jesus está voltando.
Tem que ser anónimo mesmo. Deve ser um bolsonarista covarde e ignorante pra falar uma merda dessa. Facista covarde de merda
O governo não tem culpa, a culpa do Jaspion e do guria, que sumiram a mais de 29 anos!!