Feira de Santana

Após repercussão, pedreiro que foi abordado pela PM dentro de casa resolveu se mudar

Após o pedreiro denunciar o caso na Delegacia de Feira de Santana e na Corregedoria da Polícia Militar, o Comandante da Região Leste (CPR-L), Coronel PM Lopes, recebeu Nailson na unidade na tarde de quinta-feira (10).

11/08/2023 às 16h36, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução

No último domingo (6), por volta das 8h59 da manhã, o pedreiro, Nailson Santos da Silva, de 30 anos, morador do bairro Feira Vll, em Feira de Santana, denunciou ter sido abordado dentro de sua casa por policiais militares. No momento, os agentes agiram na frente de seus dois filhos e de sua esposa que filmou a ação. Devido a repercussão, a família teve que se mudar do imóvel por medo de retaliação.

Entenda o caso

De acordo com Nailson, os agentes foram ao imóvel com a justificativa de que ele teria corrido da guarnição, mas o pedreiro fala que não viu a viatura e entrou em casa a procura do celular de seu ajudante, que no momento sofreu a abordagem policial na porta de sua casa.

Após questionar aos policias sobre a abordagem, inclusive pela presença dos agentes dentro da sua casa, houve discussão e Nailson teve sua camisa rasgada na tentativa de ser retirado de dentro do imóvel. No momento, seus filhos e esposa estavam assustados e tentando explicar o mal entendido.

“Quando eu sai falei com eles que eu estudava para Polícia Militar também e que a Constituição diz que a minha casa é asilo inviolável e ai eles falaram eu estava conversando merda. Eles se quer respeitaram meus filhos, minha família”, desabafou.

Depois da repercussão do caso, o pedreiro teme por represálias e teve que se mudar do imóvel. Ele contou que está sofrendo com problemas para dormir por conta das ameaças que sofreu durante a abordagem truculenta.

“Eu estou com muito medo, tanto que estou tomando remédio porque estou com medo de acontecer alguma coisa, além de já ter abandonado a casa e estou procurando outro lugar para morar, pois ali eu não me sinto mais seguro”, disse.

Após o pedreiro denunciar o caso na delegacia e na Corregedoria da Polícia Militar, o Comandante da Região Leste (CPR-L), Coronel PM Lopes, recebeu Nailson na unidade na tarde de quinta-feira (10) com o objetivo de reestabelecer a confiança e proporcionar o devido acolhimento. O Comando se colocou a disposição da família, inclusive com a possibilidade de auxilio com a assistência social e psicológica aos envolvidos.

Foto: CPR-L

“Somos uma força a serviço do cidadão e sempre estaremos prontos a batalhar para construir uma sociedade cada dia mais igualitária e justa”, disse o Coronel PM Lopes.

Foto: CPR-L

Sobre os policiais envolvidos no fato, a assessoria do comando disse que o procedimento legal e justo será adotado, observando o que é previsto em Lei, e que os PMs envolvidos na ocorrência estarão respondendo a expediente administrativo até o final das apurações disciplinares.

Foto: CPR-L

“Queremos que prevaleça uma PM acolhedora, querida e amada pelas pessoas. A PM é formada por pessoas que cuidam de pessoas, e nenhuma nota dissonante será admitida”, afirma o comandante do CPR-L.

A sociedade agora espera que esse caso sirva de exemplo para repensarmos como acontecem as abordagens policiais, principalmente para pessoas negras e que Nailson e sua família possam seguir com suas vidas em paz e com o respeito que todo cidadão merece.

Com informações do Site Página de Notícias e do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente isso é caso corriqueiro na sociedade, engraçado que os policiais baianos na sua grande maioria são negros e agem como se todo negro fosse bandido, a impunidade é que leva a essa situação, se tivesse punição adequada isso seria menos frequente.
    Já passei por algo parecido, fui a corregedoria de cara já fui coagido, mais levei adiante e resolveram o meu caso, mais o policial nada sofreu, continua gizando dos privilégios do estado. Isso é Brasil o país da impunidade.

