Polícia

Centro de Controle Operacional prevê novos investimentos para o monitoramento de Feira de Santana 

Todos os equipamentos disponíveis colaboram com o reconhecimento facial de infratores e a leitura de placas de veículos, através da OCR.

09/12/2023 às 06h41, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

centro de controle e operações - ft ney silva acorda cidade3
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Centro de Controle e Operacional (CCO) ligado a Secretária de Prevenção à Violência de Feira de Santana (Seprev) atua no videomonitoramento da cidade 24 horas por dia, através das câmeras de segurança que estão espalhadas em pontos estratégicos e que colaboram com a atuação de diversos profissionais da segurança pública. 

centro de controle e operações - ft ney silva acorda cidade3
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora do CCO, Cássia Dias, explicou que o centro funciona de forma ininterrupta, porém neste período de fim de ano, mais ações estão sendo intensificadas para aprimorar ainda mais a segurança do cidadão. 

centro de controle e operações - ft ney silva acorda cidade3
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Agora com as festas de final de ano, Natal, estamos intensificando o monitoramento no centro da cidade. Separamos já alguns pontos específicos de maior fluxo de pessoas para acompanhar 24 horas, principalmente no horário de funcionamento do comércio, então, estamos com esse intuito, principalmente no final do ano, para melhor atender a nossa população”, explicou.

As imagens captadas através das câmaras de segurança instaladas em diversos pontos da cidade, ficam armazenadas em caso de necessidade para alguma verificação. Diversos órgãos públicos solicitam o material para elucidar determinadas situações, entretanto, muitos problemas são prevenidos mesmo antes de acontecer.

“A prevenção é primordial. Se visualizado, perceber a situação antes dela acontecer, claro, entramos em contato com os órgãos responsáveis, entramos em contato com a Central da Guarda, e com o Cicom da Polícia Militar, para tentar evitar determinadas situações”, pontuou.

centro de controle e operações - ft ney silva acorda cidade3
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Cássia, o CCO abrange cerca de 300 câmeras, o que pode ser ampliado com os novos investimentos da Secretaria de Prevenção à Violência. Todos os equipamentos disponíveis colaboram com o reconhecimento facial de infratores e a leitura de placas de veículos, através da tecnologia OCR (Optical Character Recognition). 

 “O prefeito, junto com o secretário Moacir, disponibilizou recursos para adquirir novas câmeras, substituir várias cúpulas, que algumas câmeras estão precisando, troca de cabos, entre outros serviços necessários, fazer a manutenção sempre do sistema. Então vai vir um investimento bom para dar o retorno à comunidade de Feira de Santana”, explicou. 

Ainda não foi divulgado o valor investido, mas Cássia afirmou ao Acorda Cidade, que os novos equipamentos possuem uma melhor qualidade da captação das imagens. 

“São câmeras com tecnologia nova, chamada Q6000, elas têm uma ampla visão, um amplo campo de visão. Além de ter mais nitidez, ela pega ângulo de 360 graus ao mesmo tempo. Porque algumas câmeras, ela só pegam quando estão posicionadas para o local, e os outros ângulos, infelizmente, não consegue pegar. Mas essas novas câmeras que estão chegando, automaticamente pega os quatro ângulos, 360 graus”, destacou.

As Forças de Segurança, Polícia Civil, Militar, Rodoviária Federal, Polícia Federal também requerem a cooperação do CCO, com a disponibilização das imagens. O cidadão também pode solicitar a ajuda em alguma situação, verificando as imagens, mas elas não são fornecidas ao público em geral.  

“Com o boletim de ocorrência em mãos, a gente faz o atendimento para tentar ajudar o cidadão em algumas situações. Não fornecemos imagens, a gente apenas ajuda a visualizar, para tentar identificar alguma situação, alguma dúvida e tal. Mediante o boletim de ocorrência, a gente tenta ajudar nesse sentido. Mas fornecer imagens não fornecemos”, explicou a coordenadora.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui onde moro em BH tem o olho vivo essa tecnologia e muito importante para ajudar os policiais no combate e o nosso olho vivo está integrado com todo o estado e ao sistema Hércules ou seja policiais civil, militar, federal tem acesso as informações em tempo real se um indivíduo sai da Bahia e vem pra cá ele e reconhecido assim que entra em contato com o circuito de monitoramento assim acho uma ótima ferramenta para nossos militares. Bom dia a todos ligado no acorda cidade sou de belo horizonte MG.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade