Polícia

Ana Cecília Bandeira é a nova Diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia

Depois de 24 anos, uma mulher volta a assumir a Direção Geral do DPT.

08/03/2023 às 09h19, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Ana Cecília Bandeira_Foto Alberto Maraux SSP BA
Foto: Alberto Maraux/ SSP BA

A Perita Criminal Ana Cecília Cardoso Bandeira tomou posse na manhã de hoje (07), como a nova Diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia. Depois de 24 anos, uma mulher volta a assumir a Direção Geral do DPT, desta vez a primeira Perita Criminal.

“Ser indicada pelo Governador e pelo Secretário para assumir a gestão do DPT é uma honra e uma importante demonstração da valorização das mulheres no atual governo”, ponderou Cecília.

Bacharel e Mestre em Química, com licenciatura em Matemática e Especialização em Toxicologia e em Gestão Estratégica da Segurança Pública, Ana Cecília foi nomeada no concurso público de 1995 para atuar no Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT), onde atuou como Vice Diretora entre os anos de 2015 e 2021, em seguida como diretora até a presente data.

Na condição de Diretora com experiência em gestão, sua principal meta será trazer para o DPT mais recursos. “Uma importante missão nos foi confiada, trabalharemos de forma incansável na busca de investimentos, de modo a prover melhorias e inovações necessárias à produção da prova material”, finalizou a Diretora.

Ao longo de sua carreira participou do Grupo de Trabalho para gerenciar o treinamento dos peritos criminais do interior para a análise de cocaína, e do Grupo Gestor para implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos do DPT, além de colaborar com a coordenação do Curso de Formação dos peritos do concurso de 2014.

Diretora Geral Adjunta – A partir de agora, quem assume a Chefia de Gabinete do DPT é a Perita Criminal Zidalva de Souza Moraes. Formada em Engenharia Química, com Licenciatura em Química, Especialista em Gerência Tecnológica Ambiental e Industrial, Especialista em Fonética Forense, Mestra em Segurança, Justiça e Cidadania, Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento através do convênio entre o Ministério da Justiça e a Universidade Federal de Santa Catarina, Zidalva foi nomeada em 1999 para atuar no Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP).

Amigas de longa data, a gestão será marcada pela parceria entre as novas gestoras. “Minha participação será de muita dedicação, objetividade, pautada na dignidade com todos, seriedade, integração, transparência e colaboração com Cecília”, declarou Zidalva.

A diretora adjunta trabalhou ainda como Coordenadora de Perícias em Áudio Visuais, coordenadora de Perícias Internas do ICAP, participou do Grupo Gestor para implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos do DPT e da elaboração do Plano Estratégico DPT 2018/2025, além de outras comissões técnicas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

rafaela ramos dos santos

Polícia

Mulher assassinada pelo ex-companheiro escreveu carta pedindo a liberdade dele por causa dos filhos

A delegada Clécia Vasconcelos confirmou ao Acorda Cidade a existência da carta e destacou que no texto, Rafaela se...

25/04/2024 às 21h26

Secretário da Administração Penitenciária pede exoneração do cargo

Concurso unificado

Secretário da Administração Penitenciária pede exoneração do cargo

Segundo informações preliminares, o pedido é de ordem pessoal e a intenção dele é retomar o comando do escritório de...

25/04/2024 às 20h01

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

Primeira apreensão de maconha líquida em Feira

Maconha líquida, kush haxixe, e cocaína são apreendidas pela DTE de Feira de Santana 

O homem conduzido declarou que a maconha líquida é uma droga muito consumida nas festas e nas baladas noturnas de...

25/04/2024 às 17h24

PM resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola

Polícia

PM resgata 4 vítimas sequestradas e apreende submetralhadora e pistola em Ilhéus

Os PMs realizavam policiamento na localidade conhecida como Rua do Mosquito, quando avistaram quatro vítimas, uma delas um bebê, que...

25/04/2024 às 16h30

Operação em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista

PF deflagra operação contra desvios de verbas de secretaria de Conquista em 1° ano da pandemia

A polícia informou que a denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria de Vitória da Conquista, quando tomou conhecimento...

25/04/2024 às 15h36

Joalheria VIVARA

Polícia

Joalheria Vivara é assaltada no Shopping Paralela

Homens utilizaram o armas de fogo para render funcionárias e praticar o delito. Eles levaram relógios, além de outras peças...

25/04/2024 às 13h43

image

Rádio acorda cidade