  2. Apesar de ser de etnia branca já passei por situação semelhante na cidade de feira de Santana o qual denunciei o caso no ministério público, devido que fizeram uma busca pessoal e material dentro do meu veículo sem ter uma fundamentada suspeita e ainda agiram em desacordo com o estatuto da polícia militar o qual estavam sem identificação no fardamento e agiu fora da norma culta como exige o estatuto, como estudo com foco na área jurídica questionei os Polícias militares sobre a situação o qual me aplicou uma multa por está sem cinto, sabendo que não estava e que com isso cometeu uma outra infração o qual ágil com motivação pessoal para causa dano a outrem, sabendo que após ocorrido os denuncie, fui bem recebido tanto pelo ministério público quanto pela polícia militar, o qual saliento a sociedade que não tenhamos medos por que a Polícia Militar é a lei e aquilo que foge do ordenamento jurídico não é a vontade do estado e deve ter punição, venho reforça que a sociedade se una para denunciar os polícias que cometam falta que só assim construiremos uma sociedade mais justa, livre e igualitária, contudo isso após analisar a situação o governo do estado precisa melhora e muito as condições, financeira, psicológica e humanitária da nossa polícia e implantar em sua grade de formação novas abordagens referente ao novo tipo de sociedade que as forças precisam atender, percebe-se que apesar do estatuto militar conservar os procedimentos de acordo com a lei militar, é necessário evoluir em procedimentos e técnicas que não venha a ferir o bem, jurídico que é maior do que qualquer bem material. Contudo me solidarizo com a vítima da ação e com os militares que não compactua com essas faltas e a vitima em uma abrangência mais complexa é toda. Sociedade.

  3. O fato é que o Pedreiro não entedeu que a porta que Deus abre ninguém pode fechar: apocalipse 3:7 em diante. Jailson compre uma Bíblia e começa a entender que Deus tomou esse caminho 🛣️ na sua vida para você ser reconhecido. Leia a Bíblia a passagem de Maria a Virgem mãe de Jesus,A casa dela foi bagunçada para Deus ser arrumada, a casa de José foi bagunçada para se tornar governador do Egito. Com você não foi diferente. Se apega com Deus, supere o trauma e estude pois se tiver menos de 30 anos pode vestir a farda. Olha o exemplo do rapaz que vendia água mineral próximo a entrada da artêmia ele é policial. Então pensa no lado positivo da situação.Deus é contigo. Salmo 91:11 …..

  4. Que coisa inadmissível. É um ataque violento à nossa condição humana. O rapaz é um trabalhador e se vê obrigado a deixar a sua residência temendo represálias de quem, justamente, deveria protegê-lo.

  5. se isso não estivesse filmado a voz desse pedreiro não valia nada ,a polícia militar e como as instituição políticas não tem credibilidade ,o pedreiro ainda não E PM mas já sabe tem conhecimentos das maldades e covardias feita por eles por mudou fez certo ,

  6. Engraçado, quando o cidadão tem CONHECIMENTO , os policiias ficam revoltados. Acharam que so seria mais um negro, que iriam fazer e acontecer sem falar nada.. Ai está o resultado de quem ESTUDA, e tem CONHECIMENTO… CONHECIMENTO É VIDA, NINGUEM PODE TIRAR DE VOCÊ ! Aos policiais eles também tiveram que estudar pra chegar onde estão.. mas parece que ESQUECEM quando fazem o juramento que diz SERVIR E PROTEGER .. Hoje temos uma sociedade BURRA e AMEDRONTADA por causa de vários SERVIDORES assim, E quando se tem algum SERVIDOR que faz a diferença ainda é taxado de BESTA . TRISTE REALIDADE!!! Continue estudando mesmo SR NAILSON, O sr esta no caminho certo!!! E os policiais também, poderiam fazer um EXAME todo ano pra poder relembrar pra que SE TORNARAM SERVIDORES!!!

  7. Os cursos de formação para PM, deveriam passar por rigorosos Psicólogos e psiquiatras. Afim de uns e outros não ficarem fazendo besteiras. E ter acompanhamento constante e observados o comportamento.

  8. Certo ele. Vai ficar aguardando ‘tempo ruim’. Eles vão querer se vingar, não se pode confiar neles. São uma vergonha para o Pais.

  9. nao podemos julgae uma corporações de aproximadamente 40.000 homens/ mulheres por algumas atitudes isoladas!!!
    estarei sempre com vcs policiais obrigado por vcs existirem !!!

    1. analizar o q vou te dezer pra vc entender o guanto satanás usa o braço armado do estado pra matar e oprimir inocente ,tô falando dos inocentes ,guando câmaras fraga um policial cometendo crimes graves como aquele de Camaçari q o jovem jogador de futebol foi levado para um beco e executado ,tinha duas guarnição nenhum policial tentou intervir ,sabe o q isso significa E q naquele momento 100% da corporação foi cúmplice daquele crime

  10. Essa é a verdadeira POLICIA que a sociedade quer…..Amparo, segurança e muito principalmente CONFIAÇA NA CORPORAÇÃO. Parabéns pela atitude do COMANDO MILITAR.

  11. Lamentável a postura de ALGUNS policiais. Geralmente moleques novos, sem experiência nenhuma, acham que são o poder, estão acima de tudo e todos. O concurso e curso preparatório deveriam ser mais rigorosos na formação dos policiais.

  12. Eu tenho todo respeito aos nosso guerreiros , mas pai de família tem que ser respeitado, se for para vocês não respeitar pai de família perde o respeito do trabalhador que confia na policia

  13. Tem que mudar a forma de punição para essas abordagens abusivas. Cidadão tem que ser bem tratado, a sorte que o rapaz soube agir da forma correta, não saiu de casa, celular grande armar do cidadão de bem, as Cameras tem ser instaladas urgente nos policiais, Quem trabalha certo não tem medo de ser monitorado. Mas sabemos que a maioria da polícia militar trabalha certo, os errados tem que ser punidos.

  14. SE HOUVESSE UMA LEI PRA A VÍTIMA RECEBER INDENIZAÇĀO POR DANOS PSICOLÓGICOS, ACREDITO TERÍAMOS MENOS AGRESSIVIDADE POR PARTE DE ALGUNS POLICIAIS. PORÉM, ESTA INDENIZAÇĀO SERIA PAGA PELO POLICIAL AGRESSOR E MĀO PELO ESTADO..

    1. A Constituição Federal estabelece em seu artigo 37,§ 6º, a responsabilidade objetiva da Administração Pública, na modalidade risco administrativo, quanto aos danos causados por seus agentes no desempenho da função pública.

      A Polícia não Pode Acessar o seu Celular sem Ordem Judicial: Ora, para quem tem qualquer dúvida sobre a ilicitude da prova, ao acessar um celular sem ordem judicial, saiba que viola-se aos arts. 5º, X e XII, da Constituição Federal, art. 5º da Lei n.9.294/96, art. 3º da Lei 9.472/97, e art. 7º, I, II e III, da Lei 12.965/14.

  15. Melhor se mudar mesmo, prevenir o irremediável é a única solução. Policiais pensam que todo preto é ladrão e muitas vezes agem 0aravtornar realidade a opinião deles, drogas e armas apreendidas não faltam nas viaturas.

  16. E O RAPAZ TEM RAZÃO, NINGUÉM PODE ADENTRAR NA CASA DO CIDADÃO, EXCETO EM CASO DE MANDADO JUDICIAL, OUTRA COISA QUE NÃO PODE E POUCO SABEM É EXIGIR DESBLOQUEIO DE CELULAR, SOMENTE ATRAVÉS DE MANDADO JUDICIAL PARA PERICIAR….Constituição Federal em seu art. 5º, XII.

    1. Eu repúdio mau comportamento de qualquer tipo de profissional, o respeito tem que existir independente de qualquer coisa, a PM está aí para proteger a sociedade e não reprimir, pois dentro da lei o certo é certo e o errado tem q ser melhorado. Ninguém tem o direito de invadir a privacidade do outro.

      1. Silvio se vc tá achando seu salário ruim, peça exoneração e procure outro emprego. Te garanto que tem muitas pessoas que queriam ganhar oq vc ganha. Não entendo isso, as pessoas não estão satisfeitas e não largam o osso.

        1. Rapaz, olha a solução dessa jumenta. Peça exoneração… kkkkkkk
          A polícia, os bombeiros, arriscando a vida para nos servir, servir a sociedade, e a jumenta acha que os servidores não merecem aumento não, quem quiser aumento que peça exoneração, kkkkkkkkkk

          Os políticos podem pedir e autorizar aumento pra eles né ?

      2. Basta os gestores do dinheiro público (políticos), não roubarem tanto. E vocês fazerem por merecer, se tornando uma PM (Policia Melhor).

    1. Ninguém é seu empregado, servidores públicos são pessoas a serviço do estado para a boa prestação do serviço público dentro do liame legal, não para fazer camaradagem, nem adendos e nem ouvir piadas com teor desrespeitoso da população em geral.

      1. É empregado público meu chapa, vai estudar. Empregado público é empregado da sociedade. Não é camaradagem não. É servir a população e as instituições da melhor maneira possível. Principio da eficiência. Abraço.

        1. Correto! É “funcionário público”, prestar serviço à população da melhor forma possível. Sem desrespeitar o direito do cidadão.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade